24.9 C
Vitória
terça-feira, 21 setembro 2021

Josué Gonçalves: elimine os perigos no seu casamento

“Todo casamento precisa ser constantemente examinado para detectar falhas que podem comprometer a aliança”

Por Marlon Max

A família enquanto instituição está sofrendo com as mudanças da sociedade. Os valores que antes eram inegociáveis, hoje são pautados como efêmeros e passíveis de mudanças. Essas alterações não poupam nem os casais cristãos, todos estão submetidos a diversos questionamentos. É nessa lacuna que existem diversos perigos para o casamento.

Para o pastor Josué Gonçalves, especialista em casamentos, o matrimônio deve passar por alterações, mas sempre se blindando dos perigos.

“É uma construção, e como toda construção exige cuidados, exige muita atenção aos detalhes; Em uma viagem, quando o carro está com problemas, e a construção corre riscos, elas apresentam alguns sinais de perigo. Nenhuma obra desaba do nada, nenhum carro quebra do nada… antes eles apresentam sinais que revelam o perigo”, alerta o pastor.

São justamente os sinais de que algo não está certo que devem chamar a atenção dos casais. Negligenciar falhas ou não reparar erros, pode fazer cair toda edificação anteriormente feita no casamento. “Muitas vezes, o seu casamento está correndo um sério perigo, mas você não sabe. É preciso fazer um diagnóstico — como no corpo, para examinar profundamente se há algo errado”, explica.

Foto: Expo Cristã

De acordo com o pastor Josué Gonçalves, um dos primeiros sinais de que o matrimônio corre perigo são as críticas. “Muitos maridos tem uma facilidade enorme para criticar a esposa, mas não são capazes de fazer um simples elogio”, conta o pastor e esclarece que “quem só procura defeitos, não deve esperar encontrar outra coisa”, completa.

Uma outra área fundamental para se observar em qualquer relacionamento, sobretudo no casamento é a comunicação. Gonçalves aponta que esse talvez seja o perigo mais sutil entre os casais, mas altamente letal. “Faz 30 anos que falo para casais, e estou sempre repetindo sobre a necessidade de se ter diálogo. Essa é certamente a maior dificuldade entre os casais. Mas é um tema tão crucial, que todo casal deveria estudar sobre, aprender técnicas e melhorar a capacidade de comunicação”, desabafa.

Mesmo diante dos desafios que a vida moderna impõe sobre os casamento, o pastor Josué Gonçalves é taxativo em dizer que não há nada mais rico que uma família ajustada e unida. “O objetivo de examinar o casamento é provocar mudança, gerar libertação e ajustar as falhas e transformá-las em força”, explica.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Comunhão Digital

- Publicidade -

Fique Por Dentro

- Publicidade -

Plugue-se