Dunamis: Jovens com foco no avivamento

Divulgação Dunamis

Que grupo é esse que está levando a Palavra de Deus aos jovens de forma tão tocante? Que reúne milhares para adorar ao Senhor de um jeito novo e atrativo? Assim é o Movimento Dunamis. Concebido com a finalidade de despertar essa geração a fim de que ela se envolva em iniciativas que proclamem o Reino de Deus na Terra e, assim, transforme a região por onde passa, o Dunamis reúne nomes importantes como palestrantes, debatedores e artistas.

Fundado no dia 25 de abril de 2007, com sede em São Paulo (SP), o projeto conta com Teófilo Hayashi, André Tanaka, César Bianco, Eduardo Nunes, Felippe Borges, Igor Siracusa e Junia Hayashi como pregadores do Evangelho. Já os cantores são Leal Melo, Sozo, Zoe Lilly e a Dunamis Sound. Todos eles e tantos outros são os responsáveis pelo desenvolvimento de várias ações: 21Project, 25Million, Dunamis Tracks e Escola Dunamis.

O 21Project é uma escola de missões bilíngue (inglês e português) com objetivo de descobrir jovens líderes e avivalistas para o chamado de Deus em suas vidas. Nessa escola, jovens são preparados para influenciar e impactar as sete esferas da sociedade com o poder e o amor de Jesus. Durante 21 dias, jovens de diversos países são treinados e capacitados para levar o avivamento ao mundo. Por meio da experiência com o Evangelho, eles tornam-se aptos a realizar trabalhos missionários. Após o período de treinamento, os alunos têm a opção de participar de viagens missionárias para diversos países da América do Sul, com duração de 10 dias, lideradas pelo Dunamis Movement.

O Instituto Dunamis de Justiça Social (IDJ) desenvolve e investe em projetos de justiça social de base com impacto local e regional. As iniciativas abraçadas pelo IDJ são compostas de soluções práticas, inovadoras e de baixo custo para problemas sociais que expõem indivíduos ou comunidades inteiras a uma situação de vulnerabilidade social. O IDJ é o braço executor das iniciativas de Justiça Social do Movimento Dunamis e integra a rede do DSG – Dunamis Social Group.

Em 2017, foi iniciada uma parceria com a Organização Internacional 27 Million, uma instituição sem fins lucrativos que arrecada recursos para as organizações de base dedicadas a enfrentar o tráfico de pessoas em todo o mundo. O nome é inspirado no número estimado de pessoas em escravidão laboral e sexual atualmente: 27 milhões.

O projeto também disponibiliza o Dunamis Tracks, um programa para desenvolvimento de jovens líderes. Por meio de um treinamento presencial, os jovens serão capacitados para levar o Evangelho. Além disso, há a Escola Dunamis de Ministério (EDM), cujo treinamento é realizado online e tem a mesma finalidade que a Dunamis Tracks. Por meio de uma plataforma de ensino, a EDM equipa, treina, inspira e capacita os seus estudantes para viver um estilo de vida em todas as esferas que estão inseridos ou que exerçam influência. As aulas são divididas em três etapas: aulas, reuniões e desafio pessoal.

O que quer dizer Dunamis?

No grego, a raiz da palavra Dunamis é dynamus, que significa o poder explosivo do Espírito Santo com uma conotação de dinamite e dinâmica.  Neste idioma, há quatro palavras sinônimas de poder: Exousia (autoridade delegada), Ischuros (força física), Kratos (domínio) e a palavra Dunamis providenciando um sentido de energia, grande força e grande habilidade, muitas vezes descrito como o poder vindo de um outro mundo em atividade na Terra, conquistando a resistência.

Dunamis era um poder que se manifestava em dons, milagres, muitas conversões e um crescimento significativo na igreja. Em Atos 4:33 é descrito: “Com grande poder (dunamis) os apóstolos continuavam a testificar da ressureição do Senhor Jesus e grande favor estava sobre eles”.

Assista: