24.6 C
Vitória
sábado, 8 agosto, 2020

Lava Jato investiga contrato de cobertura alugada por Lula

Leia também

Brasil contabiliza média diária de 1.038 mortes por covid

O Brasil é o segundo país com mais casos de covid-19 no mundo. Só perde para os Estados Unidos

Beirute, a destruição e o sofrimento do povo

Em Beirute, os hospitais estão em colapso, população está de luto: "Beirute está devastada, completamente arrasada", diz missionária brasileira que mora no Líbano

Comércio demite 2,137 milhões de trabalhadores no trimestre encerrado em junho

Com muitos trabalhadores fora da força em função da pandemia, número de pessoas ocupadas no Brasil teve redução recorde de 9,6% no período

Segunda cobertura foi alvo da 24ª fase da operação após o síndico do prédio dizer que Lula usava o imóvel. 

A Operação Lava Jato investiga a segunda cobertura usada pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no mesmo prédio onde ele reside em São Bernardo do Campo (SP). O imóvel, que passou por uma reforma para ser conjugado com outro que pertence a Lula desde o fim dos anos 1990, pertence a um primo de José Carlos Bumlai (foto abaixo), atualmente preso por forjar empréstimos e repassar dinheiro para o PT.

A segunda cobertura foi alvo de busca e apreensão da 24ª fase da Operação Lava Jato após o síndico do prédio afirmar que Lula usava o imóvel também. Investigadores apreenderam diversos documentos no apartamento que reforçam as suspeitas de que o sítio em Atibaia pertence ao ex-presidente. 

Os investigadores querem saber se o aposentado Glaucos da Costamarques, primo de Bumlai, é, de fato, o proprietário da cobertura. Lula é suspeito de esconder bens e receber vantagens de empreiteiras envolvidas no esquema de corrupção na Petrobras. Para a Lava Jato, ele seria o verdadeiro dono de um sítio em Atibaia, registrado em nome de dois empresários sócios de seu filho, e de um tríplex no Guarujá que, oficialmente, é da OAS.

Outros endereços de Lula também foram alvo da 24.ª fase da Lava Jato. No Instituto Lula – presidido por Paulo Okamotto –, as buscas foram consideradas “produtivas” e resultaram em seis malotes de documentos apreendidos.

Ao prestar depoimento na última sexta-feira, Lula não foi questionado sobre essa segunda cobertura, porque os investigadores ainda não tinham a informação sobre a existência do imóvel. Segundo a assessoria de Lula, o ex-presidente e Dona Marisa alugam a cobertura número 121 no edifício Green Hill, integrante do residencial Hill House.
Nos anos 1990, o Ministério Público abriu um inquérito para apurar o crime de evasão de divisas, quando Lula, então presidente de honra do PT, comprou a primeira cobertura de uma pessoa inadimplente que prestava serviços para a construtora responsável pela obra do prédio.

- Continua após a publicidade -

Comunhão Digital

- Continua após a publicidade -

Fique Por Dentro

Semana de lives da Consciência Cristã 2021; Confira as datas!

O tema das lives, que acontece de hoje, 3, até sábado, 8, é "Feitos à imagem de Deus", que será a abordagem do Consciência Cristã 2021

Helena Tannure e Alda Célia no Congresso Vitoriosas

É a terceira edição do evento, que é voltado para mulheres. O tema do Congresso Vitoriosas 2020 será Transformadas. Saiba mais! 

Lagoinha abre curso Linhas de ensino; Saiba mais!

As aulas das turmas do primeiro módulo do Curso Linha de ensino se iniciam a partir de 17 de agosto. Saiba mais!

Fórum literário: O absurdo, a esperança e mais além

Realizado desde 2016, o Fórum literário é um curso para peregrinar nos caminhos da arte e da fé cristã. Evento, que será online, começa hoje, 27. Saiba mais aqui! 

Plugue-se

Dia dos Pais: aqueça os corações com um bom filme

O Dia dos Pais é celebrado neste domingo, 9, mas que tal aproveitar o fim de semana para aquecer o coração com um filme especial?

“Confiar” é o terceiro single de Larissa e Isabela pela Sony

Larissa e Isabela são vencedoras do Festival de Música Gospel Eagle, edição ES, que aconteceu em setembro do ano passado

“Bem mais que perto”, novo EP de Isa Ribeiro

Ao todo, sete canções integram o novo EP de Isa Ribeiro. Projeto foi gravado no início de 2020 em Belo Horizonte. 

“Recuperando a esperança” e fortalecendo a fé

Baseado em milhares de histórias verdadeiras, "Recuperando a esperança" é um forte lembrete de nunca é tarde demais para mudar e se transformar