23.6 C
Vitória
segunda-feira, 19 outubro 2020

Lula é condenado por unanimidade e julgamento é encerrado

Leia também

Ocupação de UTI no Estado de SP é a mais baixa da pandemia

"Estamos no controle da pandemia, mas a vacina é e será a única maneira de retornarmos ao normal", completou o secretário Gorinchteyn

Bolsonaro volta a dizer que vacina contra covid-19 não será obrigatória

Na última sexta-feira, 16, o Presidente já havia sinalizado que o governo não iria obrigar a população a se vacinar

Mundo chega a mais de 40 milhões de contaminações por covid-19

O aumento do número de infecções pode ser explicado em parte pela elevação do número de testes de diagnóstico em alguns países

O ex presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi condenado por unanimidade na segunda instância. Julgamento acabou, mas ainda cabem embargos e declaração.

O desembargador do TRF-4 Victor Laus proferiu, por volta das 17h40 desta quarta (24), o terceiro e último voto a favor da manutenção da sentença de Sérgio Moro contra Lula. O ex-presidente foi condenado por unanimidade na segunda instância, por causa do caso triplex.

No meio da leitura do voto, que durou quase uma hora e meia, Laus disse que Lula “perdeu o rumo” no exercício do mandato, que não enxergou limites para o poder e tampouco respeitou a dimensão do cargo. Além de ter tomado conhecimento de corrupção na Petrobras e nada ter feito.

O desembargador iniciou a intervenção afirmando que esperou o relatório de Gebran e a revisão de Leandro Paulsen, que foi o segundo desembargador a votar. Os dois conhecem melhor os detalhes do caso triplex em segunda instância.

João Pedro Gebran

Antes, o desembargador João Pedro Gebran Neto, relator do processo, deu voto a favor da sentença de Sérgio Moro. E afirmou que ex-presidente foi articulador de esquema de corrupção. E aumentou a pena de Lula para doze anos e um mês.

O desembargador Leandro Paulsen, revisor do caso, também votou. E abriu sua fala negando que o julgamento de Lula tenha motivações políticas e afirmando que nenhum presidente “está acima do bem e do mal”. O último a votar será o desembargador Victor Luiz dos Santos Laus. Antes disso, porém, Ministério Público e defesa irão se manifestar.

Votação

A 8ª Turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região, em Porto Alegre, julga hoje (24) recurso do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A apelação é contra a condenação a 9 anos e 6 meses de prisão no caso do triplex do Guarujá – aplicada pelo juiz Sérgio Moro, responsável pelos processos da Operação Lava Jato na primeira instância da Justiça Federal, em Curitiba (PR).

Manifestação

Cerca de 15 pessoas representantes dos movimentos “Curitiba Contra a Corrupção” e do “Acampamento Lava Jato” estão acompanhando a sessão do julgamento do ex-presidente Lula em frente ao prédio da Justiça Federal, em Curitiba (PA).

Julgamento

Nenhum veredicto anunciado hoje terá caráter definitivo. É que duas questões em jogo. A possibilidade de Lula concorrer nas eleições deste ano e de ser preso. Estarão sujeitas a recursos do petista, que responde a outros oito processos na Justiça.

O placar do julgamento é crucial. Se perder por 2 votos a 1, o petista terá direito a entrar com embargos infringentes. Eles podem arrastar a decisão final por meses e até reverter o resultado. Um revés por 3 a 0 limitaria a defesa aos embargos de declaração, que não alteram a sentença e podem ser julgados em menos de um mês.

Condenação

O ex-presidente Lula foi condenado a 9 anos e seis meses de prisão, por crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro, em julho de 2017. A sentença foi dada em primeira instância pelo juiz federal Sérgio Moro, responsável pelos processos da Lava Jato.

Outras informações sobre o caso acompanhe em Comunhão. Com informações da Agência Brasil e BBC Brasil.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Deive Leonardo de volta as pregações presenciais

Fenômeno da internet, Deive Leonardo grava a primeira série presencial em Itajaí (SC) depois de um bom tempo sem gravar por conta da pandemia.

Milhares de pessoas ajudadas no Sul do Pacífico

Ao todo, 125 mil pessoas já foram ajudadas com reparos nas casas e construções de abrigos através de projetos desenvolvidos pela ADRA.

Protesto: Igrejas incendiadas no Chile; Veja vídeo!

Quando a cúpula da pequena igreja da Assunção pegou fogo, após o desabamento da estrutura, vários manifestantes comemoraram. Saiba mais!

Diretor corporativo do Flamengo, Billy Pinheiro, no Conexão de hoje

O tema do programa Conexão Empreendedora de hoje será "Os princípios do Reino de Deus sobre finanças". Saiba mais!

Isadora Pompeo apresenta “Em troca”

Música é a quinta faixa do álbum “Processo”, que será compilado futuramente. Canção é a preferida de Isadora Pompeo. Assista o clipe da canção!

Semana dos manuscritos do Mar Morto; Saiba mais!

Arqueólogos e especialistas vão apresentar um dos mais impactantes achados da humanidade, na semana dos manuscritos do Mar Morto. Evento, que começa nesta segunda,19, é gratuito!

Comunhão Digital

- Publicidade -

Fique Por Dentro

Live Solidária “Um Com Eles” em Libras

A live solidária, realizada pela Portas Abertas, será transmitida pelo Facebook, e estará acessível a todos que entendem a língua brasileira de sinais. Saiba mais!

Desafio Superação em corrida virtual; É neste domingo, 18

Em alusão ao Outubro Rosa, o Desafio Superação vai mobilizar mulheres cristãs de todo o Brasil em prol da saúde. Saiba mais!

Vovô Raul Gil recebe artistas gospel em live; Saiba mais

A live gospel do Vovô Raul Gil será no dia 21 de outubro e vai reunir personalidades e artistas evangélicos. Saiba mais!

Dia da Bíblia 2020 será focado nos jovens

Dia da Bíblia esse ano propõe que todos os cristãos, principalmente os jovens, se engajem com a Palavra de Deus. Saiba mais!
- Publicidade -

Plugue-se

Deive Leonardo de volta as pregações presenciais

Fenômeno da internet, Deive Leonardo grava a primeira série presencial em Itajaí (SC) depois de um bom tempo sem gravar por conta da pandemia.

Episódios do Nossa Música Brasileira; Assista aqui!

Nossa Música Brasileira acontece em formato on-line, com episódios até o final de 2020.. Confira aqui!

Os vencedores da Billboard Music Awards 2020

Kanye West levou nove prêmios, em seis categorias. A cantora Lauren Daigle, que ganhou em três categorias do prêmio em 2019, venceu esse ano como melhor artista cristã.

Luciano Camargo reverencia o gospel em trabalho solo inédito

Com 29 anos de carreira ao lado irmão, Zezé de Camargo, Luciano Camargo acaba de lançar 15 músicas dedicadas ao gospel. O álbum "A Ti entrego". Saiba mais!