25.2 C
Vitória
quarta-feira, 28 outubro 2020

Comece 2020 investindo no seu casamento

Leia também

Drones para fiscalização de crimes eleitorais

Os drones possuem câmeras com mecanismo de aproximação para identificar suspeitos, placas de veículos, entregas de santinhos e situações de compra de votos

Comunicações suspeitas ao Coaf aumentaram 40%, diz Febraban

Segundo presidente da Febraban, houve um crescimento "exponencial" de fraudes bancárias e tentativas de desvios de verbas públicas

Petrobras aprova guia de conduta ética para fornecedores

O guia reforça ainda que os fornecedores devem promover condições dignas e seguras de trabalho aos seus empregados

Casamento dá trabalho, mas é o melhor trabalho do mundo

Assim, Deus criou os seres humanos à sua própria imagem, à imagem de Deus os criou; homem e mulher os criou. Então Deus os abençoou e disse: “Sejam férteis e multipliquem-se. Encham e governem a terra. Dominem sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu e sobre todos os animais que rastejam pelo chão” (Gn 1:27-28).

Trabalho, bendito trabalho! Deus nos criou para representá-lo, para dominar, para nos multiplicarmos, para governar e cuidar desse complexo e deslumbrante ambiente que nós aprendemos a chamar de Terra! Sim, o Senhor nos chamou para a ação, para o movimento, para a execução de tarefas e responsabilidades. O trabalho ficou complicado depois que o ser humano resolveu andar separado de Deus e decidir por si mesmo o que está certo e o que está errado, mas, em seu início, o trabalho era sinônimo de deleites.

Em Gênesis 1, o ser humano é coletivo, recebe benditas atribuições e em Gênesis 2, há uma descrição de como foi o processo: O Senhor Deus disse: “Não é bom que o homem esteja sozinho. Farei alguém que o ajude e o complete” (Gn 2:18).

O homem (macho) é incapaz de cumprir as tarefas por si só. Precisa da mulher. Como multiplicar-se sozinho? Como governar com sensibilidade e justiça sem uma mulher ao seu lado, que é mais atenta aos relacionamentos, que percebe e lê por intuição, por exemplo? O homem, portanto, precisa unir-se, precisa se casar! “Por isso o homem deixa pai e mãe e se une à sua mulher, e os dois se tornam um só” (Gn 2:24).

Homem e mulher estabeleceram uma parceira, um contrato, uma aliança, que hoje nós chamamos de casamento! Por isso, gostaria de desafiar você, meu leitor ou minha leitora, a começar o seu ano investindo na estrutura que possibilita a você e ao seu cônjuge obedecer a Deus com a sua vida de trabalho, que inclui abraçar um filho desanimado; distribuir tarefas para outro; trocar fraldas; fazer compras; cozinhar; ganhar dinheiro; ouvir; aconselhar; buscar o diálogo sexual. Tudo é trabalho que é realizado com leveza e eficiência quando o casamento está alinhado.

Deixe-me dar algumas sugestões:

– Programe umas férias (se necessário, jogue mais para a frente) em que sua esposa e você não precisem realizar tarefas ordinárias. Por exemplo, se você é cozinheiro, programe férias longe da cozinha; se vocês são programadores de computador, fiquem longe das máquinas.

– Programe encontros mensais com seu cônjuge (uma saída por mês, só vocês dois).

– Pergunte o que não deu certo em 2019 e depois organize-se para ajudar o seu cônjuge com essa questão.

– Pergunte o que ele mais gostou em 2019 e façam planos para repetir.

– Faça pequenas renovações, segundo o seu orçamento permitir: pintura da casa, troca de móveis, roupas novas, roupas de cama, ou o que puder trazer novo ânimo. Sempre que um dos dois perceber aquele novo objeto, saberá que o casamento ainda está vivo e agradável.

– Façam planos para os filhos. Conversem sobre eles e organizem-se para abençoá-los ainda mais, mesmo que tal bênção seja um castigo. O importante é exercer excelência nessa tarefa tão agradável e compensadora.

– Por último e a mais importante. Combinem de orar juntos. Que sejam cinco minutos de oração antes de se deitar! Mas orem. Se já têm o hábito, que tal acrescentar um texto em que Deus falou com você? Busquem ao Senhor juntos, pois vocês trabalham para Ele!

Casamento dá trabalho, mas é o melhor trabalho do mundo. Organize-se, empenhe-se, doe-se e faça do seu lar um pedacinho do céu na terra, um jardim, onde o Senhor tem prazer de compartilhar e manifestar toda a sua bondade e graça. Bom casamento, bom trabalho, bom 2020.


Josué Gonçalves é presidente do Ministério Família Debaixo da Graça

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Clovis Pinho, o que vem por aí?

Novo single de Clovis Pinho deve chegar ao mercado em novembro. Saiba mais!

Fé dos pais e as práticas religiosas dos adolescentes

Pesquisa americana revela dados sobre a crença dos adolescentes e como a fé dos pais influencia suas práticas religiosas. Saiba mais!

Herança cultural e histórica cristã no Iraque

Novos selos no Iraque apresentam imagens de igrejas cristãs. Confira!

Um ato de coragem que custou a vida!

Líder de uma igreja no Reino Unido, John Rees, 88 anos, foi esfaqueado no rosto e espancado até a morte depois de tentar impedir o ataque a uma enfermeira. Saiba mais!

Assista “Bom perfume”, de Gabi Sampaio

Música, que é uma releitura, tem participação especial de André Aquino. Canção integra o EP Luz!

“Sentido” é o novo álbum musical de Leonardo Gonçalves

Gravado em Praga, na República Tcheca, álbum conta as canções que marcaram os mais de 20 anos de carreira de Leonardo Gonçalves

Comunhão Digital

- Publicidade -

Fique Por Dentro

Semana dos manuscritos do Mar Morto; Saiba mais!

Arqueólogos e especialistas vão apresentar um dos mais impactantes achados da humanidade, na semana dos manuscritos do Mar Morto. Evento, que começa nesta segunda,19, é gratuito!

Live Solidária “Um Com Eles” em Libras

A live solidária, realizada pela Portas Abertas, será transmitida pelo Facebook, e estará acessível a todos que entendem a língua brasileira de sinais. Saiba mais!

Desafio Superação em corrida virtual; É neste domingo, 18

Em alusão ao Outubro Rosa, o Desafio Superação vai mobilizar mulheres cristãs de todo o Brasil em prol da saúde. Saiba mais!

Vovô Raul Gil recebe artistas gospel em live; Saiba mais

A live gospel do Vovô Raul Gil será no dia 21 de outubro e vai reunir personalidades e artistas evangélicos. Saiba mais!
- Publicidade -

Plugue-se

Clovis Pinho, o que vem por aí?

Novo single de Clovis Pinho deve chegar ao mercado em novembro. Saiba mais!

“Sentido” é o novo álbum musical de Leonardo Gonçalves

Gravado em Praga, na República Tcheca, álbum conta as canções que marcaram os mais de 20 anos de carreira de Leonardo Gonçalves

Respostas simples para questões complexas sobre a fé cristã

"Cristianismo bem explicado" é o quarto livro da série da Mundo Cristão, dedicada a esclarecer pontos difíceis sobre convívio social, Bíblia e teologia.

Kemuel fará reality; Novidade será anunciada em live

Isadora Pompeo, Rebeca Carvalho, Sarah Beatriz, Neil Barreto, Felipe Vilela e Pyero Tavolazzi são alguns dos convidados da live com Kemuell neste domingo, 25