24.7 C
Vitória
sexta-feira, 26 fevereiro 2021

Itamaraty: Índia tem ‘boa vontade’ para liberar vacina

O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Índia, Anurag Srivastava, disse que é “muito cedo” para falar sobre exportação de vacinas para outros países

Por Mateus Vargas (AE)

O ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, telefonou na noite de quinta-feira, 14, ao chanceler da Índia, Subrahmanyam Jaishankar, e reiterou o pedido para importação de 2 milhões de doses prontas da vacina desenvolvida pela Universidade de Oxford e a farmacêutica AstraZeneca. Segundo o Itamaraty, o governo indiano mostrou “boa vontade” em liberar a carga, mas apontou “dificuldades logísticas”, pois o pedido brasileiro ocorre no momento em que o país começa a sua campanha de vacinação contra a covid-19.

A expectativa é de que a situação se resolva “nos próximos dias”, disse o ministério. O Itamaraty afirma que a dificuldade é “puramente logística”, ou seja, não haveria veto da Índia para a exportação das doses.

A distribuição destas vacinas é a aposta do governo federal para abrir a campanha de imunização contra a covid-19 no Brasil na próxima quarta-feira, 20, caso a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprove o uso emergencial do imunizante. Há ainda 6 milhões de doses da Coronavac, já armazenadas no País, disponíveis para janeiro.

O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Índia, Anurag Srivastava, disse nesta quinta-feira que é “muito cedo” para falar sobre exportação de vacinas para outros países. De acordo com o jornal The India Times, autoridades do país disseram que o envio das doses para o Brasil seria adiado por alguns dias por “questões de logística”.

O governo espera enviar avião rumo à Índia na noite desta sexta-feira, 15, para buscar as doses. Após as declarações do governo indiano, porém, o Ministério da Saúde não confirma o embarque.

No plano inicial, a aeronave iria decolar de Recife na quinta-feira, 14, mas o voo já havia sido adiado por “problemas logísticos internacionais”, segundo o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello. Em nota divulgada na quinta-feira, a Saúde disse que a data de retorno “está sendo avaliada de acordo com o andamento dos trâmites da operação de logística feita pelo governo federal em parceria com a Azul”.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Doria: se faltar vacina, SP comprará mais 20 mi de doses para ‘brasileiros de SP’

A contratação, conforme afirmou o governador, está sob custo e responsabilidade do governo estadual Por Matheus de Souza e Pedro Caramuru (AE) O governador do Estado...

Variantes da covid-19: Índia determina testes obrigatórios a viajantes

Medida visa conter o avanço do contágio pelas variantes detectadas em três países: Reino Unido, África do Sul e Brasil. Saiba mais!

Prefeitura de SP estuda ampliar atendimento para variantes do novo coronavírus

Além da expansão do atendimento no hospital de Pirituba, outros locais com atendimento exclusivo à covid-19 podem receber os infectados com a nova cepa Por...

Doria anuncia vacinação de pessoas em situação de rua com mais de 60 anos

Doria justificou a medida dizendo que essas são as pessoas mais vulneráveis. Por Giovana Girardi (AE) O governador de São Paulo, João Doria, anunciou nesta sexta-feira,...

Após suspender doação, Doria promete envio da Coronavac para o AM

Nesta quinta-feira, 11, o governador havia suspendido a doação para o Amazonas por causa da "falta de planejamento e controle" na aplicação das vacinas

Vacina e a ciência: ainda está em dúvida?

"E quando você estiver recebendo a sua dose, feche os olhos e agradeça a Deus por todas as pessoas envolvidas neste processo", afirmou o cientista. Saiba mais!

Comunhão Digital

- Publicidade -

Fique Por Dentro

Voluntariado no exterior para jovens universitários; Saiba mais!

Organização IYF abre inscrições de voluntariado no exterior para jovens universitários A Organização International Youth Fellowship- IYF(comunhão internacional de jovens), é uma organização com base...

Franklin Graham no Brasil para o “Esperança Rio 2021”

Lançamento do "Esperança Rio 2021" será em Maio e em dezembro a ação evangelística, que terá participação do evangelista Franklin Graham. Saiba mais!

Deive Leonardo ministra em São Paulo fim de semana

O evangelista Deive Leonardo retorna com suas apresentações na capital Paulista nesta sexta-feira, 19 e neste sábado, em Barueri (SP). Saiba mais!

Começou a 23ª edição da Consciência Cristã; Saiba mais!

Consciência Cristã inicia hoje e reúne evangélicos para debater educação, fé, ciência e justiça social. Saiba mais!
- Publicidade -

Plugue-se

Deive Leonardo grava primeira série do ano em Florianópolis

Com o tema "Alvorecer", a primeira série gravada de Deive Leonardo promete levar a esperança de um recomeço e de um novo dia. Evento acontece no próximo sábado, 27. Saiba mais!

Cantora Amanda Wanessa sai da UTI

Pelas redes sociais, o marido da cantora, Dobson Santos contou que Amanda Wanessa foi transferida para o quarto: “o milagre está cada vez mais perto”, declarou. Saiba mais!

Deive Leonardo vai se apresentar em Brasília e Goiânia

O evangelista se apresenta na próxima terça-feira, 16, em Brasília e em Goiânia, prometendo trazer importantes reflexões para o público. Saiba mais!

André Valadão: Humor para explicar temas polêmicos da Bíblia

Conhecido por sua forma extrovertida de ministrar, o cantor e pastor André Valadão tem usado sua conta no instagram para tirar dúvidas de internautas sobre temas polêmicos