Há mais de 2 bilhões de pessoas não evangelizadas no mundo. O número de Bíblias impressas, em 2022, chegará a 93 milhões de exemplares
Por Patricia Scott
O Status do Cristianismo Global de 2022, do Centro para o Estudo do Cristianismo Global, mostra que o mundo está se tornando mais religioso, porque o Cristianismo está crescendo mais rápido (1,17% ao ano) que o ateísmo (0,22%). No entanto, cresce mais lentamente que o islamismo (1,93%) e o hinduísmo (1,21%).
Segundo a pesquisa, 32,2% da população em 2022 pertence a qualquer uma das 46.600 denominações cristãs registradas em todo o mundo. Espera-se que esses números atinjam 34,2% da população mundial e 64.000 denominações em 2050.
- Pesquisa: apenas 11% dos evangélicos desejam mais política na igreja
- Pesquisa: França e Polônia são os países mais antissemitas da Europa
Para o Centro para o Estudo do Cristianismo Global, uma denominação é “uma igreja cristã organizada, tradição, grupo religioso, comunidade de pessoas, agregado de centro de culto, geralmente dentro de um país específico, cujas congregações e membros componentes são chamados pelo mesmo nome em diferentes áreas, considerando-se uma igreja cristã autônoma distinta de outras igrejas e tradições”.
Os pentecostais
O levantamento aponta ainda que católicos romanos, ortodoxos e cristãos não afiliados “estão atrasados globalmente”, enquanto os protestantes e evangélicos estão crescendo.
Entre os evangélicos, os pentecostais são os que mais crescem. Nos últimos 20 anos, quase 2%.
Localidades em alta
O Cristianismo avança no Sul Global, com a África liderando (2,77% de crescimento anual), seguida pela Ásia (1,50%) e América Latina (1,09%).
Já no Norte Global, no entanto, quase não há crescimento. A Europa está em último lugar (0,06%), seguida da América do Norte (0,27%). A Oceania, com Austrália e Nova Zelândia, também está abaixo da média (0,73%).
Recursos cristãos
O número de Bíblias impressas crescerá 2,52%, em 2022, chegando a 93 milhões de exemplares. Já os periódicos cristãos crescerão 4,28% ao ano.
Vale salientar que, apesar desses recursos, ainda existem mais de dois bilhões de pessoas não evangelizadas em todo o mundo. No entanto, a porcentagem está diminuindo lentamente a uma taxa de 0,33 por ano.
Com informações Evangelical Focus