23.9 C
Vitória
sábado, 19 setembro 2020

Irã: dificuldade de manutenção de acordo nuclear

Leia também

Anvisa autoriza que Pfizer dobre número de voluntários em testes para vacina

O laboratório informou que vai expandir o número de participantes do estudo para a vacina, chegando a cerca de 44 mil participantes

Fumaça do Pantanal que chega a SP pode agravar casos de doenças respiratórias

Outra recomendação que Cardenuto indica é a de evitar aglomerações, uma medida que já deveria ser cumprida em função do novo coronavírus

Lava Jato denuncia Cabral e Bezerra por propinas em contratos do DER

Segundo a peça, registros contábeis apreendidos com o operador de Cabral na Calicute mostram que Maciste efetuou, entre 2011 e 2017

O presidente do Irã, Hassan Rohani, disse nesta quinta-feira (16) que seu país está enriquecendo mais urânio a cada dia do que antes da assinatura do acordo nuclear

Após França, Alemanha e Reino Unido abrirem a porta para abandonar o pacto nuclear iraniano na última terça-feira (14), o ministro das relações exteriores do Irã garantiu que “responderá adequada e decisivamente” a qualquer “medida mal-intencionada e não construtiva” dos três países europeus que assinaram o acordo nuclear de 2015.

Os países recorreram ao mecanismo de solução de diferenças. Eles alegaram o “não cumprimento” dos compromissos por parte do Irã. De acordo com o Ministério das Relações Exteriores, o Irã está “totalmente preparado para enfrentar qualquer tipo de esforço construtivo para manter este importante acordo internacional”.

A declaração também enfatizou que a ação dos três países europeus é “completamente passiva e fraca”, já que o mecanismo de solução de diferenças foi ativado há mais de um ano pelo Irã.

O governo iraniano alertou que eles devem “estar preparados para aceitar suas consequências” caso, “em vez de tentarem cumprir suas obrigações, continuem no caminho da submissão aos EUA ou queiram tirar proveito do processo de solução de diferenças”.

O ministro, Mohammad Javad Zarif, pediu pelo Twitter para que o chamado E3 (França, Reino Unido e Alemanha) “reúna a coragem para cumprir as próprias obrigações”.

“Durante 20 meses, o E3 – seguindo a política de apaziguamento do Reino Unido – curvou-se perante o discurso americano. O E3 pode salvar o acordo, mas não apaziguando o acossador e pressionando a parte que o cumpre”, argumentou.

PRESIDENTE

O presidente do Irã, Hassan Rohani, disse nesta quinta-feira (16) que “estamos enriquecendo mais urânio do que antes do acordo nuclear de 2015”, disse o mandatário durante um discurso.

No dia (5) de janeiro, Teerã anunciou que deixou de cumprir na prática as limitações impostas ao seu programa atômico, incluindo os níveis de enriquecimento de urânio, na quinta e última etapa de sua gradual redução na implementação de suas obrigações.

Durante uma sessão da Assembleia Geral do Banco Central do Irã, Rohani disse que o diálogo com o mundo é complicado, mas “possível”, em meio a uma crescente tensão com os EUA e a Europa.

“Como chefe do Conselho Supremo de Segurança Nacional, cuido da segurança e evito diariamente confrontos militares. Se não prestar atenção todos os dias, a distância entre guerra e paz é apenas uma bala”, explicou.

CRISE NO IRÃ

O presidente do Irã disse que superar esta crise com Washington “não será possível sem a resistência e firmeza de uma nação unida”, ciente das divisões internas e críticas ao sistema islâmico que surgiram após o Irã ter abatido por engano um avião ucraniano com 176 pessoas a bordo.

A nova escalada de tensão entre o Irã e EUA explodiu com o assassinato, em Bagdá, do general iraniano Qasem Soleimani, onde Teerã respondeu com um ataque a uma base militar no Iraque com a presença de tropas americanas.

*Da redação, com informação da Agência EFE


LEIA MAIS 

Ânimos acirrados: conflitos entre Irã e EUA 
“Sepâh”: A perseguição religiosa no Irã 
Seguir a Jesus no Irã é uma escolha perigosa 

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Após 50 anos, pastor Charles Stanley deixa o cargo

Antigo pregador da Primeira Igreja Batista de Atlanta, nos EUA, pastor Charles Stanley, 87 anos, se aposentou do cargo que atuou por 50 anos. Saiba mais!

Fé e coragem! Menino de 5 anos emociona soldado ao orar

Ato de fé e coragem do menino de 5 anos foi compartilhado nas redes sociais do soldado Dan Otterson, que integra a Força Nacional. Saiba mais!

EUA parabenizam Brasil por Dia da Independência

Nota assinada pelo secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeo, diz que os dois países trabalham pela promoção da democracia e dos direitos humanos.

Irã: apesar da perseguição, população cristã passa de 1 milhão

Pesquisa feita pela GAMAAN, um grupo de pesquisa com sede na Holanda, mostrou que a população cristã do Irã passa de 1 milhão, mesmo com as barreiras do cristianismo.

“Infidel”: cristãos perseguidos no Oriente Médio

Em um podcast cristão, Jim Caviezel falou sobre o seu novo filme, que está com estreia marcada para 18 de setembro nos EUA. Saiba mais!

Casos de covid estão se estabilizando no Brasil e nos EUA, diz diretora da Opas

Carissa Etienne destacou que a doença, hoje ainda pandêmica, estará presente no mundo por anos - por isso, a ampliação de sistemas de saúde e o aumento de médicos por habitantes se faz fundamental

Comunhão Digital

- Publicidade -

Fique Por Dentro

Live solidária: artistas em favor da Igreja Perseguida

Denominado de "Seja um com eles", a live solidária é um grito de ajuda a igreja perseguida. Paulo César Baruk, Rebeca Nemer, Eyshila, André Aquino são alguns dos convidados. Saiba mais!

Arte da Graça em casa; Conscientização do setembro amarelo

Em formato online, o evento une shows e workshops incentivando a tolerância, paz e música. Saiba mais!

Aquecimento Sepal 2020, com Edméia Williams e Rodrigo Gomes

Transmissão acontecerá nesta segunda-feira, 14 de setembro, às 19 horas. Saiba como participar!

Encontro nacional Renas: “Ser criança em tempos de incerteza”

É a 13ª edição do Encontro Nacional da Rede Evangélica Nacional de Ação Social (Renas). Evento, que acontece em outubro, será online. Saiba mais!
- Publicidade -

Plugue-se

Kemuel e Priscilla Alcântara conquistam Platina Triplo

Platina Triplo é uma certificação pelo grande alcance que as canções dos artistas tiveram nas plataformas digitais de música Nesta quinta-feira, 17, Kemuel e Priscilla...

Ajude um cego a ler a Bíblia e ter a vida transformada

A iniciativa quer distribuir a Bíblia para cegos em todo o Brasil e promover a acessibilidade para pessoas com deficiência visual. Saiba mais!

Amanda Loyola, floresce uma potência vocal do gospel

Artista capixaba, que ficou conhecida ao participar do quadro Jovens Talentos, do Programa Raul Gil, já lançou três canções pela Sony.

Brasil está lendo menos, mas a Bíblia ainda é o livro preferido

Apesar dos leitores brasileiros estarem lendo menos, pesquisa "Retratos da leitura" apontou que a Bíblia continua sendo o livro preferido dos brasileiros. Saiba mais!