24.4 C
Vitória
quinta-feira, 28 março 2024

Jesus no Velho Testamento – 2: o Tabernáculo

A segunda parte da série sobre Jesus no Velho Testamento, da Igreja Cristã Maranata, apresenta o Tabernáculo como principal símbolo da aliança entre Deus e o homem

Nos tempos de Moisés, o homem jamais poderia ter imaginado um monumento que seria tão precioso e aos olhos humanos inimaginável. Quando o povo de Israel saiu da escravidão do Egito rumo à terra prometida, em Canaã, Deus ordenou a construção do Tabernáculo.

Um objeto que seria um lugar sagrado, abençoado pela presença de Deus. Chamado também de templo móvel, o Tabernáculo é parte integrante de um estudo realizado pela Igreja Cristã Maranata e divulgado pelo programa “Anunciando o Evangelho Eterno”, no quadro Lições do Maanaim, no Youtube, que aponta a presença de Jesus profeticamente no Velho Testamento.

Dentre tantos símbolos apresentados na Bíblia, que testificam a presença profética de Jesus no Velho Testamento, o Tabernáculo é um dos principais, e o mais complexo deles. “Foi o primeiro lugar onde Deus falou ao povo”, mostra a professora Sara Gueiros, coordenadora do projeto Crianças, intermediários e adolescentes da ICM, e autora do livro “O Tabernáculo”.

Segundo Sara, desde a cerca de linho branco, que delimitava a área do Templo, as colunas e demais materiais, há apresentação profética do Senhor Jesus como Salvador, juiz, profeta, o único de receber adoração.

- Continua após a publicidade -

A ordem expressa do Senhor foi: “E me farão um santuário e habitarei no meio deles” (Êxodo 25:8). Essa determinação foi dada por Deus à Moisés, que guiava o povo até a terra prometida. Nesta extensa jornada, o Senhor orientou sobre a construção do Tabernáculo, conforme está escrito em Êxodo 25: 8-9.

O Templo, que era montado e desmontado durante a viagem dos hebreus até seu destino, a manifestação de Deus era feita para que o povo entendesse que era importante conhecer a graça, a misericórdia e o juízo de Deus. Um lugar para a glória de Deus habitar.

“O tabernáculo é um convite para entrarmos pela sua porta, percorrermos o caminho aberto pelo Senhor Jesus pelo seu sacrifício. Esse seria um lugar sagrado, abençoado pela presença de Deus. Ali, o povo poderia oferecer sacrifícios para o perdão dos pecados e adorar à Deus”, esclarece o pastor Sérgio Souza, que ajudou a elaborar o estudo, junto com outros pastores e professores dos seminários Maanains do Brasil.

Culto no Velho Testamento

A razão de ser do Tabernáculo foi simplesmente Deus falando ao povo. Justamente por isso, o Senhor estabeleceu que um templo móvel fosse construído, para que Ele fosse adorado. Jesus é o centro de tudo, é quem comanda o destino do povo. Para tanto,
Deus revelou cada detalhe do Tabernáculo.

Jesus no Velho Testamento - 2: o Tabernáculo
No Tabernáculo, dentro do lugar restrito chamado de “Santo dos Santos”, estava a Arca da Aliança, onde o sumo sacerdote, escolhido pro Deus, liderava a adoração em Israel

O templo foi constituído por um pátio, o altar dos holocaustos, considerada sua maior peça, foi feita de madeira e coberta de bronze (Êxodo 27). Também compunham o Tabernáculo a bacia, ou pia de bronze, o lugar santo, o candeeiro, a mesa dos pães, o altar do incenso, o castiçal de ouro (candelabro, formado por sete lâmpadas), o véu, o Santo dos Santos, a Arca da aliança e o propiciatório.

Fora os elementos e os utensílios dispostos por dentro e por fora. Até as cores tinham um significado especial e faziam analogias com os evangelhos do Novo Testamento. (Veja box ilustrativo). Além disso, tinha as três entradas do templo, sendo todas cortinadas, que davam acesso ao átrio, lugar santo e ao santo dos santos. (Êxodo 26:36-37).

“Todas as características, dimensões, materiais usados para a construção do altar dos holocaustos foram revelados por Deus. Cada detalhe e objeto falava da obra redentora de Jesus Cristo, o sangue do cordeiro e a expiação dos nossos pecados”, descreve o estudo.

O que aprendemos com as Tábuas de madeira?

