25.2 C
Vitória
segunda-feira, 25 janeiro 2021

Jesus Vida Verão 2021: vai ter?

O maior evento outdoor do Brasil, o Jesus Vida Verão, que celebra 30 anos em 2021, não será realizado em janeiro pela primeira vez em sua história, por conta da pandemia de covid-19

Por Priscilla Cerqueira

Não será em janeiro que o tradicional Jesus Vida Verão, que acontece nas areias da praia de Itapuã, em Vila Velha, no Espírito Santo, todo o ano, será realizado. O evento, que em 2021 chega a sua 30ª edição, foi transferido para o mês de julho por conta da pandemia do novo coronavírus.

“Entemos que não seria possível realizar o evento em janeiro de 2021 nos moldes que são feitos todos os anos, por conta dos casos de covid-19 que aumentaram muito. Também não podemos descumprir um determinação governamental, que pede para evitar aglomeração, então, resolvemos transferir para julho. Estamos com o coração na mão”, esclarece pastor Evaldo Carlos dos Santos, organizador do evento.

Perguntado sobre a possibilidade de realizá-lo no formato online, o pastor Evaldo não confirmou. “É uma possibilidade que ainda não descartamos. Porém, achamos difícil isso acontecer por conta do custo, que fica bem alto, e teríamos que montar uma estrutura grande”, explicou Evaldo.

Considerado o maior evento outdoor do Brasil, o Jesus Vida Verão, costuma reunir até 30 mil pessoas para louvar e adorar o nome de Deus na praia, acompanhado de ministrações de artistas de renome no cenário nacional da música gospel.

São quatro dias intensos de música e pregação da palavra. Além de ser uma vitrine para os cantores, o evento tem atraído não só evangélicos, mas cada vez mais, pessoas de outras religiões.

Covid-19

No Espírito Santo, até dezembro, mais de quatro mil pessoas morreram de covid-19 e mais de 215 mil pessoas foram contaminadas, segundo a secretaria estadual de saúde. Vila Velha, que é a cidade do Jesus Vida Verão, tem o maior número de pessoas infectadas com a doença no Estado, e por isso encontra-se no risco moderado.

O infectologista, Paulo Peçanha, que é atuante no combate a diversas doenças infectocontagiosas no Espírito Santo elogiou a atitude da organização do evento.
“Em um evento de grande proporção como é esse não dá para se ter ajuntamento de pessoas, pois um encontro dessa magnitude seria um risco de contaminação por coronavírus. Por isso, a atitude de não realiza-lo agora foi perfeitamente responsável e alinhado com as recomendações da área de saúde”, afirmou o médico.

Peçanha lembra que há uma nova onda de casos de covid-19 no Espírito Santo e que o momento é de redobrar os cuidados, pois o vírus permanece com força total. “Ainda não temos vacina e ela chegando, os jovens que frequentam esse tipo de evento não serão contemplados e por isso não estarão protegidos. Em janeiro o risco é de termos ainda mais casos, por isso, é preciso se prevenir”, reforça.

Louvor, ministração e adoração

O Jesus Vida Verão ficou conhecido no Brasil por ser um evento onde as pessoas se reúnem para louvar, adorar a Deus, e confraternizar entre amigos e família. “É um culto onde as pessoas são marcadas pela presença do Senhor”, afirma Anderson Freire, um dos cantores que mais participou do evento nesses 30 anos de história.

A cada ano, um tema diferente, com o propósito de edificar a vida das pessoas. Crianças, jovens, adultos e idosos participam das celebrações, como é o caso de Rose Anne de Oliveira Ruy, 63 anos, que todo ano, leva a mãe, de 93 anos, que é cadeirante, para participar.

“A organização chegou à conclusão de que não seria possível realizar o evento em janeiro de 2021 nos moldes que são feitos todos os anos, por conta dos casos de covid-19 que aumentaram no ES neste final de ano” Pastor Evaldo dos Santos. Foto: Renato Cabrini

A notícia de que o Jesus Vida Verão foi transferido para julho foi motivo de muita tristeza na família. “É uma tradição que foi quebrada, pois nós esperamos pelo evento todo ano. Nunca perdemos uma edição. Eu e minha mãe já estávamos na expectativa. Ficará um grande vazio. A pandemia atrapalhou nossos planos”, exclamou Rose.

Ao mesmo tempo, ela ficou aliviada, “pois somos do grupo de risco da covid-19 e não poderíamos ir a praia como sempre fazemos”, e esperançosa: “a transferência do evento para outra data foi orientação divina. Se Deus quiser estaremos lá em julho”. Para Cristal Carvalho, que coordena a equipe de comunicação do Jesus Vida Verão há 13 anos, fica a sensação de tristeza.

“Já houve adequações em relação aos dias do evento, mas nunca houve esse tipo de mudança em toda sua história. Ficamos tristes, pois o evento tem muita tradição e grande importância na vida das pessoas. Mas foi necessária essa mudança porque não tem como não aglomerar pela quantidade de gente que participa. Foi uma atitude prudente em não realiza-lo agora, para evitamos qualquer possibilidade de contágio da doença”, pondera.

