26.6 C
Vitória
sexta-feira, 21 janeiro 2022

Janeiro Branco enfatiza a importância da saúde mental

Foto: Reprodução

Campanha existe há seis anos no Brasil. É um convite ao cuidado com a saúde mental e emocional.

A campanha Janeiro Branco existe há seis anos no Brasil para lembrar sobre a importância de valorizar a saúde mental. A data foi escolhida porque, tradicionalmente, em janeiro as pessoas costumam refletir sobre a vida e pensar em novas perspectivas.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) relaciona a saúde não apenas à ausência de doenças. Relatório produzido pela instituição aponta que saúde mental é “um estado de bem-estar em que o indivíduo percebe suas próprias habilidades, consegue enfrentar as situações estressantes que são comuns nas rotinas diárias e é capaz de ter uma vida ocupacional produtiva”.

Nesse sentido, a campanha Janeiro Branco busca valorizar o equilíbrio mental e alertar sobre o perigo de doenças como a depressão, a ansiedade e o estresse.

Saiba mais sobre ansiedade

Diversas pesquisas atestam que as emoções afetam diretamente a qualidade de vida e o sistema imunológico, abrindo brechas para diversas doenças. A OMS vem alertando a humanidade sobre o crescimento de transtornos mentais. Apesar de nenhum fator isolado levar ao suicídio, a depressão é uma das causas mais frequentemente ligadas ao comportamento suicida.

Comunhão há retratou sobre esse problema em uma reportagem especial.

Um estudo do Ministério da Saúde no período de 2011 a 2016 mostrou um aumento de mais de 200% das tentativas de suicídio no país, a maioria na faixa etária de 10-39 anos e nas regiões Sudeste e Sul do país. As maiores taxas de óbitos por suicídio foram registradas nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul.


Leia mais

Homens estão cuidando mais da saúde, diz estudo
Saúde no trabalho: bata esse ponto!
Monitore sua saúde pela palma da mão

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Comunhão Digital

- Publicidade -

Fique Por Dentro

- Publicidade -

Plugue-se