23 C
Vitória
sábado, 31 outubro 2020

Angola: Justiça manda fechar templos da Igreja Universal

Leia também

Anvisa informa que não recebeu pedido de registro formal para vacina russa

Quando a Anvisa revisa todos os documentos técnicos e regulatórios e verifica os dados de segurança e eficácia

STF começa a julgar pedido do PDT para afastar Guedes

"A amplitude do objeto da arguição de descumprimento de preceito fundamental não significa admitir seja qualquer ato", registrou Marco Aurélio

Indicador de incerteza na economia cai para 143,8 pontos em outubro, diz FGV

O componente de Mídia recuou 4,0 pontos, para 126,0 pontos, contribuindo negativamente em 3,5 pontos para a queda do indicador geral no mês

Prédios da Igreja Universal em Angola, localizados em pelo menos quatro regiões foram interditados por autoridades policiais ao longo deste domingo, 20

A Justiça de Angola decretou neste fim de semana o fechamento de quatro templos da Igreja Universal do Reino de Deus no país. Segundo a agência de notícias portuguesa Lusa, uma fonte policial disse que, por ordem do Ministério Público angolano, todos os templos da denominação no país serão fechados. Mas o processo se dará “de forma gradual”.

Em declaração à Lusa, a Universal se disse “surpresa” com a ordem de fechamento dos templos. Segundo a igreja, ocorriam cultos nos locais quando os oficiais angolanos chegaram ordenando o fechamento dos templos.

Os fechamentos do último fim de semana aconteceram pouco mais de um mês depois da Procuradoria-Geral de Angola apreender outros sete templos da IURD por “indícios suficientes da prática de delitos como associação criminosa, fraude fiscal, exportação ilícita de capitais, abuso de confiança e outros atos ilegais”, segundo comunicado do órgão na época.

Os quatro templos fechados pela Justiça angolana são os de Kilamba, Estalagem, Km 30 e Samba. Segundo a Universal, os agentes policiais que fecharam os templos não estavam “munidos de qualquer mandado ou documentação de suporte”.

Crise

Desde o fim do ano passado, pastores angolanos da Universal têm tomado controle de templos da igreja no país, rompendo com a IURD brasileira. Em junho, 50 templos da igreja em Luanda estavam sob controle dos dissidentes, segundo os mesmos.

Em julho, o SIC (Serviço de Investigação Criminal) de Angola realizou ações de busca e apreensão contra pastores da IURD no país. A investigação mirou suspeitas de evasão de divisas e de lavagem de dinheiro, segundo apuração do UOL na época.

A ação dos dissidentes e da Justiça angolana fez com que o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) enviasse em julho uma carta ao presidente angolano, João Manuel Lourenço, demonstrando preocupação com a situação da IURD no país.

Em publicação em seu Diário Oficial ainda no fim de julho, o governo angolano oficializou a destituição dos brasileiros do comando da IURD no país.

*Com informações de Uol

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Rede de apoio espiritual para vestibulandos

Iniciativa é do Congresso de Jovens Universitários para ajudar vestibulandos em oração e apoio. Integre-se a rede! Saiba mais!

Conheça “Vem descansar”, de Central 3

Canção é a primeira do novo EP da Central 3

Culto vai celebrar os 48 anos do Hospital Evangélico

Por conta da pandemia, culto de ação de graças será em formato drive-in, em Vila Velha (ES). 

Por “defender a verdade” bispo é punido, mas renuncia

Ao ser punido pela direção da igreja Episcopal em Nova York, nos EUA por defender o casamento entre homem e mulher, bispo é punido por "violar a disciplina da igreja"

Larissa e Isabela e Mariana Valadão cantam o amor

Baseada no amor cristão, música é o quarto lançamento de Larissa e Isabela pela Sony

Alfinetada de Pompeo à China: “ameça a liberdade religiosa”

Durante viagem asiática nesta quinta-feira, 29, chefe da diplomacia norte-americana, Mike Pompeo, fez novo ataque à China. Saiba mai!

Comunhão Digital

- Publicidade -

Fique Por Dentro

Culto vai celebrar os 48 anos do Hospital Evangélico

Por conta da pandemia, culto de ação de graças será em formato drive-in, em Vila Velha (ES). 

Semana dos manuscritos do Mar Morto; Saiba mais!

Arqueólogos e especialistas vão apresentar um dos mais impactantes achados da humanidade, na semana dos manuscritos do Mar Morto. Evento, que começa nesta segunda,19, é gratuito!

Live Solidária “Um Com Eles” em Libras

A live solidária, realizada pela Portas Abertas, será transmitida pelo Facebook, e estará acessível a todos que entendem a língua brasileira de sinais. Saiba mais!

Desafio Superação em corrida virtual; É neste domingo, 18

Em alusão ao Outubro Rosa, o Desafio Superação vai mobilizar mulheres cristãs de todo o Brasil em prol da saúde. Saiba mais!
- Publicidade -

Plugue-se

Larissa e Isabela e Mariana Valadão cantam o amor

Baseada no amor cristão, música é o quarto lançamento de Larissa e Isabela pela Sony

Nova fase da Academia da Bíblia SBB

Com novos cursos, o projeto de capacitação bíblica da SBB deseja auxiliar o cristão no estudo aprofundado da Palavra de Deus. Saiba mais!

Quando Deus é a fonte do equilíbrio em campo e da força emocional

Sucesso na Liga dos Campeões da Europa, o goleiro Keylor Navas, 33 anos, dirige estudos bíblicos com um grupo de 10 pessoas em Paris.

Clovis Pinho, o que vem por aí?

Novo single de Clovis Pinho deve chegar ao mercado em novembro. Saiba mais!