26.5 C
Vitória
quinta-feira, 26 novembro 2020

Irã liberta cristãos presos por sua fé

Leia também

Manifestantes que ameaçaram Alexandre têm prisão decretada

Com uso de um megafone, com carros parados na calçada cobertos com a bandeira do Brasil, os manifestantes xingavam Moraes

Comissão confirma audiência com Pazuello sobre testes

Os dados sobre prazo de validade dos testes estão registrados em documentos internos do próprio ministério

AstraZeneca admite erro de dosagem em vacina

Os reguladores dos Estados Unidos estabeleceram como padrão para a autorização de vacinas a eficácia de 50%

O país tem dezenas de líderes cristãos presos por se reunirem em casa para cultuar a Deus. Amin Khaki foi libertado após 3 anos de prisão. Confira!

A comunidade cristã no Irã está em festa após a libertação definitiva de Amim Khaki. Desde o dia 2 de março, Amim já estava fora da prisão, sob fiança, devido a Covid-19.

“Ele estava em sua casa, quando recebeu uma ligação das autoridades iranianas dizendo que não precisava regressar à prisão, pois sua pena foi revogada e ele estava definitivamente livre”, conta um colaborador da Portas Abertas que atua no país.

Amim foi preso em 2017, junto com outros 4 cristãos, quando agentes da polícia iraniana invadiu sua casa em Rasht. Numa audiência, em março de 2019, ele foi condenado a catorze meses de prisão por “propaganda contra o regime e estabelecimento de igrejas domésticas”. Os outros cristãos, presos com ele, foram sentenciados a quatro meses de prisão por “propaganda contra o governo”. Eles foram libertados em outubro do mesmo ano, quando a sentença foi cumprida.

Amim seguiu preso até o março deste ano, quando pagou uma fiança de 50 milhões de tomans (cerca de 15 mil reais), pago em caução. Após sua libertação definitiva, ele espera reaver o caução que pagou na ocasião da Covid-19.

Outro cristão que também foi libertado definitivamente, após um período de liberação pelo Covid-19 e pagamento de caução foi Rokhsarem Ghanbari que também cumpria sentença por “propaganda contra o sistema”.

A comunidade cristã do Irã está muito feliz com a libertação destes dois irmãos, líderes de igrejas domésticas, mas ainda aguardam a libertação de outros tantos líderes presos por esses mesmos motivos.

Ore pelo Irã

Apesar de estarem em festa pela libertação de Roksharem e Amim, a família pede orações para que eles possam reaver as quantias pagas em caução para a libertação em decorrência do Covid-19.

Outra preocupação é que esses líderes possam restabelecer emocional e espiritualmente e retomar sua vida e atividades normais, que vinham fazendo antes de suas prisões.

Os outros cristãos, que continuam em prisões no Irã, estão expostos à infecção do Coronavírus. Ore para que eles sejam protegidos por Deus e possam testemunhar do amor e cuidado do Pai durante este tempo. Ore também para que, se for da vontade de Deus, que eles também sejam libertados.

O Irã é o 9º país na Lista Mundial da Perseguição 2020, que classifica os países que mais perseguem cristãos no mundo. O cristianismo no país é composto basicamente por igrejas domésticas e seus líderes são, em sua maioria, presos por motivos torpes, como propaganda contra o sistema ou estabelecimento de igrejas domésticas. Neste tempo de isolamento social em que vive o Irã, ore para que esses irmãos não desfaleçam em sua fé e permaneçam firmes em seguir a Jesus.

*Da Redação, com informações do Portas Abertas. 

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Como prosseguir em meio ao luto?

Alba, cristã colombiana, compartilha a dificuldade em realizar coisas cotidianas após a perda do marido por conta da perseguição. Saiba mais!

Chicoteado por beber vinho na santa ceia

É o segundo caso em um mês quem um cristão é chicoteado por beber vinho no Irã. Saiba mais!

A esperança não decepciona! Live DIP 2021 é hoje

A Missão Portas Abertas fará Live de lançamento do DIP 2021, hoje, às 19 horas para dar detalhes sobre o Domingo da igreja Perseguida. Saiba mais!

Como explicar a perseguição aos cristãos para crianças?

Material da missão Portas Abertas conta a história de crianças que enfrentam a perseguição em países hostis ao cristianismo. Saiba mais!

Igrejas incendiadas no Chile: “repudiável”, diz Marco Cruz

O secretário-geral da Portas Abertas, chamou os ataques as igrejas do Chile no domingo, 18, de "reprovável". Saiba mais!

Esperança de mudança no Irã a partir das crianças

Uma revista infantil com uma coleção de histórias coloridas, jogos e imagens, vai despertar nas crianças iranianas um maior comprometimento com o evangelho. Saiba mais!

Comunhão Digital

- Publicidade -

Fique Por Dentro

Miniconferência on-line: “Fé e Ciência para Corpos e Mentes”

Cientistas cristãos brasileiros respondem questões de fé e ciência para corpos e mentes. Tema será abordado na mini Conferência online. Saiba mais!

Seminário de ciências bíblicas em edição virtual; começa hoje

Realizado há 20 anos pela Sociedade Bíblica do Brasil, evento incentiva o estudo e capacita líderes sobre o uso da Bíblia.

Grandes artistas do Brasil no “BH profetiza”

Realizado pela cantora Camila Campos, O BH profetiza vai reunir diversos cantores, entre eles Weslei Santos, Gai Sampaio, pastora Helena Tannure e outros. Evento será transmitido ao vivo, nesta terça-feira, 17 

Conferência pastoral Fidelidade Extrema

Realizado pela Associação Evangelística Billy Graham, a Conferência começou hoje, 13 e vai até amanhã. Saiba mais!
- Publicidade -

Plugue-se

Natal dos Ribeirinhos! Ajude as comunidades da Amazônia

Ação, que realizada pela Sociedade Bíblica do Brasil, faz parte da campanha Luz na Amazônia, que promove assistência integral às comunidades ribeirinhas. Saiba mais!

Fernandinho e os 16 anos de Ministério pastoral

Uma das maiores referências musicais no mercado gospel, Fernandinho, completou 16 anos de ministério pastoral: "Quero continuar servindo ao meu Deus e à Sua Igreja!", escreveu o cantor

Primeira brasileira a presidir Tribunal de Apelações da ONU

“Na presidência, quero tentar honrar essa tradição brasileira de boa diplomacia, com respeitabilidade honestidade e boa-fé”, disse a magistrada

Deive Leonardo grava última série do ano: Confira!

Gravação será no dia 12 de dezembro, em São José do Rio Preto (SP). Saiba mais!