30.7 C
Vitória
quarta-feira, 24 fevereiro 2021

Lei criminaliza incitação ao suicídio ou automutilação

Bolsonaro sanciona lei que prevê criminalização de incitação ao suicídio ou automutilação

O presidente Jair Bolsonaro sancionou projeto de lei que altera o Código Penal para modificar o crime de incitação ao suicídio e incluir as condutas de induzir ou instigar a automutilação, bem como a de prestar auxílio a quem a pratique.

Convertido na Lei 13.968, publicada no Diário Oficial da União nessa sexta-feira (27), o projeto de lei define as penas pelos crimes de induzir ou instigar alguém ao suicídio ou à automutilação.

De acordo com o texto, a pena para quem induzir ou instigar alguém a cometer suicídio ou a praticar a automutilação ou prestar-lhe auxílio material para que o faça será de reclusão de seis meses a dois anos.

Se houver lesão corporal de natureza grave ou gravíssima nos caso de automutilação ou tentativa de suicídio, a pena passa a reclusão de um a três anos. Ainda mais, se o suicídio se consumar ou a automutilação resultar em morte, a pena será de dois a seis anos.

A pena poderá ser duplicada se o crime é praticado por motivo egoístico, torpe ou fútil; se a vítima é menor ou tem diminuída, por qualquer causa, a capacidade de resistência. A pena pode ainda ser aumentada até o dobro se a conduta é realizada por meio da rede de computadores, de rede social ou transmitida em tempo real.

NOTA DO PLANALTO 

O Palácio do Planalto destaca: “especialistas afirmam que o mundo online em que as crianças e adolescentes estão inseridos pode estar contribuindo para esse cenário, pelo uso cada vez mais crescente de instrumentos eletrônicos como celulares e tablets”.

“Nesse ambiente, os jovens se sentem pressionados pelas redes sociais a seguirem certo estilo de vida, como uma necessidade de reafirmação e de inserção entre outros jovens e, muitos desses grupos nas redes sociais, incentivam e estimulam a prática da automutilação entre crianças e adolescentes para serem aceitos em determinado círculo social”, conclui trecho da nota.

A proposta, afirma, que ao prever a criminalização do induzimento, instigação ou auxílio à automutilação de criança ou adolescente, desestimula o surgimento de grupos nas redes sociais que incentivem jovens a lesar o próprio corpo ou a sua saúde.

*Da redação, com informações do Metro 


LEIA MAIS 

O que o brasileiro pensa do governo Bolsonaro? Confira! 
Bolsonaro participa de culto no Palácio do Planalto 
Embate internacional: Ânimos acirrados entre Macron e Bolsonaro 

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Decreto de Bolsonaro obriga postos de combustíveis a divulgar valores de tributos

A obrigação passar a valer em 30 dias, conforme o ato, que está publicado o Diário Oficial da União (DOU) Por Luci Ribeiro (AE) Pressionado pelos caminhoneiros...

Bolsonaro diz que há muita coisa errada na “Petrobras”

O novo presidente vai dar uma arrumada lá. Bolsonaro afirmou não ter "medo" de fazer mudanças e assegurou que novas trocas poderiam ocorrer nesta...

Bolsonaro anuncia que sancionará autonomia do BC na quarta-feira, dia 24

A proposta foi aprovada no Congresso Nacional e pode ser sancionada pelo chefe do Executivo até o dia 4 de março. Ele poderá vetar...

Julgamento sobre depoimento de Bolsonaro está na pauta da semana no STF

O caso foi pautado depois que o ministro Alexandre de Moraes pediu "urgência' na análise pelo colegiado Por Rayssa Motta (AE) O plenário do Supremo Tribunal...

Lula: com direitos políticos, posso ser candidato para derrotar o bolsonarismo

O Supremo Tribunal Federal (STF) declare a suspeição do ex-juiz Sérgio Moro e devolva seus direitos políticos Por Redação (AE) Condenado na Operação Lava Jato, o...

Itaipu: lançamento da revitalização de Furnas será no dia 25, com Bolsonaro

O processo levará cinco anos e consumirá investimento de cerca de R$ 1 bilhão, informa a assessoria de imprensa da usina Por Maria Regina Silva...

Comunhão Digital

- Publicidade -

Fique Por Dentro

Deive Leonardo ministra em São Paulo fim de semana

O evangelista Deive Leonardo retorna com suas apresentações na capital Paulista nesta sexta-feira, 19 e neste sábado, em Barueri (SP). Saiba mais!

Começou a 23ª edição da Consciência Cristã; Saiba mais!

Consciência Cristã inicia hoje e reúne evangélicos para debater educação, fé, ciência e justiça social. Saiba mais!

Mulheres de honra: Congresso em um transatlântico de luxo

É o 1° Congresso de Mulheres do Espírito Santo, que será realizado em um Transatlântico de alto luxo. Saiba mais sobre esse evento!

Impacto Esperança é transferido para outubro

Campanha anual seria realizado em maio, mas por conta do aumento de medidas contra o coronavírus, foi transferido para 30 de outubro. Saiba mais!
- Publicidade -

Plugue-se

Cantora Amanda Wanessa sai da UTI

Pelas redes sociais, o marido da cantora, Dobson Santos contou que Amanda Wanessa foi transferida para o quarto: “o milagre está cada vez mais perto”, declarou. Saiba mais!

Deive Leonardo vai se apresentar em Brasília e Goiânia

O evangelista se apresenta na próxima terça-feira, 16, em Brasília e em Goiânia, prometendo trazer importantes reflexões para o público. Saiba mais!

André Valadão: Humor para explicar temas polêmicos da Bíblia

Conhecido por sua forma extrovertida de ministrar, o cantor e pastor André Valadão tem usado sua conta no instagram para tirar dúvidas de internautas sobre temas polêmicos 

Connect 2021: Mercado cinematográfico cristão em ação

Referência no mercado cinematográfico cristão no Brasil, a 360 WayUp realizou o Connect 2021, para avaliação de mercado e novidades, com a equipe nacional