22.7 C
Vitória
terça-feira, 5 julho 2022

Israel classificará gentios como “judeus estendidos”

Foto: Reprodução

Será incluído na nova categoria qualquer cidadão que não seja árabe nem judeu, de acordo com a lei religiosa judaica

Por Patricia Scott 

Os cidadãos de Israel, a partir de afora, serão classificados em duas principais categorias: judeus ou árabes. Essa novidade é reflexo das mudanças no Censo do país. Por conta disso, todos os gentios, ou seja, os não judeus, que não são árabes passam a ser identificados como “população judaica estendida”.

O Escritório Central de Estatísticas de Israel (ECEI) terá que eliminar a categoria “outros” nas publicações oficiais sobre demografia. O pedido foi realizado pelo ministro da Inteligência, Elazar Stern, ao chefe estatístico e diretor-geral do ECEI, professor Danny Pepperman.

Stern alegou que Israel estava com o objetivo de converter não judeus que imigram, argumentando que colocá-los em outra categoria poderia afastá-los, informou o jornal Times of Israel. O Comitê Consultivo do ECEI aceitou a proposta de Stern em dezembro de 2021.

Será incluído como “judaico estendido” qualquer cidadão que não seja árabe nem judeu, de acordo com a lei religiosa judaica. O ECEI também classificará grupos que não são culturalmente judeus nem árabes na categoria estendida.

Na prática, as pessoas de outras religiões que obtêm a cidadania se casando com israelenses ou imigram sob a Lei do Retorno — que estende a cidadania a qualquer pessoa com um avô judeu — serão consideradas judeus estendidos. Vale salientar que a antiga categoria “outros” compreende até 4,6% da população israelense.

Foram classificados como “outros” 415.147 israelenses, no final de 2020. Deste total, 91,4% não possui religião registrada no cadastro populacional e 8,6% são cadastrados como cristãos.

Dentro dos “outros”, 60,4% têm direito à cidadania israelense pela Lei do Retorno. Jó o restante imigrou para Israel como parte da reunificação familiar.

Com informações Times of Israel 

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Comunhão Digital

- Publicidade -

Fique Por Dentro

- Publicidade -

Plugue-se