Jesus Vida Verão começa semana que vem

A próxima semana será de louvor e adoração nas areias da praia de Itapoã, em Vila Velha, de 13 a 16 de janeiro, com o Jesus Vida Verão. O evento completa 25 anos em 2016, terá uma programação especial para comemorar a data e a expectativa é para que participem 50 mil pessoas por noite.

 

Na programação estão as apresentações de nomes como André Valadão, Oficina G3, André & Felipe, Paulo Cesar Baruk, Trazendo A Arca, Marquinhos Gomes, Anderson Freire, Aline Barros, Gabriela Rocha, Damares e Unção de Deus.

Este ano, entre as novidades, está a transmissão ao vivo pela internet. Ao todo estarão trabalhando nas areias da praia de Itapoã em torno de 500 voluntários. O aconselhamento, tradicional em todas as edições, continuará, assim como a evangelização com acompanhamento para saber se o assistido se manterá na presença de Deus.

História
A origem do Jesus Vida Verão está ligada à organização da Primeira Igreja Batista Praia da Costa, em 13 de julho de 1991. Cerca de 40% dos membros eram jovens que na sua maioria acabavam de iniciar a vida cristã. Já no verão de 1992, surgiu a ideia de reunir esses jovens durante todo o mês de janeiro em um programa de louvor e adoração no calçadão da praia.

O louvor era ministrado por um grupo da própria igreja e a Palavra bíblica era transmitida pelo então pastor da igreja, Vanedson Ximenes. O culto no calçadão chamava a atenção das pessoas que passeavam pela orla. Eram moradores da praia e turistas que paravam para acompanhar as músicas e ouvir a mensagem. Os primeiros cultos reuniram cerca de cem pessoas e já nessa época aconteceram as primeiras conversões de pessoas ao lado de Cristo.

Percebendo o potencial do evento, no verão de 1993, o pastor Vanedson convocou toda a igreja a participar mais ativamente. Duas caixas de som, um microfone e um teclado começaram a ser usados na praia para que o culto alcançasse mais pessoas. Ampliou-se a visão do louvor e adoração, passando-se a contemplar de forma mais forte o evangelismo. “O Jesus Vida Verão nasceu pequeno. O crescimento foi fruto da visão evangelística e da submissão à vontade de Deus”, conta o pastor.

O ano de 1996 pode ser considerado como o primeiro grande marco na existência do Jesus Vida Verão, tanto em infraestrutura quanto em termos evangelísticos.

Os organizadores trouxeram de Brasília dois caminhões com equipamentos de som. O palco cresceu e um telão foi instalado para facilitar a visualização da programação. A banda Novo Som foi o destaque musical do ano e o goleiro João Leite foi o convidado a transmitir seu testemunho de conversão à Cristo. O ano também foi marcado pelo primeiro contato do pastor Evaldo Carlos dos Santos com o evento. Ele foi um dos preletores convidados para trazer a mensagem bíblica naquele ano.

Porém, a grande evolução deu-se na área de evangelismo. Pela primeira vez organizou-se uma equipe para fazer o aconselhamento de pessoas e registrar os dados daqueles que ouviam a mensagem e decidiam caminhar com Cristo. E não parou por aí.

Um programa de computador foi criado para permitir que esses dados fossem digitados e encaminhados para igrejas cristãs evangélicas de todo o Brasil, conforme a residência do aconselhado. Os cerca de 30 conselheiros foram responsáveis pelo atendimento de 203 pessoas. Ainda nesse ano, foi criada a equipe de intercessão, encarregada de estar em oração durante todo o evento.