26 C
Vitória
segunda-feira, 8 agosto 2022

Janeiro Branco enfatiza a importância da saúde mental

Foto: Reprodução

Campanha existe há seis anos no Brasil. É um convite ao cuidado com a saúde mental e emocional.

A campanha Janeiro Branco existe há seis anos no Brasil para lembrar sobre a importância de valorizar a saúde mental. A data foi escolhida porque, tradicionalmente, em janeiro as pessoas costumam refletir sobre a vida e pensar em novas perspectivas.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) relaciona a saúde não apenas à ausência de doenças. Relatório produzido pela instituição aponta que saúde mental é “um estado de bem-estar em que o indivíduo percebe suas próprias habilidades, consegue enfrentar as situações estressantes que são comuns nas rotinas diárias e é capaz de ter uma vida ocupacional produtiva”.

Nesse sentido, a campanha Janeiro Branco busca valorizar o equilíbrio mental e alertar sobre o perigo de doenças como a depressão, a ansiedade e o estresse.

Saiba mais sobre ansiedade

Diversas pesquisas atestam que as emoções afetam diretamente a qualidade de vida e o sistema imunológico, abrindo brechas para diversas doenças. A OMS vem alertando a humanidade sobre o crescimento de transtornos mentais. Apesar de nenhum fator isolado levar ao suicídio, a depressão é uma das causas mais frequentemente ligadas ao comportamento suicida.

Comunhão há retratou sobre esse problema em uma reportagem especial.

Um estudo do Ministério da Saúde no período de 2011 a 2016 mostrou um aumento de mais de 200% das tentativas de suicídio no país, a maioria na faixa etária de 10-39 anos e nas regiões Sudeste e Sul do país. As maiores taxas de óbitos por suicídio foram registradas nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul.


Leia mais

Homens estão cuidando mais da saúde, diz estudo
Saúde no trabalho: bata esse ponto!
Monitore sua saúde pela palma da mão

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Entre para nosso grupo do Telegram

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Comunhão Digital

- Publicidade -

Fique Por Dentro

- Publicidade -

Plugue-se