26 C
Vitória
sexta-feira, 29 março 2024

Jerusalém: instalação de elevador revela descobertas arqueológicas

Local de um banho ritual judaico ou mikveh, à esquerda, descoberto perto do Muro das Lamentações - Foto: AP Photo/Maya Alleruzzo

Os achados estavam localizados a poucos passos de onde ficavam templos bíblicos nas proximidades do Muro das Lamentações

Por Patricia Scott

A instalação de um elevador, na parte antiga de Jerusalém, levou a descobertas surpreendentes a poucos passos de onde ficavam os templos bíblicos. Arqueólogos da Universidade Hebraica de Jerusalém afirmam ter realizado vários achados, incluindo uma vila ornamentada do primeiro século com seu próprio banho ritual. Isso aconteceu após o início de um projeto para aumentar o acesso de pessoas com deficiência ao Muro das Lamentações.

A vila foi descoberta durante vários anos de escavações de resgate no Bairro Judeu da histórica Cidade Velha de Jerusalém. Arqueólogos realizam escavações de resgate para fazer um estudo científico de artefatos e edifícios antigos antes de serem removidos para dar lugar à construção moderna.

As sucessivas camadas de construção e detritos que se acumularam ao longo de dois milênios, mais de nove metros no total foram removidas cuidadosamente pelos arqueólogos durante as escavações. Os pontos de referência históricos incluíam tubos otomanos construídos em um aqueduto de dois mil anos que abastecia Jerusalém com água de nascentes perto de Belém; lamparinas a óleo islâmicas.

- Continua após a publicidade -

Os arqueólogos também encontraram tijolos estampados com o nome da 10ª Legião, o exército romano que sitiou, destruiu e depois acampou em Jerusalém há dois milênios, além dos restos da vila da Judeia dos últimos dias antes da destruição do antigo templo judaico no ano 70.

Jerusalém: instalação de elevador revela descobertas arqueológicas
Local das escavações – Foto: AP Photo/Maya Alleruzzo

Fragmentos de afrescos e mosaicos intrincados da vila indicam a riqueza dos ocupantes da casa. O arqueólogo Oren Gutfeld revelou surpresa ao descobrir vestígios da reconstrução de Jerusalém como a cidade romana de Aelia Capitolina no século II.

Ao chegar ao leito rochoso, a equipe fez uma última descoberta: um banho ritual judaico particular escavado na encosta da montanha de calcário e abobadado com enormes pedras lapidadas.

Segundo a arqueóloga da Universidade Hebraica de Jerusalém Michal Haber, a coisa mais importante sobre o banho, conhecido como mikveh, era sua localização com vista para a esplanada do Templo. “Estamos no bairro rico da cidade às vésperas de sua destruição”.

Muro das Lamentações

Para os judeus, o Muro das Lamentações de Jerusalém é o local mais sagrado, onde eles rezam. Anualmente, milhões de fiéis e turistas visitam o lugar. No entanto, para chegar a partir do Bairro Judeu adjacente, os visitantes normalmente precisam descer 142 degraus ou fazer um longo desvio pelas muralhas da cidade até um dos portões próximos.

A Empresa de Reconstrução e Desenvolvimento do Bairro Judeu, em 2017, recebeu autorização para iniciar a construção de dois elevadores. O objetivo era permitir que os visitantes fizessem a descida de 26 metros com mais facilidade. No entanto, a localização era uma faixa estreita de encosta em grande parte subdesenvolvida, adjacente à escada existente na borda leste do Bairro Judeu.

“O Muro das Lamentações não é um privilégio, é elementar para um judeu ou para qualquer pessoa de todo o mundo que queira vir a este lugar sagrado”, disse Herzl Ben Ari, CEO do grupo de desenvolvimento, que continua: “Temos que habilitar para todos.”

Entretanto, os achados arqueológicos retardaram o avanço das obras. “Este terreno onde o elevador será construído permaneceu intacto, dando-nos a grande oportunidade de cavar todos os estratos, todas as camadas da antiga Jerusalém”, salientou Michal Haber, arqueóloga da Universidade Hebraica de Jerusalém.

Após cinco anos do início do empreendimento, o trabalho arqueológico está em fase de conclusão. Mesmo assim, os elevadores só devem ser colocados em operação em 2025.

Com informações CBN News

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Publicidade

Comunhão Digital

Publicidade

Fique por dentro

RÁDIO COMUNHÃO

VIDA E FAMÍLIA

- Publicidade -