História

O Jesus Vida Verão nasceu em 1991, como um luau da juventude da Primeira Igreja Batista da praia da Costa, em Vila Velha (ES). Na ocasião, cerca de 40% dos membros eram jovens que, na sua maioria, acabavam de iniciar a vida cristã. No verão de 1992, surgiu a ideia deles se reunirem durante todo o mês de janeiro em um programa de louvor e adoração no calçadão da praia.

Última edição do evento teve participação da cantora Eyshila, que levantou a plateia com seus grandes sucessos. Foto: Renato Cabrini

O louvor era ministrado por um grupo da própria igreja, sem a participação de convidados. A Palavra de Deus era transmitida pelo então pastor da igreja, Vanedson Ximenes. A medida em que os anos foram passando, aqueles cultos realizados na praia passaram a atrair mais e mais pessoas e o mês de janeiro ficou, definitivamente marcado como o mês em que a cidade recebe evangélicos de todo o país para orar e cantar para a glória de Deus.

Há 30 anos a mensagem do evangelho tem sido ecoado através da música, nas areias da praia de Itapoã, com resultados fantásticos de conversões, reconciliações, restaurações de famílias e transformações de vidas em todos os sentidos. “Temos a equipe de aconselhamento treinada para abordar, falar e ouvir as pessoas, que as vezes chegam desesperadas, aos prantos. E temos colhido bons frutos desse trabalho”, celebra Evaldo.

Acostumado a levar multidões, Anderson Freire foi um dos artistas que mais apresentou no Jesus Vida Verão. Foto: Renato Cabrini

Para os 30 anos, que serão comemorados em 2021, a expectativa é de que seja celebrado com uma grande festa em julho. “Vamos fazer um resgate histórico do evento durante esses 30 anos, pretendemos trazer uma banda que participou no início e apresentar como foi sua trajetória. Na verdade ainda temos a expectativa de fazer uma grande celebração dessas três décadas de Jesus Vida Verão. Estamos esperançosos”, concluiu.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Lição de vida! Quando o exemplo vem do pai

Na Austrália, um pastor que foi diagnosticado com câncer, resolveu dá uma lição de vida à filha de 5 anos e a comunidade da igreja que pastoreia, para mostrar o que é ter uma vida com propósito.

Seria a Bíblia atual?

De fato, propor uma ética bíblica não é tarefa fácil, mas a Bíblia continua válida hoje como o foi no passado.

EUA: Suprema corte vai ouvir estudante que foi censurado por pregar

O estudante cristão, Chike Uzuegbunam entrou com uma ação no Tribunal Distrital dos Estados Unidos em Atlanta contra a faculdade por ter sido impedido de compartilhar a fé na faculdade. Saiba mais!

Jayana Moreira canta “Anjos e Arcanjos”

Canção é o segundo trabalho da cantora pela MK Music

Glorify, o app para meditações e devocional diário

Criado em 2019 na Inglaterra, o app Glorify acaba de chegar ao Brasil na versão em português. Trata-se de um app voltado para reflexões, meditações guiadas, orações e passagens bíblicas.

Grazie Schmitt sobre Deus: “É um amor que nunca senti”

Em um episódio de podcast, a atriz Grazie Schmitt, que é conhecida no Brasil por sua atuação em diversas novelas, abriu seu coração e...

Comunhão Digital

- Publicidade -

Fique Por Dentro

Encontro para a Consciência Cristã em fevereiro; Saiba mais!

Pela primeira vez em mais de duas décadas, o tradicional encontro para a Consciência Cristã será realizado online.

The Send online será neste sábado, 9

Um dos maiores eventos de louvor, adoração evangelismo no mundo, o The send, costuma reunir milhares de pessoas. Saiba mais!

Passion Conference no último dia do ano; Saiba mais!

O cantor Fernandinho é o único artista brasileiro a participar da Passion Conference. Saiba mais!

Aulas criativas e transformadoras sobre a Bíblia

Para quem ensina a Bíblia, mas tem dificuldade no preparo das aulas, um workshop gratuito será apresentado pelo pastor Lécio Dornas, em janeiro. Saiba mais!
- Publicidade -

Plugue-se

Glorify, o app para meditações e devocional diário

Criado em 2019 na Inglaterra, o app Glorify acaba de chegar ao Brasil na versão em português. Trata-se de um app voltado para reflexões, meditações guiadas, orações e passagens bíblicas.

Fé na caminhada cristã! Fernandinho batiza os filhos

Ao lado do pastor Rodrigo Oliver, Fernandinho batizou seus filhos neste domingo, 17 e escreveu no instagram: "Um dos melhores dias das nossas vidas", escreveu o artista.

Vietnã ganha a primeira Biblioteca pública cristã

Vietnã ocupa a 19 colocação na Lista Mundial da Perseguição de 2021, da Portas Abertas. Saiba mais!

“A Deus seja a glória”, Nani Azevedo sai do hospital

Internado há vários dias por complicações de covid-19, o cantor Nani Azevedo recebeu alta hospitalar nesta sexta-feira, 15.