22.6 C
Vitória
quinta-feira, 16 julho, 2020

Comece 2020 investindo no seu casamento

Leia também

Paulo Guedes testa negativo para covid-19, informa ministério

Ministro fez dois testes e resultados foram negativos. Saiba mais!

FGV: índice de confiança empresarial sobe 7,3 pontos em julho, diz prévia extra

Entre os setores que compõem o ICE, a mais intensa elevação ocorreu na indústria. Saiba mais!

Canadá se aproxima de zero em número de mortes por covid-19

Com reabertura, autoridades manifestam receio de nova onda. Confira!

Casamento dá trabalho, mas é o melhor trabalho do mundo

Assim, Deus criou os seres humanos à sua própria imagem, à imagem de Deus os criou; homem e mulher os criou. Então Deus os abençoou e disse: “Sejam férteis e multipliquem-se. Encham e governem a terra. Dominem sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu e sobre todos os animais que rastejam pelo chão” (Gn 1:27-28).

Trabalho, bendito trabalho! Deus nos criou para representá-lo, para dominar, para nos multiplicarmos, para governar e cuidar desse complexo e deslumbrante ambiente que nós aprendemos a chamar de Terra! Sim, o Senhor nos chamou para a ação, para o movimento, para a execução de tarefas e responsabilidades. O trabalho ficou complicado depois que o ser humano resolveu andar separado de Deus e decidir por si mesmo o que está certo e o que está errado, mas, em seu início, o trabalho era sinônimo de deleites.

Em Gênesis 1, o ser humano é coletivo, recebe benditas atribuições e em Gênesis 2, há uma descrição de como foi o processo: O Senhor Deus disse: “Não é bom que o homem esteja sozinho. Farei alguém que o ajude e o complete” (Gn 2:18).

O homem (macho) é incapaz de cumprir as tarefas por si só. Precisa da mulher. Como multiplicar-se sozinho? Como governar com sensibilidade e justiça sem uma mulher ao seu lado, que é mais atenta aos relacionamentos, que percebe e lê por intuição, por exemplo? O homem, portanto, precisa unir-se, precisa se casar! “Por isso o homem deixa pai e mãe e se une à sua mulher, e os dois se tornam um só” (Gn 2:24).

Homem e mulher estabeleceram uma parceira, um contrato, uma aliança, que hoje nós chamamos de casamento! Por isso, gostaria de desafiar você, meu leitor ou minha leitora, a começar o seu ano investindo na estrutura que possibilita a você e ao seu cônjuge obedecer a Deus com a sua vida de trabalho, que inclui abraçar um filho desanimado; distribuir tarefas para outro; trocar fraldas; fazer compras; cozinhar; ganhar dinheiro; ouvir; aconselhar; buscar o diálogo sexual. Tudo é trabalho que é realizado com leveza e eficiência quando o casamento está alinhado.

Deixe-me dar algumas sugestões:

– Programe umas férias (se necessário, jogue mais para a frente) em que sua esposa e você não precisem realizar tarefas ordinárias. Por exemplo, se você é cozinheiro, programe férias longe da cozinha; se vocês são programadores de computador, fiquem longe das máquinas.

– Programe encontros mensais com seu cônjuge (uma saída por mês, só vocês dois).

– Pergunte o que não deu certo em 2019 e depois organize-se para ajudar o seu cônjuge com essa questão.

– Pergunte o que ele mais gostou em 2019 e façam planos para repetir.

– Faça pequenas renovações, segundo o seu orçamento permitir: pintura da casa, troca de móveis, roupas novas, roupas de cama, ou o que puder trazer novo ânimo. Sempre que um dos dois perceber aquele novo objeto, saberá que o casamento ainda está vivo e agradável.

– Façam planos para os filhos. Conversem sobre eles e organizem-se para abençoá-los ainda mais, mesmo que tal bênção seja um castigo. O importante é exercer excelência nessa tarefa tão agradável e compensadora.

– Por último e a mais importante. Combinem de orar juntos. Que sejam cinco minutos de oração antes de se deitar! Mas orem. Se já têm o hábito, que tal acrescentar um texto em que Deus falou com você? Busquem ao Senhor juntos, pois vocês trabalham para Ele!

Casamento dá trabalho, mas é o melhor trabalho do mundo. Organize-se, empenhe-se, doe-se e faça do seu lar um pedacinho do céu na terra, um jardim, onde o Senhor tem prazer de compartilhar e manifestar toda a sua bondade e graça. Bom casamento, bom trabalho, bom 2020.


Josué Gonçalves é presidente do Ministério Família Debaixo da Graça

- Continua após a publicidade -

Comunhão Digital

- Continua após a publicidade -

Fique Por Dentro

Aline Barros se une a artistas em live solidária

Entre os cantores que participam do evento estão Cassiane, Bruna Karla, Fernandinho, Fernanda Brum e outros

Amigos e artistas “Juntos pelo sertão” drive-in

Evento, que será realizado no dia 14 de julho, vai reunir artistas e preletores como Aline Barros, Isaías Saad, Gabriel Guedes, Juliano Son, Eli Soares, Hernandes Dias Lopes e outros.

Show drive-in do 3 Palavrinhas esse mês; Saiba mais!

O grupo infantil 3 palavrinhas vai se apresentar na Arena Sessions, no estádio Allianz Parque, em São Paulo dia 19 de julho Atenção criançada! O...

Artistas cristãos na ação social “Eu Soul VC”

Entre os artistas cristãos confirmados estão Casa Worship, Renascer Praise, André e Felipe, Rebeca Carvalho e Leandro Borges

Plugue-se

Podcast Mergulhe na Palavra, a Bíblia livro por livro

Dirigido pelo pastor Lécio Dornas, da Igreja da Família, em Windermere-Flórida, EUA, o podcast aborda a essência da Bíblia livro por livro

Bíblia Textual: originalidade da Palavra de Deus

A Bíblia Textual chega ao mercado depois de nove anos e três meses de pesquisa, tradução e revisões

Arte e adoração na igreja evangélica brasileira

Nada é mais importante que a adoração na igreja, pois é a mensagem do evangelho em música

“Deus poupou minha vida”, declara Samuel Santos

Samuel Santos, da dupla Daniel e Samuel teve melhora em seu quadro de saúde e já deixou a UTI do hospital. Em um vídeo,...