30.6 C
Vitória
sexta-feira, 26 fevereiro 2021

A intimidade do casal e o bem-estar da família

Mais Artigos

Espere o melhor e se prepare para o pior

Tanto na vida quanto no esporte existem muitas variáveis que não dominamos e que podem mudar o ritmo ou curso da nossa história, caso...

A batalha é real

A batalha é dura e constante, precisamos estar com a armadura e sermos guerreiros obedientes a Deus

Os sinais cada vez mais evidentes da volta de Jesus

Você está pronto para a surpreendente volta de Cristo? Para alguns será uma armadilha e para outros o cumprimento da promessa de Deus

A Bíblia diz em Gênesis 2:24: “Portanto deixará o homem o seu pai e a sua mãe e apegar-se-á à sua mulher  e serão ambos uma só carne”.

A originalidade da intimidade matrimonial fica bastante explicitada nesse texto bíblico, por meio do qual podemos sugerir que Deus projetou o homem e a mulher para o relacionamento, ou seja, para a intimidade. Mas essa intimidade transcende a sexual. Ela vai muito além, é o ápice do relacionamento.

Antes de qualquer outro comentário, vamos ressaltar que intimidade não pode ser compreendida como sinônimo de atividade sexual. Segundo o dicionário [Michaelis – online], intimidade é: 1. qualidade de íntimo; 2. amizade íntima, relações íntimas; 3. familiaridade.

Quando o texto diz “apegar-se-á à sua mulher”, Deus autoriza o homem a separar para si apenas uma esposa, e logo o Criador completa: “E serão ambos uma só carne” – destaca-se aqui a importância da intimidade na vida conjugal. Ser “uma só carne” é viver a dor do outro, e alegrar-se com a alegria do outro, e mais, é ter intimidade de espírito.

A construção de uma estrutura de intimidade no lar passa pela capacidade do casal em reinventar seu relacionamento todos os dias com grandes e pequenos gestos

 

Certo dia passeávamos em um shopping na companhia de amigos. Eu seguia à frente com os homens, e as mulheres vinham um pouco atrás. No meio de todo o tumulto, no qual todos conversavam muito alto e diversos sons se confundiam, eu, mesmo de longe, consegui detectar a voz da minha esposa. Voltei e perguntei: “Você falou meu nome?”. Todos se espantaram. Isso é intimidade, aquela voz no meio da multidão era íntima para mim.

É natural que, ao longo dos anos, com a falta de manutenção na união, muitos casais percam a intimidade natural que Deus nos ensinou. Mas ela é de extrema importância para a relação entre homem e mulher. Os cônjuges necessitam ter sensibilidade ao ponto de detectar a voz do outro no meio da multidão. O cheiro, o toque, o olhar, as palavras, todas essas ações precisam ser treinadas diariamente pelo casal.

A construção de uma estrutura de intimidade no lar passa pela capacidade do casal em reinventar seu relacionamento todos os dias com grandes e pequenos gestos. O maior vilão contemporâneo do casamento é a ausência de intimidade comunicacional. Os cônjuges rompem seus sensores de comunicação mútua e com isso o outro passa a ser estranho. E, como vimos no dicionário, intimidade tem como base estruturante amizade, relacionamento e familiaridade.

A família precisa ser íntima de si mesma. Pais e filhos devem ter intimidade e, mais que isso, ter confiança. Se os filhos não confiam em seus pais, certamente existirão outros que serão íntimos dos seus filhos, criando uma lacuna perigosa na relação familiar.

O capítulo 2, versículo 25 de Gênesis, diz que “ambos estavam nus, o homem e a sua mulher; e não se envergonhavam”. Vejam que a intimidade de Adão e Eva era tanta que eles não se envergonhavam de sua nudez. Com isso aprendemos que para o relacionamento manter-se saudável, é necessário despir-se de toda e qualquer vergonha e dar lugar à intimidade, à luz da Palavra de Deus, pois somente assim teremos famílias íntimas de si mesmas e íntimas com o Senhor Jesus.


Junior Fanticelli é pastor e diretor estadual da Assembleia de Deus Nova Vida, em Vila Velha (ES)

- Publicidade -

Comunhão Digital

- Continua após a publicidade -

Fique Por Dentro

O escolhido: as crianças escolhem seus padrinhos

Organização cristã, Visão Mundial lançou um programa onde crianças escolhem padrinhos e madrinhas. A intenção é tirar as pessoas da pobreza. Saiba mais!

Netanyahu vira estrela de campanha de vacinação

O primeiro-ministro Benjamin Netanyahu convoca a população israelense para se vacinar e para combater as fake news antivacina. Saiba mais!

Já pensou em evangelizar um ladrão?

Enquanto era forçada pelo ladrão a dirigir, Leslie começou a orar em voz alta e falou ao assaltante sobre o amor de Jesus. Confira essa história!

Irmão Lázaro está internado em estado grave com covid-19

Vereador de Salvador (BA), Irmão Lázaro foi deputado federal pela Bahia, por 4 anos e tem 36 anos de carreira na música gospel. Saiba mais!

Entrevistas

A força das missões transculturais

Conheça a Adventist Frontier Missions (AFM), um lugar para você servir as missões transculturais enquanto vê o mundo pelos olhos de Deus. Saiba mais!

Pastor Antônio Júnior: simplicidade ao explicar a Bíblia

Com 14 milhões de seguidores em todas as redes sociais, Pastor Antônio Júnior é o dono do maior canal de pregação do mundo no Youtube. Saiba mais!

Ilma Cunha: depressão e ansiedade na pandemia

Já viu como tem gente deprimida e ansiosa à nossa volta? As doenças da alma ganharam força total nesta pandemia. Confira a entrevista!

Entrevista com o governador do Espírito Santo, Renato Casagrande

“O melhor dos cenários para 2021 é com vacina” "O melhor dos cenários para 2021 é com vacina” Por Luciene Araujo “Vamos andar mais rapidamente que o...