28.3 C
Vitória
sábado, 5 dezembro 2020

Irmão André, fundador do Portas Abertas, completa 92 anos

Leia também

Saúde necessita de investimento em governança de dados

"O País demanda urgentemente respostas e responsabilizações adequadas às empresas e órgãos que tratam dados pessoais sensíveis", afirma advogada Bianca Albuquerque

Operação Uruatu 2 faz buscas contra traficantes de animais

Segundo a PF, ao longo das investigações foram aprendidas centenas de animais silvestres no curso das investigações policiais

Governo anuncia operação de combate a crimes contra idosos

Após constatação de que o total de denúncias de crimes registrados por meio do Disque 100 aumentou durante a pandemia

Irmão André, a incrível história de um homem que se tornou agente secreto de Deus, levando bíblias para os cristãos da Igreja Perseguida

Hoje, 11 de maio, o Irmão André, fundador da Portas Abertas, completa 92 anos. Conhecido como o “Contrabandista de Deus”, o holandês Anne van der Bijl, ficou conhecido no mundo como um grande homem de Deus, que se converteu quando começou a ler a Bíblia, em 1949, após ser ferido por uma bala em combate na Indonésia.

Esse fato o fez voltar para a Holanda, onde decidiu dedicar a vida à obra missionária. As informações sobre a vida e começo do trabalho do Irmão André são encontradas no livro “O Contrabandista de Deus”, que se tornou um best-seller.

“Devemos ser conhecidos não por quem e pelo que somos contra, mas a favor de quem e do que somos, Jesus e seu evangelho”, diz o missionário.

História

Era 11 de maio de 1958 quando mais um integrante da família van der Bijl nasceu em Witte, Holanda. Desde pequeno, a fascinação por aventuras fazia Anne (Irmão André) transcender a realidade dura em que vivia. Filho de ferreiro, o menino observava o pai levantar às cinco da manhã para cuidar da horta da família e depois pedalar mais de seis quilômetros até o trabalho, em Alkmar. Os seis filhos permaneciam em casa na companhia da mãe, uma mulher com doença cardíaca forçada a ficar parte do dia sentada ouvindo rádio.

A residência era a menor da rua, mas era bastante frequentada. “Por nossa porta fluía uma corrente infindável de moradores de rua, pregadores itinerantes, ciganos que sabiam que seriam bem-vindos à mesa da mamãe. Naquela noite, o queijo era cortado em fatias mais finas, a sopa aumentada com água, mas um convidado nunca era recusado, relata Anne no livro “O Contrabandista de Deus”.

XXX

Em 1945, o jovem foi indagado sobre quais planos teria para o futuro. “Eu sabia o que queria por certo: encontrar, de alguma maneira, uma vida que fugisse aos padrões normais. Encontrar aventura”, revelou. Em tempos de guerras, o exército foi o local onde Anne achou que encontraria um motivo significativo para viver.

“Tudo o que fizemos naqueles dois anos, no campo de batalha ou à retaguarda, descansando no acampamento, era nos extremos. Quando lutávamos, nós os fazíamos como loucos. Quando bebíamos, nós o fazíamos até perder o juízo. Juntos rodávamos de bar em bar, arremessando nossas garrafas de gim vazias nas vitrines das lojas”, relembrou.

Mas uma bala que atravessou o tornozelo do jovem soldado durante uma batalha o tirou da guerra. Estirado em uma maca de hospital de campanha na Indonésia, o jovem ouvia os médicos discutindo se os membros dele deveriam ser amputados ou não. “Minha grande aventura falhou. Pior, tinha vinte anos e descobri que não havia nenhuma aventura de verdade em nenhum lugar do mundo”, reconheceu. O destino de Anne estava traçado, nunca mais caminharia sem a ajuda de uma bengala.

Transformação

Mas um dia, um amigo encontrou uma pequena Bíblia no fundo da mochila do soldado e entregou a ele. “Nos dois anos e meio, desde que minha mãe me dera a Bíblia, eu nunca a abri”, reconheceu. Logo começou a devorar o livro e leu de uma vez todos os evangelhos captando pouco do profundo significado.

“Seria de fato verdade tudo aquilo?”, indagava-se. Mas os meses no hospital iam passando e o ressentimento pela nova realidade encontrou lugar no coração do holandês. “Tão logo fui capaz de andar, comecei a sair do hospital toda noite, após o jantar, para manquejar dolorosamente até o bar mais próximo e beber até esquecer de tudo”, contou.

Veja a entrevista com o irmão André

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Minicentro criacionista no Maranhão

Instalado em um Colégio Adventista do Maranhão, o minicentro criacionista permite aos alunos um contato prático e permanente com os argumentos científicos que fundamentam...

Japão: suicídio mata mais que covid-19

Efeitos da pandemia na saúde mental no Japão. Segundo a Agência Nacional de Polícia, o suicídio matou mais pessoas em outubro do que 10 meses de covid-19 no país. Saiba mais!

Um.sounds no single “Traços”

Projeto está disponível em todas as plataformas digitais

O versículo mais lido de 2020!

O versículo campeão de leitura em 2020 é baseado em Isaías 41:10: “Portanto, não temais, pois estou contigo..." Saiba mais!

Mirna Borges: Finanças, planejamento e controle

Uma das principais influenciadoras de finanças no Brasil, Mirna Borges, dá dicas de como sair do vermelho, acertar as contas e ter uma vida mais próspera com o dinheiro, através de princípios bíblicos. Confira!

Rodolfo Abrantes canta “Temos Tempo”

Além de um clipe no Youtube, canção, que tem autoria de Rodolfo Abrantes, está disponível em todas as plataformas de música

Comunhão Digital

- Publicidade -

Fique Por Dentro

Conferência Paixão pela Juventude 2020

Realizado pela Juventude Batista Brasileira, evento será online e acontece em duas datas. A primeira será neste sábado, 28, e a segunda, dia 5 de dezembro. Saiba mais!

Miniconferência on-line: “Fé e Ciência para Corpos e Mentes”

Cientistas cristãos brasileiros respondem questões de fé e ciência para corpos e mentes. Tema será abordado na mini Conferência online. Saiba mais!

Seminário de ciências bíblicas em edição virtual; começa hoje

Realizado há 20 anos pela Sociedade Bíblica do Brasil, evento incentiva o estudo e capacita líderes sobre o uso da Bíblia.

Grandes artistas do Brasil no “BH profetiza”

Realizado pela cantora Camila Campos, O BH profetiza vai reunir diversos cantores, entre eles Weslei Santos, Gai Sampaio, pastora Helena Tannure e outros. Evento será transmitido ao vivo, nesta terça-feira, 17 
- Publicidade -

Plugue-se

O versículo mais lido de 2020!

O versículo campeão de leitura em 2020 é baseado em Isaías 41:10: “Portanto, não temais, pois estou contigo..." Saiba mais!

Novo álbum musical do Missionário R. R. Soares

O álbum "Em O nome de Jesus", com 12  músicas inéditas, foi lançado depois de cinco anos. Primeiro single do projeto está disponível em todas as plataformas e Youtube

Wilson Witzel é batizado em igreja evangélica

O batismo ocorreu um dia antes de Witzel protocolar sua defesa no tribunal misto, que julga o processo de impeachment dele. Saiba mais!

3 palavrinhas é indicado ao premio Gerando Salvação

Na categoria “Projeto Infantil”, o 3 palavrinhas, que é considerado o maior canal infantil gospel do mundo, concorre ao lado de Aline Barros e outras estrelas do segmento. Saiba mais!