back to top
22.9 C
Vitória
segunda-feira, 12 DE janeiro DE 2026

Jovens veem a IA como chave para o futuro profissional, mostra pesquisa

Jovens e I.A: 66% recorrem à tecnologia para gerar novas ideias, 63% criam imagens, 62% produzem novos textos e 52% afirmam utilizar IA para montar apresentações ou relatórios. Foto: Reprodução

Levantamento nacional mostra que 80% dos jovens acreditam que o domínio da Inteligência Artificial impacta diretamente suas chances de conseguir emprego

Por Cristiano Stefenoni

Uma pesquisa divulgada nesta quarta-feira (3) revela a percepção cada vez mais consolidada dos jovens sobre o impacto da Inteligência Artificial no mercado de trabalho. Segundo o levantamento realizado pela Nexus e pela Demà, 80% dos entrevistados — todos entre 14 e 29 anos — acreditam que dominar ferramentas de IA é um diferencial decisivo na busca por emprego.

O estudo ouviu 2.016 pessoas em todas as 27 unidades da federação, entre os dias 14 e 20 de julho, com margem de erro de dois pontos percentuais e nível de confiança de 95%. Embora a maioria enxergue a tecnologia como aliada profissional, uma parcela menor mantém certa reserva: 11% afirmam que o conhecimento em IA não interfere na empregabilidade, 3% veem o tema até como algo prejudicial e 2% não souberam opinar.

- Continua após a publicidade -

A pesquisa também mergulha na relação dos jovens com o uso cotidiano dessas ferramentas e mostra que 69% acreditam que a IA contribui para o processo de aprendizagem, enquanto 24% a associam a possíveis prejuízos e outros 7% não têm opinião formada.

Os dados mostram ainda que a tecnologia já faz parte ativa da rotina escolar e acadêmica: 83% utilizam IA para pesquisas gerais ou estudos, e 71% dizem recorrer ao recurso para facilitar tarefas como deveres de casa, trabalhos e preparação para provas no ensino básico, técnico ou superior. O uso se estende a outras frentes: 70% empregam ferramentas de IA para tradução de textos e 67% para resumir ou revisar conteúdos.

A criatividade também aparece no radar — 66% recorrem à tecnologia para gerar novas ideias, 63% criam imagens, 62% produzem novos textos e 52% afirmam utilizar IA para montar apresentações ou relatórios. Para o diretor da Demà, Juan Carlos Moreno, os números deixam claro como a tecnologia se tornou uma aliada cotidiana.

“É muito representativo que pelo menos metade dos entrevistados confirme que usa IA de alguma forma. Sem dúvida, a Inteligência Artificial é um agente facilitador das nossas demandas diárias, um aliado da eficiência e produtividade. São percepções claramente refletidas nessa pesquisa, que mostra, por exemplo, que a grande maioria dos adolescentes utiliza para ajudar no dever de casa. IA veio para ficar e transformar as nossas jornadas, principalmente, as de aprendizado”, destacou. Com informações da Agência Brasil

- Continua após a publicidade -
LEIA MAIS
Morre Isabel Veloso, influenciadora de 19 anos Morre Isabel Veloso, influenciadora de 19 anos - A influenciadora Isabel Veloso, que compartilhava sua luta contra o câncer, faleceu aos 19 anos, comovendo seguidores e família.
Presidente Lula sanciona lei que institui regras rigorosas para devedores contumazes. Lula sanciona lei que prevê regras rígidas - Nova legislação visa proteger bons pagadores e combater inadimplência

Receba notícias exclusivas no seu WhatsApp

Contéudos especiais no seu email. Receba hoje!

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Publicidade

Comunhão Digital

Publicidade

Fique por dentro

RÁDIO COMUNHÃO

VIDA E FAMÍLIA

- Publicidade -