29.7 C
Vitória
quarta-feira, 28 outubro 2020

Irã: apesar da perseguição, população cristã passa de 1 milhão

Leia também

Emprego na construção volta a crescer, revela CNI

No mês passado, o nível da atividade da construção apresentou alta pelo segundo mês consecutivo, alcançando 51,2 pontos

Drones para fiscalização de crimes eleitorais

Os drones possuem câmeras com mecanismo de aproximação para identificar suspeitos, placas de veículos, entregas de santinhos e situações de compra de votos

Comunicações suspeitas ao Coaf aumentaram 40%, diz Febraban

Segundo presidente da Febraban, houve um crescimento "exponencial" de fraudes bancárias e tentativas de desvios de verbas públicas

Pesquisa feita pela GAMAAN, um grupo de pesquisa com sede na Holanda, mostrou que a população cristã do Irã passa de 1 milhão, mesmo com as barreiras do cristianismo

Cresce o cristianismo no Irã! Segundo uma nova pesquisa realizada com 50 mil iranianos (sendo 90% deles residentes no Irã), 1,5% se identificam como cristãos. O levantamento foi feito pelo GAMAAN, um grupo de pesquisa com sede na Holanda.

De acordo com o GAMAAN, o número de cristãos no Irã é “sem dúvida na ordem de várias centenas de milhares e está crescendo além de um milhão”. Ao observar a população de  50 milhões de adultos alfabetizados, pelo menos 750 mil seguidores de Cristo.

Os cristãos armênios e assírios tradicionais no Irã somam 117.700, de acordo com as últimas estatísticas do governo. Especialistas cristãos entrevistados pelo site Christianity Today expressaram pouca surpresa. Mas os dados podem fazer uma diferença significativa para a igreja iraniana.

“Com a falta de dados adequados, a maioria dos grupos de defesa internacional expressou um grau de dúvida sobre a extensão do fenômeno de conversão no Irã”, disse Mansour Borji, diretor de pesquisa do Article 18, uma organização com sede no Reino Unido dedicada à promoção da liberdade religiosa no Irã.

Pesquisa

A pesquisa foi conduzida por professores de respeitadas universidades holandesas das cidades de Tilburg e Utrecht. Segundo a GAMAAN, o cristianismo cresce em uma sociedade cada vez mais secularizada no Irã. Apenas 32% dos entrevistados se identificaram como muçulmanos xiitas, embora, oficialmente, o Irã estime seu número em 95%.

“A verdadeira notícia não é o número de cristãos. É a secularização massiva da sociedade iraniana como um todo”, disse Johannes de Jong, diretor do think tank Sallux, afiliado ao Movimento Político Cristão Europeu.

“O Islã no Irã é um sistema político, não uma fé adotada pela maioria. Um Irã livre veria uma implosão do Islã e um aumento muito significativo do cristianismo, zoroastrismo e ateísmo”, disse de Jong, que trabalhou com iranianos em processo de asilo nos últimos 20 anos.

Religião

A pesquisa já confirma isso. Os ateus são 9% da população, enquanto 22% não são vinculados a nenhuma religião. Os seguidores do zoroastrismo, religião fundada na antiga Pérsia, são 7% — embora isso possa indicar um nacionalismo persa, em vez de um verdadeiro sistema de crença.

Quase metade (47%) das pessoas que costumavam ser religiosas, já não são mais. Seis em cada 10 iranianos nasceram em uma família religiosa, mas 6 em cada 10 já não fazem suas orações diárias.

Outros 68% dos pesquisados não querem a legislação do Irã baseada na religião; 71% não concordam que as instituições religiosas sejam financiadas pelo Estado (71%) e 73% não apoia a cobertura obrigatória da cabeça. A maioria (58%) não acredita no uso da hijab.

Desafios da igreja

Embora isso possa parecer um campo fértil para a pregação do Evangelho, David Yeghnazar, da Elam Ministries, alerta contra os “pés de barro” do secularismo. Por exemplo, quase 4 em cada 10 iranianos (37%) bebem álcool — o que é proibido no Islã.