Outra característica apontada no Templo é que no interior do santuário havia tábuas de madeira, que ficavam sobre uma base de prata e eram cobertas de ouro. (Êxodo 26:15). O mais interessante é que essas tábuas eram iguais, com a mesma medida.
“Ou seja, em Jesus somos todos do mesmo tamanho.

Mas as tábuas também mostram que o homem que quer servir ao Senhor precisa curvar-se e submeter-se ao governo de Deus na sua vida”, esclarece pastor Daniel Moreira, que também participou da elaboração do estudo.

Jesus no Velho Testamento - 2: o Tabernáculo
O templo móvel foi construído por colunas, revestidas de cortinas, com três entradas, que davam acesso ao átrio, lugar santo e ao santo dos Santos.

Outro detalhe das tábuas é que elas eram preparadas para serem colocadas dentro do templo, revestidas de ouro por cima e firmadas sobre uma base de prata. “Deus salva uma vida através do sangue de Jesus, que a batiza com o seu santo espírito, que por sua vez, reveste-a com poder e usa-a como um instrumento na sua obra”, acrescentou Sérgio.

Com tudo preparado de acordo com as descrições fornecidas por Deus, era nesse templo onde o culto, centralizado na pessoa do ‘Senhor Jesus’, acontecia. Um local de adoração, que deveria ser prestado somente e exclusivamente à Deus. E cultuar é um ato de obediência, é trabalhar para Deus, e honrar o Seu caráter.

“O crente em Jesus é o tabernáculo de Deus. Na vida de obediência, o servo de Deus testemunha ao mundo através da cortinada de linho, que nada mais é que a santificação”,
explica pastor Sérgio.

O tabernáculo, seus utensílios e as cerimônias ministradas apontavam para os aspectos proféticos do Senhor Jesus e da grande salvação que Ele concede a todos aqueles que n’Ele creem. Ele era a tenda do Pai, onde os segredos de Deus seriam revelados para os seus. “Em Jesus, a igreja fiel encontra todas as bênçãos espirituais”, afirma pastor Daniel.

Deus em nós

O Tabernáculo era a expressão do desejo de Deus de habitar no meio do povo. “Sem ele Israel não tinha como caminhar e nem como chegar à terra prometida. O templo era Deus em contato, o Senhor falando, se revelando e habitando com o seu povo”, explicou pastor Sérgio.

Apesar do Tabernáculo ter sido usado no passado, o estudo afirma que toda sua estrutura apontava profeticamente para a presença eterna de Deus no propósito de habitar com o homem. “Até porque, o modelo desse templo foi todo por revelação. Então, toda a sua construção, a forma seguia um projeto que veio da eternidade”, pontua pastor Daniel.

Jesus no Velho Testamento - 2: o Tabernáculo

Fazendo um paralelo profético entre as figuras do Velho Testamento e o Senhor Jesus, o estudo mostra o cumprimento da profecia no Novo Testamento, de que Deus habitaria e falaria com o seu povo em todo o tempo. Esta afirmação está registrada em João 14:23.

“Pai, filho e Espírito Santo querem fazer morada na vida do homem, que traz salvação, perdão, socorro, livramento, e traz a verdadeira paz”, reforça pastor Sérgio. “Na verdade, todos que tem Jesus habitando em sua vida vivem a extraordinária profecia do tabernáculo”, acrescentou Daniel.

No templo, a manifestação de Deus era feita para que o povo entendesse que era importante conhecer a graça, a misericórdia e o juízo de Deus.

“É a essência do amor de Deus pela vida do homem, revelada na vida, morte e ressurreição do Senhor Jesus e no derramamento do Espírito Santo.

O Tabernáculo é um convite para entrarmos pela sua porta, percorrermos o caminho aberto pelo Senhor Jesus pelo seu sacrifício expiatório na cruz e contemplarmos Sua glória”, diz Sérgio. “A cada conhecimento do Senhor que alcançamos através do Tabernáculo, mais O amaremos”, completou Sara.

Outro grande objetivo de Deus com o Tabernáculo, segundo Sara foi “ensinar ao povo que pertencer a Ele é estar debaixo da mão de um pai amoroso, que deseja o bem dos filhos”. “Através de todas as peças reveladas do Seu poder compreendemos a grandeza do nosso Salvador, nosso Sumo Sacerdote”.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Publicidade

Comunhão Digital

Publicidade

Fique por dentro

RÁDIO COMUNHÃO

VIDA E FAMÍLIA

- Publicidade -