20 C
Vitória
terça-feira, 24 novembro 2020

Jesus no Velho Testamento – 2: o Tabernáculo

Leia também

País quer elevar comércio com a Índia, diz Guedes

"Nossos olhos brilham como vemos acordos como o da Ásia, que integram toda a região", afirmou o ministro da economia

PF faz ‘maior operação do ano’ contra o tráfico

Durante as investigações, que começaram em 2017, foram apreendidas 50 toneladas de cocaína nos portos do Brasil, da Europa e da África

Bolsonaro lamenta alta de preços de alimentos

O presidente ressaltou que sem medidas do governo federal, como a ajuda para pequena empresas e o auxílio emergencial

A segunda parte da série sobre Jesus no Velho Testamento, da Igreja Cristã Maranata, apresenta o Tabernáculo como principal símbolo da aliança entre Deus e o homem

Nos tempos de Moisés, o homem jamais poderia ter imaginado um monumento que seria tão precioso e aos olhos humanos inimaginável. Quando o povo de Israel saiu da escravidão do Egito rumo à terra prometida, em Canaã, Deus ordenou a construção do Tabernáculo.

Um objeto que seria um lugar sagrado, abençoado pela presença de Deus. Chamado também de templo móvel, o Tabernáculo é parte integrante de um estudo realizado pela Igreja Cristã Maranata e divulgado pelo programa “Anunciando o Evangelho Eterno”, no quadro Lições do Maanaim, no Youtube, que aponta a presença de Jesus profeticamente no Velho Testamento.

Dentre tantos símbolos apresentados na Bíblia, que testificam a presença profética de Jesus no Velho Testamento, o Tabernáculo é um dos principais, e o mais complexo deles. “Foi o primeiro lugar onde Deus falou ao povo”, mostra a professora Sara Gueiros, coordenadora do projeto Crianças, intermediários e adolescentes da ICM, e autora do livro “O Tabernáculo”.

Segundo Sara, desde a cerca de linho branco, que delimitava a área do Templo, as colunas e demais materiais, há apresentação profética do Senhor Jesus como Salvador, juiz, profeta, o único de receber adoração.

A ordem expressa do Senhor foi: “E me farão um santuário e habitarei no meio deles” (Êxodo 25:8). Essa determinação foi dada por Deus à Moisés, que guiava o povo até a terra prometida. Nesta extensa jornada, o Senhor orientou sobre a construção do Tabernáculo, conforme está escrito em Êxodo 25: 8-9.

O Templo, que era montado e desmontado durante a viagem dos hebreus até seu destino, a manifestação de Deus era feita para que o povo entendesse que era importante conhecer a graça, a misericórdia e o juízo de Deus. Um lugar para a glória de Deus habitar.

“O tabernáculo é um convite para entrarmos pela sua porta, percorrermos o caminho aberto pelo Senhor Jesus pelo seu sacrifício. Esse seria um lugar sagrado, abençoado pela presença de Deus. Ali, o povo poderia oferecer sacrifícios para o perdão dos pecados e adorar à Deus”, esclarece o pastor Sérgio Souza, que ajudou a elaborar o estudo, junto com outros pastores e professores dos seminários Maanains do Brasil.

Culto no Velho Testamento

A razão de ser do Tabernáculo foi simplesmente Deus falando ao povo. Justamente por isso, o Senhor estabeleceu que um templo móvel fosse construído, para que Ele fosse adorado. Jesus é o centro de tudo, é quem comanda o destino do povo. Para tanto,
Deus revelou cada detalhe do Tabernáculo.

No Tabernáculo, dentro do lugar restrito chamado de “Santo dos Santos”, estava a Arca da Aliança, onde o sumo sacerdote, escolhido pro Deus, liderava a adoração em Israel

O templo foi constituído por um pátio, o altar dos holocaustos, considerada sua maior peça, foi feita de madeira e coberta de bronze (Êxodo 27). Também compunham o Tabernáculo a bacia, ou pia de bronze, o lugar santo, o candeeiro, a mesa dos pães, o altar do incenso, o castiçal de ouro (candelabro, formado por sete lâmpadas), o véu, o Santo dos Santos, a Arca da aliança e o propiciatório.

