19.9 C
Vitória
sexta-feira, 27 maio 2022

Joe Biden é oficialmente declarado presidente dos EUA

Biden
Foto: Divulgação

Os 528 delegados do colégio se reuniram nesta segunda-feira, 14, para realizar a etapa indireta da eleição, e ratificaram os resultados de 41 dias atrás, que apontaram Joe Biden como o vitorioso na conturbada eleição dos EUA

Depois de 41 dias de contagens e recontagens de votos e de tentativas malsucedidas de reverter o que foi dito pelas urnas, o Colégio Eleitoral dos EUA ratificou, nesta segunda-feira, 14, o resultado da eleição presidencial norte-americana de 3 de novembro: o democrata Joe Biden será o 46º presidente do país.

Biden conquistou 306 dos 538 delegados do Colégio Eleitoral, e Trump 232. Para vencer a eleição eram necessários ao menos 270. Ele teve sua vitória confirmada após a apuração na Califórnia, estado com 55 votos no Colégio Eleitoral.

Nos EUA, o presidente é decidido pelo sufrágio universal indireto. E cada estado dispõe de um número determinado de delegados com base no tamanho de sua população. Por esse motivo é que os representantes se reuniram para depositarem oficialmente os votos.

Trump se recusa a reconhecer derrota

Trump vem tentando reverter o resultado das urnas nos tribunais, alegando fraude ou problemas nos sistemas de contagem de votos. Porém, nenhuma irregularidade capaz de mudar a vitória de Biden foi verificada. A Suprema Corte negou um pedido das autoridades do presidente no Texas para anular o resultado eleitoral em quatro estados-chave.

Por causa desse ambiente de tensão inflamado por apoiadores de Trump, em alguns estados os eleitores do Colégio Eleitoral se reuniram sob forte regime de segurança. Havia o temor de que protestos ou mesmo atos violentos pudessem colocar em risco a integridade dos participantes.

Mesmo assim, um número crescente de políticos do Partido Republicano, o mesmo do presidente, vem reconhecendo a vitória de Biden nas eleições.

*Com informações de R7 e G1

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Comunhão Digital

- Publicidade -

Fique Por Dentro

- Publicidade -

Plugue-se