19.6 C
Vitória
terça-feira, 27 julho 2021

Julho Sem Plástico: um desafio à sustentabilidade

A campanha é mundial e, no Brasil, o movimento Renovar Nosso Mundo convida os cristãos a adotarem práticas sustentáveis diariamente

Por Patricia Scott 

Já pensou em reduzir o impacto que você causa todos os dias ao meio ambiente? O Desafio Julho Sem Plástico é um convite do movimento Renovar Nosso Mundo para os cristãos adotarem práticas sustentáveis no seu cotidiano. Que tal trocar as sacolas plásticas por sacolas retornáveis? Ou deixar de lado os canudos de plástico e utilizar os de bambu ou metal? Copos descartáveis nem pensar. Adote as garrafinhas ou os copos reutilizáveis. Escovas de dente somente as de bambu, e as esponjas de louça descartável devem ser trocadas por esponjas de silicone ou vegetal.

Mobilização Renovar Nosso Mundo

A iniciativa é da ONG australiana Plastic Free Foundation, para que este mês as pessoas diminuam consideravelmente o uso de materiais plástico presentes no dia a dia. De acordo com a organização, das 11,3 milhões de toneladas de resíduos plásticos produzidos por ano no Brasil, apenas 1,28% são recicladas, o que torna o país o quatro maior produtor de lixo plástico do planeta. Esse percentual não é nada diante das mais de 400 milhões de toneladas de plásticos que são produzidas por ano no mundo, o que piora o estado de poluição no meio ambiente.

É calculado que, anualmente, 12,7 milhões de toneladas de plásticos vão parar nos oceanos. Segundo a ONU Meio Ambiente, se o consumo continuar desenfreado, em 2050, o mar terá mais plástico do que peixes.

Para o conscientizador ambiental e fundador da Oceano Resíduos, Rafael Zarvos, essa questão sempre foi e continua sendo muito crítica. “As grandes empresas do mercado, que apresentam soluções, focam no descarte empresarial, o que não deixa de ser importante. No entanto, ainda não é o suficiente, se no dia a dia, o cidadão não tem acesso a alguma forma de coleta adequada”.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Comunhão Digital

- Publicidade -

Fique Por Dentro

- Publicidade -

Plugue-se