Fora os elementos e os utensílios dispostos por dentro e por fora. Até as cores tinham um significado especial e faziam analogias com os evangelhos do Novo Testamento. (Veja box ilustrativo). Além disso, tinha as três entradas do templo, sendo todas cortinadas, que davam acesso ao átrio, lugar santo e ao santo dos santos. (Êxodo 26:36-37).

“Todas as características, dimensões, materiais usados para a construção do altar dos holocaustos foram revelados por Deus. Cada detalhe e objeto falava da obra redentora de Jesus Cristo, o sangue do cordeiro e a expiação dos nossos pecados”, descreve o estudo.

O que aprendemos com as Tábuas de madeira?

Outra característica apontada no Templo é que no interior do santuário havia tábuas de madeira, que ficavam sobre uma base de prata e eram cobertas de ouro. (Êxodo 26:15). O mais interessante é que essas tábuas eram iguais, com a mesma medida.
“Ou seja, em Jesus somos todos do mesmo tamanho.

Mas as tábuas também mostram que o homem que quer servir ao Senhor precisa curvar-se e submeter-se ao governo de Deus na sua vida”, esclarece pastor Daniel Moreira, que também participou da elaboração do estudo.

O templo móvel foi construído por colunas, revestidas de cortinas, com três entradas, que davam acesso ao átrio, lugar santo e ao santo dos Santos.

Outro detalhe das tábuas é que elas eram preparadas para serem colocadas dentro do templo, revestidas de ouro por cima e firmadas sobre uma base de prata. “Deus salva uma vida através do sangue de Jesus, que a batiza com o seu santo espírito, que por sua vez, reveste-a com poder e usa-a como um instrumento na sua obra”, acrescentou Sérgio.

Com tudo preparado de acordo com as descrições fornecidas por Deus, era nesse templo onde o culto, centralizado na pessoa do ‘Senhor Jesus’, acontecia. Um local de adoração, que deveria ser prestado somente e exclusivamente à Deus. E cultuar é um ato de obediência, é trabalhar para Deus, e honrar o Seu caráter.

“O crente em Jesus é o tabernáculo de Deus. Na vida de obediência, o servo de Deus testemunha ao mundo através da cortinada de linho, que nada mais é que a santificação”,
explica pastor Sérgio.

O tabernáculo, seus utensílios e as cerimônias ministradas apontavam para os aspectos proféticos do Senhor Jesus e da grande salvação que Ele concede a todos aqueles que n’Ele creem. Ele era a tenda do Pai, onde os segredos de Deus seriam revelados para os seus. “Em Jesus, a igreja fiel encontra todas as bênçãos espirituais”, afirma pastor Daniel.

Deus em nós

O Tabernáculo era a expressão do desejo de Deus de habitar no meio do povo. “Sem ele Israel não tinha como caminhar e nem como chegar à terra prometida. O templo era Deus em contato, o Senhor falando, se revelando e habitando com o seu povo”, explicou pastor Sérgio.

Apesar do Tabernáculo ter sido usado no passado, o estudo afirma que toda sua estrutura apontava profeticamente para a presença eterna de Deus no propósito de habitar com o homem. “Até porque, o modelo desse templo foi todo por revelação. Então, toda a sua construção, a forma seguia um projeto que veio da eternidade”, pontua pastor Daniel.

Fazendo um paralelo profético entre as figuras do Velho Testamento e o Senhor Jesus, o estudo mostra o cumprimento da profecia no Novo Testamento, de que Deus habitaria e falaria com o seu povo em todo o tempo. Esta afirmação está registrada em João 14:23.

“Pai, filho e Espírito Santo querem fazer morada na vida do homem, que traz salvação, perdão, socorro, livramento, e traz a verdadeira paz”, reforça pastor Sérgio. “Na verdade, todos que tem Jesus habitando em sua vida vivem a extraordinária profecia do tabernáculo”, acrescentou Daniel.

