31.9 C
Vitória
domingo, 24 outubro 2021

Levítico: comentário exegético

O autor apresenta uma ótima ferramenta de estudo de um dos livros mais importantes do Antigo Testamento

Por Marlon Max

Neste excelente comentário de Levítico (1º lugar nas mais importantes listas de comentários de Levítico), Gordon Wenham trata com igual seriedade tanto o sentido original do texto quanto seu significado teológico perene.

No empenho de recuperar o sentido original, Wenham se fundamenta em estudos dos rituais e sacrifícios do Antigo Testamento que comparam e contrastam os costumes bíblicos com as práticas de diversas culturas do Oriente Próximo.

Ele também examina detidamente a obra de antropologistas sociais e se utiliza, com maestria, de métodos da crítica literária para trazer à tona os interesses especiais do autor bíblico.

No seu empenho de ressaltar o valor teológico permanente de Levítico, Wenham trata, ao final de cada seção, de como as passagens do Antigo Testamento estão relacionadas ao Novo Testamento e ao cristianismo contemporâneo.

Ao fazê-lo, ele não somente mostra que Levítico é um livro muito presente no Novo Testamento, mas também realça de maneira muito prática o chamado contínuo e repetido de Deus à santidade na vida dos cristãos hoje.

Sobre o autor

Gordon Wenham é preletor de Antigo Testamento no Trinity College, Bristol (Inglaterra), e professor emérito de Antigo Testamento na Universidade de Gloucestershire (Inglaterra).

Ensinou em instituições de ensino teológico em muitos países e escreveu, entre outros, Story as Torah: reading Old Testament narrative ethically; Exploring the Old Testament: a guide to the Pentateuch e Números: introdução e comentário, publicado por Vida Nova.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Comunhão Digital

- Publicidade -

Fique Por Dentro

- Publicidade -

Plugue-se