25.7 C
Vitória
segunda-feira, 1 junho, 2020

Leah: menina cristã; escrava vitalícia do Boko Haram

- Continua após a publicidade -

Mais lidas

Pandemia afeta tratamento de hipertensão em mais de metade dos países

Doença agrava casos de Covid-19. OMS detectou falhas também nos serviços a diabéticos e cardíacos

Segundo trimestre deve ser bem pior para o PIB, diz presidente do BC

Para Roberto Campos Neto, o PIB deve ser "bem pior" no segundo trimestre, em função da pandemia do novo coronavírus

Igreja cristã é demolida no Egito e cristãos são presos

A destruição de uma igreja no Egito foi para punir o "crime" de construir mais salas para a escola dominical

Repensando como catalisar “movimentos de fazer discípulos” no Brasil

A Consulta Nacional On-line da “Década de Fazer Discípulos” contou com a participação de importantes lideranças nacionais e internacionais em torno da mobilização de igrejas discipuladoras em solo brasileiro

Dois anos após sequestro, Nigéria ainda não conhece o paradeiro de Leah e de outras centenas de mulheres sequestrada pelo Boko Haram

Há dois anos, 110 meninas de uma escola em Dapchi, na Nigéria, foram sequestradas pelo grupo radical islâmico Boko Haram. Nas semanas seguintes, 109 meninas foram libertas. Apenas uma, Leah Sharibu, foi mantida em cativeiro, onde se encontra até hoje.

Leah se recusou a negar sua fé em Jesus. Naquele momento era inevitável comparar o caso ao também trágico sequestro das 245 meninas da escola do Chibok, também na Nigéria, em 2015. Cinco anos depois, mais de 100 garotas continuam desaparecidas.

Desde o início do grupo radical em 2009, o Boko Haram sequestrou milhares de mulheres, meninas e meninos. As meninas foram forçadas a se casar, usadas como escravas sexuais e homens-bomba. Enquanto isso, os meninos são treinados para o combate.

Leah é uma dentre centenas de homens, mulheres e crianças que são sequestrados e mortos por grupos extremistas como o Boko Haram.

Os dados colocaram a nação em 12º lugar na Lista Mundial da Perseguição 2020. Eles são consequência da opressão islâmica, paranoia ditatorial, corrupção, antagonismo étnico e crime organizado. O documento é publicado anualmente, há mais de 25 anos pela Portas Abertas e classifica os 50 países que mais perseguem cristãos no mundo.

Pais-de-Leah
Os pais, Nathan e Rebecca, e a avó ainda têm esperança de que a filha seja libertada
(Foto: Portas Abertas)

Escrava vitalícia

Sharibu tinha 14 anos quando foi sequestrada. O presidente Buhari garantiu à família, em outubro de 2018, que faria todo o possível para ver a adolescente libertada. Nesse mês, o Boko Haram divulgou uma declaração de que ela seria mantida como “escrava vitalícia”.

Surgiram relatos de que ela foi forçada a se casar com um alto comandante do Boko Haram e se tornou mãe de um bebê. “Esta não é a primeira vez que esses rumores vêm à tona, e precisamos ter cuidado e atenção ao compartilhar essas informações”, disse Gideon Par-Mallam, pastor nigeriano que acompanha e aconselha a família Sharibu nos últimos dois anos. “Isso pode facilmente desmoralizar a família que já foi traumatizada”.

Em resposta aos novos relatórios, o pastor disse que tudo o que a família quer é que Leah volte com segurança, com ou sem um bebê.

“Precisamos manter a conversa sobre o que está acontecendo na Nigéria [e na África Ocidental]”, continua o pastor. “Os rumores sobre o que possivelmente foi feito com Leah e as outras garotas como ela são horríveis. É abuso sexual e espiritual. Leah está sendo forçada a se converter ao islamismo. Isso é inaceitável e a comunidade internacional deve se manifestar”.

*Com informações de Portas Abertas 

- Continua após a publicidade -

Revista Digital

- Continua após a publicidade -

Fique Por Dentro

Vila Mix em Casa Gospel acontece neste sábado (30)

Grandes nomes do meio evangélico do Brasil como André Valadão e Deive Leonardo vão participar do VillaMix em Casa Gospel. Evento será transmitido pelo youtube. Saiba mais!

“Carreata da solidariedade”, Marcha para Jesus em SP

Realizada pela organização da Marcha para Jesus, a ação foi batizada de “Carreata da Solidariedade” e será realizada no dia 13 de Junho

Diante do Trono anuncia congresso online

Diante da pandemia do coronavírus, a banda anunciou o "Congresso Mulheres e Moças" online

GOD Brasil: Como anunciar o que o mundo precisa ouvir?

O God Brasil é um movimento que incentiva o evangelismo intenso no mundo inteiro em um dia

Receber notícias

Gostaria de receber notícias em primeira mão? Assine gratuitamente agora:

Plugue-se

Animações para explicar crenças bíblicas em série

Série Princípios são divididos em 12 episódios que tiram dúvidas de temas bíblicos e também exploram temas contemporâneos, como o aborto.

“Aventuras em Galápagos”: desbravando a criação

A diversidade de recursos naturais das ilhas foi cenário para a produção, que faz parte de um projeto pedagógico da Educação Adventista

Em breve, um documentário sobre a Igreja Perseguida

Série conta com 12 episódios em que cristãos perseguidos contam suas histórias e como enfrentam a perseguição

Em reflexão, Hillsong United grava vídeo com integrantes em quarentena

"Tendo colocado a letra e a melodia para combinar com qualquer humor ou ocasião, a mensagem dessa música é perfeita para todos nós agora", escreveu integrante. Confira!