“Os iranianos são atraídos pelo cristianismo porque pensam que é parte integrante do Ocidente livre, secular e democrático”, disse ele. “É importante que as agências cristãs tirem o cristianismo desse molde”.

Yeghnazar também foi cauteloso ao endossar as estatísticas da pesquisa como uma estimativa verdadeira do corpo de Cristo. Ele acredita que em uma pesquisa secular, “cristão” pode implicar em qualquer coisa, desde uma “atração vaga” a um “amor genuíno por Cristo e um conhecimento crescente das Escrituras”.

Mansour Borji concorda, alertando para um risco de que o crescimento da igreja esteja ultrapassando o discipulado. “Mas o problema é exasperado pelo fato de que muitos líderes estão agora na prisão ou foram forçados a deixar o país”, disse.

Se o crescimento exponencial das igrejas domésticas não acompanhar as conversões, a TV via satélite busca preencher essa lacuna. Mas isso é o suficiente? “Sem uma comunhão e discipulado face a face, o futuro da Igreja iraniana permanece incerto”, lamenta Ansari. “O isolamento é o maior inimigo do crescimento da igreja”

*Com informações de Christianity Today

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Quando Deus é a fonte do equilíbrio em campo e da força emocional

Sucesso na Liga dos Campeões da Europa, o goleiro Keylor Navas, 33 anos, dirige estudos bíblicos com um grupo de 10 pessoas em Paris.

Clovis Pinho, o que vem por aí?

Novo single de Clovis Pinho deve chegar ao mercado em novembro. Saiba mais!

Fé dos pais e as práticas religiosas dos adolescentes

Pesquisa americana revela dados sobre a crença dos adolescentes e como a fé dos pais influencia suas práticas religiosas. Saiba mais!

Herança cultural e histórica cristã no Iraque

Novos selos no Iraque apresentam imagens de igrejas cristãs. Confira!

Paulo Oliveira: Toda crise é boa para quem é pequeno

Como será de agora em diante para a economia, a política e a educação? E onde a Igreja entra nisso? Confira a entrevista com Paulo Oliveira, presidente do Instituto Renovo

Um ato de coragem que custou a vida!

Líder de uma igreja no Reino Unido, John Rees, 88 anos, foi esfaqueado no rosto e espancado até a morte depois de tentar impedir o ataque a uma enfermeira. Saiba mais!

Comunhão Digital

- Publicidade -

Fique Por Dentro

Semana dos manuscritos do Mar Morto; Saiba mais!

Arqueólogos e especialistas vão apresentar um dos mais impactantes achados da humanidade, na semana dos manuscritos do Mar Morto. Evento, que começa nesta segunda,19, é gratuito!

Live Solidária “Um Com Eles” em Libras

A live solidária, realizada pela Portas Abertas, será transmitida pelo Facebook, e estará acessível a todos que entendem a língua brasileira de sinais. Saiba mais!

Desafio Superação em corrida virtual; É neste domingo, 18

Em alusão ao Outubro Rosa, o Desafio Superação vai mobilizar mulheres cristãs de todo o Brasil em prol da saúde. Saiba mais!

Vovô Raul Gil recebe artistas gospel em live; Saiba mais

A live gospel do Vovô Raul Gil será no dia 21 de outubro e vai reunir personalidades e artistas evangélicos. Saiba mais!
- Publicidade -

Plugue-se

Clovis Pinho, o que vem por aí?

Novo single de Clovis Pinho deve chegar ao mercado em novembro. Saiba mais!

“Sentido” é o novo álbum musical de Leonardo Gonçalves

Gravado em Praga, na República Tcheca, álbum conta as canções que marcaram os mais de 20 anos de carreira de Leonardo Gonçalves

Respostas simples para questões complexas sobre a fé cristã

"Cristianismo bem explicado" é o quarto livro da série da Mundo Cristão, dedicada a esclarecer pontos difíceis sobre convívio social, Bíblia e teologia.

Kemuel fará reality; Novidade será anunciada em live

Isadora Pompeo, Rebeca Carvalho, Sarah Beatriz, Neil Barreto, Felipe Vilela e Pyero Tavolazzi são alguns dos convidados da live com Kemuell neste domingo, 25