30.6 C
Vitória
sexta-feira, 26 fevereiro 2021

MP investiga doações de áreas públicas para igrejas

As investigações acontecem em Palmeirópolis, Tocantins. Segundo promotor responsável pelo caso, as doações para igrejas “não atendem interesse público”

O Ministério Público do Tocantins (MPTO) instaurou três inquéritos para apurar supostas doações irregulares de áreas públicas pela Prefeitura de Palmeirópolis para três igrejas evangélicas.

Conforme órgão, as doações foram autorizadas por três leis municipais. Todas de 2015. Os inquéritos foram instaurados pelo promotor Célem Guimarães Guerra Júnior, da Promotoria de Justiça de Palmeirópolis.

Ele argumenta que a ordem constitucional em vigor estabelece a separação total entre Estado e Igreja, e a Administração Pública deve observar os princípios constitucionais, sobretudo, no caso, o da legalidade, da moralidade, da impessoalidade e da laicidade do Estado.

O promotor explica que o Poder Público até pode incentivar ou fomentar alguma atividade desenvolvida por instituições, grupos ou agentes religiosos, desde que presente o interesse público e atendidos os critérios estabelecidos por lei. “O que não ocorre no caso em exame”, frisou.

Proibição

Em outro ponto, ele também argumenta que a Constituição proíbe o Estado de estabelecer cultos ou subvencioná-los, e a destinação de área pública para a construção de templo religioso não atende o interesse público, mas sim o interesse da própria igreja e de seus fiéis.

“É inegável que saíram feridos com tal iniciativa doações alguns princípios que são de observância compulsória, a exemplo da moralidade, impessoalidade, finalidade, motivação, eficiência e interesse público, isso sem falar que a regularidade da doação dependeria ainda da prévia realização de licitação”, disse.

Célem Guimarães afirma nos inquéritos que, se necessário, o MPTO vai propor recomendações, termo de ajustamento de conduta ou outras medidas cabíveis, inclusive ação civil pública, para regularizar a situação.

O Ministério Público já recomendou que a presidência da Câmara de Palmeirópolis coloque em pauta a revogação ou anulação da Lei Municipal número 358/2015, que permitiu a doação de terreno para construção do templo de uma das igrejas.

*Da redação, com informações de AF Notícias

- Publicidade -

Matérias relacionadas

O escolhido: as crianças escolhem seus padrinhos

Organização cristã, Visão Mundial lançou um programa onde crianças escolhem padrinhos e madrinhas. A intenção é tirar as pessoas da pobreza. Saiba mais!

Netanyahu vira estrela de campanha de vacinação

O primeiro-ministro Benjamin Netanyahu convoca a população israelense para se vacinar e para combater as fake news antivacina. Saiba mais!

Natthália Gonçalves e sua admiração pelas histórias bíblicas

A atriz mirim, Natthália Gonçalves interpreta a personagem Chaya, na novela Gênesis, que é exibida pela TV Record

Espere o melhor e se prepare para o pior

Tanto na vida quanto no esporte existem muitas variáveis que não dominamos e que podem mudar o ritmo ou curso da nossa história, caso...

Já pensou em evangelizar um ladrão?

Enquanto era forçada pelo ladrão a dirigir, Leslie começou a orar em voz alta e falou ao assaltante sobre o amor de Jesus. Confira essa história!

“Pai, preciso de Ti”, com Damares

Música integram o álbum "Superação", lançado em março do ano passado pela Damares

Comunhão Digital

- Publicidade -

Fique Por Dentro

Voluntariado no exterior para jovens universitários; Saiba mais!

Organização IYF abre inscrições de voluntariado no exterior para jovens universitários A Organização International Youth Fellowship- IYF(comunhão internacional de jovens), é uma organização com base...

Franklin Graham no Brasil para o “Esperança Rio 2021”

Lançamento do "Esperança Rio 2021" será em Maio e em dezembro a ação evangelística, que terá participação do evangelista Franklin Graham. Saiba mais!

Deive Leonardo ministra em São Paulo fim de semana

O evangelista Deive Leonardo retorna com suas apresentações na capital Paulista nesta sexta-feira, 19 e neste sábado, em Barueri (SP). Saiba mais!

Começou a 23ª edição da Consciência Cristã; Saiba mais!

Consciência Cristã inicia hoje e reúne evangélicos para debater educação, fé, ciência e justiça social. Saiba mais!
- Publicidade -

Plugue-se

Natthália Gonçalves e sua admiração pelas histórias bíblicas

A atriz mirim, Natthália Gonçalves interpreta a personagem Chaya, na novela Gênesis, que é exibida pela TV Record

Deive Leonardo grava primeira série do ano em Florianópolis

Com o tema "Alvorecer", a primeira série gravada de Deive Leonardo promete levar a esperança de um recomeço e de um novo dia. Evento acontece no próximo sábado, 27. Saiba mais!

Cantora Amanda Wanessa sai da UTI

Pelas redes sociais, o marido da cantora, Dobson Santos contou que Amanda Wanessa foi transferida para o quarto: “o milagre está cada vez mais perto”, declarou. Saiba mais!

Deive Leonardo vai se apresentar em Brasília e Goiânia

O evangelista se apresenta na próxima terça-feira, 16, em Brasília e em Goiânia, prometendo trazer importantes reflexões para o público. Saiba mais!