27.9 C
Vitória
domingo, 28 fevereiro 2021

Aborto: Política de Joe Biden vai influenciar debate sobre aborto no Brasil

Levantamento do Instituto Paraná Pesquisas apontou que quase 80%, são contra a legalização do aborto no Brasil. O estudo foi realizado em 26 Estados brasileiros e no Distrito Federal.

Por Keila Lopes

A legalização do aborto é um tema que tem sido muito debatido nos últimos meses no Brasil. Tanto que o assunto foi pauta de uma pesquisa recente, que mostrou à rejeição dos brasileiros entrevistados. Durante a pesquisa, foi questionado a realização do aborto em qualquer circunstância.

Segundo levantamento do Instituto Paraná Pesquisas, 79,0% dos entrevistados disseram ser contra o aborto. Outros 16,6% se consideraram favoráveis e 4,4 não se posicionaram. A pesquisa ouviu uma amostra de mais de duas mil pessoas em todos os estados brasileiros, além do Distrito Federal.

Caso no Espírito Santo

A discussão sobre o aborto ganhou ainda mais destaque no Brasil, após uma menina de 10 anos, na época, moradora de São Mateus no Espírito Santo, ter engravidado após ter sido violentada. Na ocasião a menina contou aos médicos e assistente social, que vinha sendo abusada desde os seis anos de idade. O suspeito de cometer o crime era o próprio tio, que foi preso cerca de uma semana depois do caso ser descoberto.

O caso gerou muita repercussão, já que a interrupção da gravidez da criança foi parar na justiça. Com três meses de gestação, o aborto foi autorizado pela justiça e realizado num hospital do Recife. O caso, que deveria ter ficado no âmbito da saúde, ganhou notoriedade, após ter sido vazado e gerou inúmeras discussões nas redes sociais.

No Brasil, o aborto é permitido se a gravidez for consequência de estupro, representar risco de vida à mulher ou se houver diagnóstico de anencefalia fetal. Já no país vizinho, a  Argentina, entrou para a lista como 67° a legalizar o aborto, enquanto em solo brasileiro, o assunto recebe muita rejeição.

De acordo com pesquisa do Global Views on Abortion divulgada no último semestre, de 25 países, o Brasil é o segundo menos favorável a legalização do aborto, ficando atrás apenas da Malásia.

A retomada das discussões

O aborto também é uma agenda do democrata Joe Biden, recém-chegado a presidência dos Estados Unidos. O viés político favorável a flexibilização do aborto, em solo americano, já vem sendo discutido com maior intensidade desde o período de eleições.

Com isso, por ser uma potência mundial, é notável que a legalização do aborto volte às discussões no Brasil e em outros países do mundo.

“A política norte-americana, já sinalizando a legalização do aborto logo no primeiro dia de mandato, de fato vai influenciar quem quiser se alinhar aos Estados Unidos, e no Brasil, certamente isso vai fortalecer os movimentos que vão usar os argumentos dos americanos”, disse o Doutor em História Social e Pastor, Magno Paganelli.

Com o olhar a partir do posicionamento da igreja cristã, o que se espera é um momento de esclarecimento e união para que mantenha o fortalecimento do que está definido na Palavra de Deus.

“Os desafios da igreja é manter sua posição como sempre foi, contra o aborto. O cristianismo nunca foi favorável ao aborto, os que o consideram legítimo, são evangélicos que estão tocando sua vida por uma ideologia de esquerda e não é a posição de um cristão”, completou.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Casa Branca anuncia distribuição de 25 milhões de máscaras a centros comunitários

O objetivo é reduzir a disseminação das novas variantes do coronavírus, que se espalham de forma mais rápida Por Iander Porcella (AE) São Paulo, 24 (AE)...

EUA: Governo vai enviar 11 milhões de doses de vacinas por semana para Estados

Isso representa uma alta de 28% na oferta de imunizantes desde que o presidente Joe Biden tomou posse, no dia 20 de janeiro. Saiba mais!

Suprema Corte EUA: autoridades não podem impedir o culto

Decisão do Tribunal é uma resposta a dois processos movidos por igrejas devido às restrições no estado. Saiba mais!

EUA ultrapassam 27 milhões de casos de covid-19

Brasil é o segundo país com maior número de mortos em decorrência do coronavírus e o terceiro em casos de infecção. Saiba mais!

País muçulmano anuncia que vai abrir embaixada em Israel

A parceria entre os países foi firmada, após acordo administrado por Donald Trump, ainda sob o comando da Casa Branca. Saiba mais!

EUA: Igrejas cedem espaço para alunos estudarem

Com escolas fechadas, igrejas dos EUA estão cedendo espaço aos alunos para ensino remoto. Saiba mais!

Comunhão Digital

- Publicidade -

Fique Por Dentro

Voluntariado no exterior para jovens universitários; Saiba mais!

Organização IYF abre inscrições de voluntariado no exterior para jovens universitários A Organização International Youth Fellowship- IYF(comunhão internacional de jovens), é uma organização com base...

Franklin Graham no Brasil para o “Esperança Rio 2021”

Lançamento do "Esperança Rio 2021" será em Maio e em dezembro a ação evangelística, que terá participação do evangelista Franklin Graham. Saiba mais!

Deive Leonardo ministra em São Paulo fim de semana

O evangelista Deive Leonardo retorna com suas apresentações na capital Paulista nesta sexta-feira, 19 e neste sábado, em Barueri (SP). Saiba mais!

Começou a 23ª edição da Consciência Cristã; Saiba mais!

Consciência Cristã inicia hoje e reúne evangélicos para debater educação, fé, ciência e justiça social. Saiba mais!
- Publicidade -

Plugue-se

Natthália Gonçalves e sua admiração pelas histórias bíblicas

A atriz mirim, Natthália Gonçalves interpreta a personagem Chaya, na novela Gênesis, que é exibida pela TV Record

Deive Leonardo grava primeira série do ano em Florianópolis

Com o tema "Alvorecer", a primeira série gravada de Deive Leonardo promete levar a esperança de um recomeço e de um novo dia. Evento acontece no próximo sábado, 27. Saiba mais!

Cantora Amanda Wanessa sai da UTI

Pelas redes sociais, o marido da cantora, Dobson Santos contou que Amanda Wanessa foi transferida para o quarto: “o milagre está cada vez mais perto”, declarou. Saiba mais!

Deive Leonardo vai se apresentar em Brasília e Goiânia

O evangelista se apresenta na próxima terça-feira, 16, em Brasília e em Goiânia, prometendo trazer importantes reflexões para o público. Saiba mais!