30.9 C
Vitória
quarta-feira, 20 janeiro 2021

Israel: Netanyahu renuncia e passa cargo à rival

O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, desiste de formar um novo governo. O prazo do premier encerraria nesta quarta-feira (23)

O primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, anunciou nesta segunda-feira (21) que não vai conseguir estabelecer um novo governo. Ele comunicou ao presidente Reuven Rivlin e postou um vídeo em sua rede social admitindo sua falha. O líder da oposição, Benny Gantz, deverá agora formar um novo governo.

“Desde que recebi o mandato, trabalhei incansavelmente para estabelecer um amplo governo de unidade nacional. Isso é o que as pessoas querem”, declarou Netanyahu num vídeo publicado no Facebook.

Na última quinta-feira (17), o primeiro-ministro fez uma nova tentativa de formar uma coligação ao apresentar um esboço do plano para o novo governo, mas o projeto foi rapidamente rejeitado por Benny Gantz.

Netanyahu explicou ao líder da oposição, por telefone, que o plano em questão se baseava nas diretrizes estabelecidas pelo presidente Rivlin. Entretanto, ignorou o fato de o partido de Gantz exigir o fim do bloco constituído por partidos de direita como condição para prosseguir com as negociações.

Dessa forma, primeiro-ministro acabou anunciando a intenção de entregar o mandato ao presidente.

Rivlin já reagiu informando que vai se reunir com vários partidos políticos para transmitir a intenção de entregar a Benny Gantz, principal rival de Netanyahu, a função de formar um novo governo.

Caso a intenção se concretize, o líder da oposição passa a ter apenas 28 dias para formar uma coligação. Se Gantz também falhar nessa missão, qualquer deputado apoiado por uma maioria de pelo menos 61 membros do Parlamento poderá tentar formar uma coligação.

Nas eleições de setembro de 2017, o partido Kahol Lavan, de Benny Gantz, recebeu 33 dos 120 lugares no Knesset, o Parlamento israelita. Já o partido Likud, de Netanyahu, conseguiu 32 lugares. Nenhum dos dois partidos, portanto, assegurou maioria absoluta.

CONFIRA O VÍDEO

*Da redação, com informações de Agência Brasil 


LEIA MAIS

Multidão saúda Netanyahu em Brasília 
O encontro de Bolsonaro com Netanyahu 

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Tsunami ‘apocalíptico’ inundou Israel há 10 mil anos

Os resultados do estudo foram publicados na revista PLoS ONE, e detalham um desastre natural ocorrido por volta de 7910 e 7290 AEC em Israel. Saiba mais!

Selo do rei bíblico Jeroboão é autenticado por cientistas em Israel

Após vários anos de rigorosos testes de laboratório eito por cientistas da Universidade Ben-Gurion, de Israel, o selo foi autenticado. Saiba mais!

Sobreviventes do Holocausto serão vacinados contra covid-19

Vacinas serão fornecidas por Israel. Os sobreviventes do Holocausto vão receber equipes médicas e voluntários em sua casa. Saiba mais!

Israel vira exemplo para o mundo na vacina contra a covid-19

Em três semanas, o governo de Israel conseguiu vacinar 17% da população. A distribuição da 2ª dose teve início no sábado, 9, em Tel Aviv. Saiba mais!

“Vossas orações pela paz em Israel estão sendo respondidas”

Em mensagem de natal direcionada aos cristãos, o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu agradeceu as orações pela paz entre Israel e os países árabes. Saiba mais!

Israel: nova eleição em março de 2021

Parlamento de Israel é dissolvido e país terá a 4ª eleição em 2 anos. Novo pleito será realizado no dia 23 de março. Saiba mais!

Comunhão Digital

- Publicidade -

Fique Por Dentro

Encontro para a Consciência Cristã em fevereiro; Saiba mais!

Pela primeira vez em mais de duas décadas, o tradicional encontro para a Consciência Cristã será realizado online.

The Send online será neste sábado, 9

Um dos maiores eventos de louvor, adoração evangelismo no mundo, o The send, costuma reunir milhares de pessoas. Saiba mais!

Passion Conference no último dia do ano; Saiba mais!

O cantor Fernandinho é o único artista brasileiro a participar da Passion Conference. Saiba mais!

Aulas criativas e transformadoras sobre a Bíblia

Para quem ensina a Bíblia, mas tem dificuldade no preparo das aulas, um workshop gratuito será apresentado pelo pastor Lécio Dornas, em janeiro. Saiba mais!
- Publicidade -

Plugue-se

Fé na caminhada cristã! Fernandinho batiza os filhos

Ao lado do pastor Rodrigo Oliver, Fernandinho batizou seus filhos neste domingo, 17 e escreveu no instagram: "Um dos melhores dias das nossas vidas", escreveu o artista.

Vietnã ganha a primeira Biblioteca pública cristã

Vietnã ocupa a 19 colocação na Lista Mundial da Perseguição de 2021, da Portas Abertas. Saiba mais!

“A Deus seja a glória”, Nani Azevedo sai do hospital

Internado há vários dias por complicações de covid-19, o cantor Nani Azevedo recebeu alta hospitalar nesta sexta-feira, 15.

“Abandono” é o novo single da Banda Catedral

Canção inédita é uma crítica social