No templo, a manifestação de Deus era feita para que o povo entendesse que era importante conhecer a graça, a misericórdia e o juízo de Deus.

“É a essência do amor de Deus pela vida do homem, revelada na vida, morte e ressurreição do Senhor Jesus e no derramamento do Espírito Santo.

O Tabernáculo é um convite para entrarmos pela sua porta, percorrermos o caminho aberto pelo Senhor Jesus pelo seu sacrifício expiatório na cruz e contemplarmos Sua glória”, diz Sérgio. “A cada conhecimento do Senhor que alcançamos através do Tabernáculo, mais O amaremos”, completou Sara.

Outro grande objetivo de Deus com o Tabernáculo, segundo Sara foi “ensinar ao povo que pertencer a Ele é estar debaixo da mão de um pai amoroso, que deseja o bem dos filhos”. “Através de todas as peças reveladas do Seu poder compreendemos a grandeza do nosso Salvador, nosso Sumo Sacerdote”.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Precisamos aprender com Deus. Diariamente, Ele aplica-nos extraordinárias lições

Conhecendo-O, e caminhando com Ele, temos muito a aprender, porque, diariamente, Ele aplica-nos extraordinárias lições

Melhor do que começar bem é terminar bem aquilo que começou

Inúmeras são as histórias de vida, carreira e relacionamentos que começam e não terminam ou que começam muito bem e terminam muito mal

Lenda da indústria da música, Mariah Carey e o despertar da fé

Em seu livro "The Meaning of Mariah Carey" (O significado de Mariah Carey), a cantora pop , Mariah Carey, disse que depois de encontrar o Espírito Santo durante sua juventude, sua fé em Deus foi despertada. Saiba mais!

A postura do homem no lar

Homens e mulheres não são, nem nunca foram oponentes, e sim foram criados e projetados pelo criador para serem ordeiros, unânimes e parceiros

Descondicionar é preciso!

Com fé, em nome de Jesus, nós podemos quebrar as algemas do condicionamento, livrarmo-nos do comodismo, superar dificuldades, e tornarmo-nos mais do que vencedores

Encontros que mudam a nossa história

Embora o tempo seja linear os recomeços são inevitáveis. O ponteiro que marca os segundos de um relógio gira recomeçando do zero a cada minuto. Recomeçar, em primeira análise é inevitável

Comunhão Digital

- Publicidade -

Fique Por Dentro

Seminário de ciências bíblicas em edição virtual; começa hoje

Realizado há 20 anos pela Sociedade Bíblica do Brasil, evento incentiva o estudo e capacita líderes sobre o uso da Bíblia.

Grandes artistas do Brasil no “BH profetiza”

Realizado pela cantora Camila Campos, O BH profetiza vai reunir diversos cantores, entre eles Weslei Santos, Gai Sampaio, pastora Helena Tannure e outros. Evento será transmitido ao vivo, nesta terça-feira, 17 

Conferência pastoral Fidelidade Extrema

Realizado pela Associação Evangelística Billy Graham, a Conferência começou hoje, 13 e vai até amanhã. Saiba mais!

A esperança não decepciona! Live DIP 2021 é hoje

A Missão Portas Abertas fará Live de lançamento do DIP 2021, hoje, às 19 horas para dar detalhes sobre o Domingo da igreja Perseguida. Saiba mais!
- Publicidade -

Plugue-se

Deive Leonardo grava última série do ano: Confira!

Gravação será no dia 12 de dezembro, em São José do Rio Preto (SP). Saiba mais!

Bíblia 365! Leitura em um ano da Palavra de Deus

Editora Mundo Cristão lança "Bíblia 365", diagramada especialmente para a leitura em um ano Acaba de chegar ao Brasil a Bíblia 365, lançamento da Editora...

Leonardo Gonçalves e seu “Sentido”

Projeto reúne canções que marcaram os primeiros 20 anos da vida do artista e ainda homenageia músicos que o ajudaram em sua formação e carreira musical

“Força pra encarar”, em prol da consciência negra

Os cantores Leidy Murilho, Talita Barreto e Asaph, da Sony Music se uniram pra cantar uma canção em prol da consciência negra