23.3 C
Vitória
segunda-feira, 14 junho 2021

Pastor Lazarus Chakwera, o novo presidente do Malawi

Pastor Lazarus Chakwera, que foi empossado no domingo (28) em cerimônia oficial como presidente do Malawi prometeu formar um governo que sirva, inspire, escute e lute pelo bem-estar do povo

O pastor Lazarus  Chakwera, novo presidente da  República do Malawi, tomou posse no cargo neste domingo (28). Em seu discurso como governante do país, prometeu ser servo do povo, lutando pelo bem estar da população. E assegurou um futuro próspero às novas gerações de seu país.

Com 65 anos de idade e líder do Partido do Congresso do Malawi há seis anos, Lazarus Chakwera ganhou a eleição com 58,57% dos votos. O seu rival e presidente cessante, Peter Mutharika, de 79 anos, obteve cerca de 40% dos sufrágios.

Os resultados eleitorais foram confirmados no sábado pelo presidente da Comissão Eleitoral do Malawi, Chifundo Kachale. Segundo Lazarus Chakwera, a sua vitória confirma o desejo de mudança manifestado pelos malávis.

Chamado de Deus

Lazarus Chakwera emergiu como líder do Partido do Congresso do Malawi em 2013 sem ter nenhuma experiência política anterior.

Na cadência inconfundível de um pregador, o novo presidente do Malawi apelou pela unidade em seu país. O ex-diretor das Assembleias de Deus do Malawi, uma das maiores denominações cristãs do país, tratava o palco como um púlpito para inspirar fervor com suas palavras.

Ele assumiu o cargo depois de liderar as Assembleias de Deus por 24 anos, mas admitiu, quando estava concorrendo à presidência em 2014, que não era fácil tomar a decisão de se tornar político. “Eu tive que discutir com Deus sobre uma direção na vida que não me parecia natural”, disse ele em um vídeo publicado pela Igreja Presbiteriana de St. Andrew, na Califórnia, EUA.

Mas depois de muita discussão “Deus estava dizendo isso: ‘Estou ampliando seu ministério para que você possa pastorear uma nação inteira'”.

Em 2017, em outra entrevista, ele disse que nas conversas com Deus ele se voltou para o capítulo três do livro do Êxodo na Bíblia, no qual Deus aparece a Moisés e diz que ele deveria levar os israelitas para fora do Egito.

Isso mostrou a ele como um líder pode atender às necessidades espirituais e sociais das pessoas, disse seu consultor Sean Kampondeni à BBC. Mas ele não quer transformar o Malawi em uma teocracia, nem quer proselitizar, acrescentou.

“O presidente acredita que o governo é algo que Deus assina nas nações para promover ordem e progresso na sociedade, para o florescimento dos seres humanos”, explicou Kampondeni.

Vida cristã

Lazarus Chakwera foi pastor e diretor da Igreja Assembleia de Deus no Malawi. Formado em teologia e filosofia, o novo presidente tem bacharelado em artes pela Universidade do Malawi, mestrado pela Universidade da África do Sul e doutoramento pela Universidade Internacional Trinity, dos EUA.

Em 2005, Lazarus Chakwera foi designado Professor pelo seminário teológico Pan-África. Durante sua educação, ele diz que “conheceu Deus” e “começou a redirecionar minha vida para o ministério”.

Pai de quatro filhos agora quer pegar essa energia e visão e colocá-la na administração de um país. Para aqueles que pensam que há uma grande diferença entre os altos objetivos da liderança espiritual e o embaraço político geralmente baixo, o conselheiro de Chakwera disse que o presidente estava bem ciente de como ser político.

*Com informações de BBC

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Comunhão Digital

- Publicidade -

Fique Por Dentro

- Publicidade -

Plugue-se