back to top
26.9 C
Vitória
sábado, 22 junho 2024

Jessica: IA que auxilia crianças e adolescentes na promoção de direitos

Foto: Reprodução

A iniciativa da Visão Mundial é de  simples utilização, interativa e ainda disponibiliza várias cartilhas educativas 

Por Patricia Scott

As inovações tecnológicas têm ganhado cada vez mais espaço nas mais diferentes áreas. Assim, a Visão Mundial acaba de lançar a Jessica, a Inteligência Artificial (IA) que auxilia crianças e adolescentes de Recife (PE) na compreensão e no exercício de seus direitos.

“Esta ferramenta tem um papel inovador no alcance e na produção de informação que ajudará na nossa comunicação com as crianças e famílias. Ao oferecer acesso a informações vitais e orientações em situações de risco, como canais de denúncia, não tem a pretensão de ser substitutiva a nenhum ator da rede de proteção, como também a nenhuma escuta, atuando de forma complementar como uma ponte digital de orientações rápidas e seguras. O chatbot é uma ferramenta educativa que reforça nossa missão de proteger e educar a criança e o adolescente,” detalha Bruno Rosas, assessor de Projetos da Visão Mundial.

A “Janela de Educação e Serviços Sociais Integrados para Criança e Adolescente”, ou Jessica, um chatbot interativo, foi desenvolvido pelo Projeto Futebol Delas. O objetivo é criar um canal para que crianças, adolescentes, pais, mães, cuidadores, educadores e toda a sociedade civil encontrarem informações relevantes sobre os direitos humanos e, mais especificamente, os direitos da criança e do adolescente, além de combater a violência de gênero.

- Continua após a publicidade -
Jessica: IA que auxilia crianças e adolescentes na promoção de direitos
Foto: Reprodução

A partir do WhatsApp, Jessica oferece uma interação simples e eficiente. Basta o usuário enviar a mensagem “Oi Jéssica”, e a assistente virtual inicia um atendimento personalizado, disponibilizando informações variadas. Dentre essas, estão informações sobre a rede de atenção e proteção à criança e ao adolescente, como o Conselho Municipal da Criança e do Adolescente de Recife, os CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) e os CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), além de delegacias especializadas.

A ferramenta também fornece uma série de cartilhas educativas e informativas sobre combate à violência de gênero, empoderamento feminino e até mesmo o próprio Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). A perspectiva da Visão Mundial é que a Jéssica seja uma poderosa aliada no combate à violência de gênero, como também na promoção dos direitos da criança e do adolescente.

No entanto, Jessica não se limita à esfera dos direitos da criança e do adolescente. Isto porque a IA também dá espaço para o futebol. Ela disponibiliza as histórias das jogadoras da Seleção Brasileira escaladas para a Copa do Mundo de Futebol Feminino, de 2023. Assim, Jessica também se torna uma fonte de inspiração para jovens jogadoras e fãs do esporte.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Publicidade

Comunhão Digital

Publicidade

Fique por dentro

RÁDIO COMUNHÃO

VIDA E FAMÍLIA

- Publicidade -