22.4 C
Vitória
quarta-feira, 27 janeiro 2021

Quando Jesus ainda era um embrião

Reflexões sobre fé e ciência! A bióloga Ruth Bancewicz, faz uma análise dos primeiros três meses de vida de Jesus, enquanto ainda estava no útero

Antes mesmo de Maria ser acusada de adultério, antes de se casar com José, ali já havia um embrião, que se desenvolveu etapa por etapa, até formar Jesus. Ver a encarnação pelas lentes da biologia do desenvolvimento, traz aos olhos a beleza e a fragilidade de todo esse processo!

Como então, esse conhecimento afeta nosso entendimento da pessoa de Jesus? E como afeta nossa própria jornada de fé durante o advento? A bióloga do Faraday Institute, Dra. Ruth Bancewicz faz uma reflexão, sobre o fato de Jesus ser um embrião antes de nascer.

“Não vejo sentido em tentar descobrir o que aconteceu entre o momento em que Gabriel falou com Maria e um minúsculo embrião aparecendo em seu útero, com um complemento completo de DNA humano. Tudo o que sei é que uma célula dividida em duas, duas células se tornaram quatro, oito, dezesseis e assim por diante, até que o Filho de Deus se tornou um blastocisto: uma bola de células não maior do que a ponta da mais fina das canetas finas”, reflete.

Humildade de Jesus

Ruth chama atenção para a sabedoria de Deus, além de ser paciente e amoroso.

“Ele se tornou um amontoado de células frágeis, cada uma com a consistência de uma gota de gel de cabelo. Ele se desenvolveu em um embrião vulnerável que precisava de um útero para mantê-lo seguro. Deus escolheu uma jovem – que possuía grande força física, emocional e espiritual – para alimentá-lo nos primeiros estágios e, na verdade, por toda a vida de maneiras diferentes”, explicou.

Ruth
A bióloga Ruth Bancewicz destaca a humildade de Jesus. Foto: Reprodução

Para ela, a história do presépio vira tudo de cabeça para baixo. “O Criador passou a fazer parte da sua própria criação, entregando-se aos cuidados de um jovem casal pobre, no início de uma revolução inesperada”.

A maior mudança na história começou com um processo físico que os cientistas estão apenas começando a entender e com uma demonstração de humildade que nenhum de nós pode esperar compreender ou imitar por conta própria.

Dependência de Deus

E ressalta que a história de Jesus dá a noção da nossa dependência de Deus. Que isso nos ajuda a adorá-Lo mais plenamente.

“Somos feitos de poeira. Deus, que sustentou todo o processo de minha vinda à existência e então se submeteu a me tornar fisicamente embutido nele, agora está exaltado … ao lugar mais alto. Essa história também me deixa interessado em saber mais, para que eu possa desfrutar ainda mais das maravilhas da criação de Deus”.

*Com informações de ABC2 e Science for The Church

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Lideranças religiosas protocolam pedido de impeachment contra Bolsonaro

Documento é assinado por 380 pessoas ligadas a diferentes denominações evangélicas, além da igreja católica e de 17 movimentos cristãos. Saiba mais!

Debate nos EUA: Transgênero na pauta de Biden

Presidente americano revogou decisões de Trump que proibia a atuação de transgênero nas Forças Armadas. Saiba mais!

Senado propõe PLs que preveem prisão para ‘fura-filas’ da vacina

Três projetos protocolados no Senado Federal determinam a prisão, que pode chegar a 10 anos, dos infratores. Saiba mais!

Pandemia faz Brasil registrar recorde de mortes

Elevação em 2020 foi a maior registrada desde 1999, início da série histórica das estatísticas de mortes no país. Saiba mais!

‘Estado de guerra’ pode voltar se pandemia avançar, diz Guedes

O ministro cogitou a volta do auxílio emergencial caso as mortes diárias por covid-19 continuem acima de mil e a vacinação atrase. Saiba mais!

O exemplo de jovens cristãos no combate à dengue

Em Palhoça (SC), jovens cristãos, do projeto Missão Calebe, da Igreja Adventista, fizeram uma campanha contra a dengue. Saiba mais!

Comunhão Digital

- Publicidade -

Fique Por Dentro

Encontro para a Consciência Cristã em fevereiro; Saiba mais!

Pela primeira vez em mais de duas décadas, o tradicional encontro para a Consciência Cristã será realizado online.

The Send online será neste sábado, 9

Um dos maiores eventos de louvor, adoração evangelismo no mundo, o The send, costuma reunir milhares de pessoas. Saiba mais!

Passion Conference no último dia do ano; Saiba mais!

O cantor Fernandinho é o único artista brasileiro a participar da Passion Conference. Saiba mais!

Aulas criativas e transformadoras sobre a Bíblia

Para quem ensina a Bíblia, mas tem dificuldade no preparo das aulas, um workshop gratuito será apresentado pelo pastor Lécio Dornas, em janeiro. Saiba mais!
- Publicidade -

Plugue-se

Glorify, o app para meditações e devocional diário

Criado em 2019 na Inglaterra, o app Glorify acaba de chegar ao Brasil na versão em português. Trata-se de um app voltado para reflexões, meditações guiadas, orações e passagens bíblicas.

Fé na caminhada cristã! Fernandinho batiza os filhos

Ao lado do pastor Rodrigo Oliver, Fernandinho batizou seus filhos neste domingo, 17 e escreveu no instagram: "Um dos melhores dias das nossas vidas", escreveu o artista.

Vietnã ganha a primeira Biblioteca pública cristã

Vietnã ocupa a 19 colocação na Lista Mundial da Perseguição de 2021, da Portas Abertas. Saiba mais!

“A Deus seja a glória”, Nani Azevedo sai do hospital

Internado há vários dias por complicações de covid-19, o cantor Nani Azevedo recebeu alta hospitalar nesta sexta-feira, 15.