23 C
Vitória
sexta-feira, 10 julho, 2020

A intimidade do casal e o bem-estar da família

Mais lidas

São Paulo centraliza rastreamento de casos de coronavírus

Nova estratégia de monitoramento teve início na segunda-feira

Sancionada lei que prioriza testes para profissionais essenciais

Esses trabalhadores deverão ser tratados e orientados. Saiba mais!

CNI: acordo traz segurança a comércio exterior de produtos brasileiros

CNI comemorou ratificação do Protocolo de Nagoia. Saiba mais!

Sebrae: cresce interesse por cursos a distância para empreender

Inscrições este ano, até o momento, chegam a 1,5 milhão de pessoas. Saiba mais!

A Bíblia diz em Gênesis 2:24: “Portanto deixará o homem o seu pai e a sua mãe e apegar-se-á à sua mulher  e serão ambos uma só carne”.

A originalidade da intimidade matrimonial fica bastante explicitada nesse texto bíblico, por meio do qual podemos sugerir que Deus projetou o homem e a mulher para o relacionamento, ou seja, para a intimidade. Mas essa intimidade transcende a sexual. Ela vai muito além, é o ápice do relacionamento.

Antes de qualquer outro comentário, vamos ressaltar que intimidade não pode ser compreendida como sinônimo de atividade sexual. Segundo o dicionário [Michaelis – online], intimidade é: 1. qualidade de íntimo; 2. amizade íntima, relações íntimas; 3. familiaridade.

Quando o texto diz “apegar-se-á à sua mulher”, Deus autoriza o homem a separar para si apenas uma esposa, e logo o Criador completa: “E serão ambos uma só carne” – destaca-se aqui a importância da intimidade na vida conjugal. Ser “uma só carne” é viver a dor do outro, e alegrar-se com a alegria do outro, e mais, é ter intimidade de espírito.

A construção de uma estrutura de intimidade no lar passa pela capacidade do casal em reinventar seu relacionamento todos os dias com grandes e pequenos gestos

 

Certo dia passeávamos em um shopping na companhia de amigos. Eu seguia à frente com os homens, e as mulheres vinham um pouco atrás. No meio de todo o tumulto, no qual todos conversavam muito alto e diversos sons se confundiam, eu, mesmo de longe, consegui detectar a voz da minha esposa. Voltei e perguntei: “Você falou meu nome?”. Todos se espantaram. Isso é intimidade, aquela voz no meio da multidão era íntima para mim.

É natural que, ao longo dos anos, com a falta de manutenção na união, muitos casais percam a intimidade natural que Deus nos ensinou. Mas ela é de extrema importância para a relação entre homem e mulher. Os cônjuges necessitam ter sensibilidade ao ponto de detectar a voz do outro no meio da multidão. O cheiro, o toque, o olhar, as palavras, todas essas ações precisam ser treinadas diariamente pelo casal.

A construção de uma estrutura de intimidade no lar passa pela capacidade do casal em reinventar seu relacionamento todos os dias com grandes e pequenos gestos. O maior vilão contemporâneo do casamento é a ausência de intimidade comunicacional. Os cônjuges rompem seus sensores de comunicação mútua e com isso o outro passa a ser estranho. E, como vimos no dicionário, intimidade tem como base estruturante amizade, relacionamento e familiaridade.

A família precisa ser íntima de si mesma. Pais e filhos devem ter intimidade e, mais que isso, ter confiança. Se os filhos não confiam em seus pais, certamente existirão outros que serão íntimos dos seus filhos, criando uma lacuna perigosa na relação familiar.

O capítulo 2, versículo 25 de Gênesis, diz que “ambos estavam nus, o homem e a sua mulher; e não se envergonhavam”. Vejam que a intimidade de Adão e Eva era tanta que eles não se envergonhavam de sua nudez. Com isso aprendemos que para o relacionamento manter-se saudável, é necessário despir-se de toda e qualquer vergonha e dar lugar à intimidade, à luz da Palavra de Deus, pois somente assim teremos famílias íntimas de si mesmas e íntimas com o Senhor Jesus.


Junior Fanticelli é pastor e diretor estadual da Assembleia de Deus Nova Vida, em Vila Velha (ES)

- Continua após a publicidade -

Comunhão Digital

- Continua após a publicidade -

Fique Por Dentro

Show drive-in do 3 Palavrinhas esse mês; Saiba mais!

O grupo infantil 3 palavrinhas vai se apresentar na Arena Sessions, no estádio Allianz Parque, em São Paulo dia 19 de julho Atenção criançada! O...

Artistas cristãos na ação social “Eu Soul VC”

Entre os artistas cristãos confirmados estão Casa Worship, Renascer Praise, André e Felipe, Rebeca Carvalho e Leandro Borges

The send Argentina é adiado para 2021

Em comunicado, os organizadores do The Send disseram que a data exata será definida assim que o governo tiver o poder de reativar eventos maciços

Em agosto, 16º Fórum de Ciências Bíblicas

Com o tema “A Bíblia para as novas gerações”, evento será realizado nos dias 13 e 14 de agosto, no Centro de Eventos de...

Plugue-se

Bíblia em áudio com inteligência artificial por aplicativo

Como outros aplicativos de meditação populares, o aplicativo Soultime, quando aberto, reproduz sons da natureza, como vento e canto dos pássaros.

Foi só um susto! Samuel, da dupla Daniel e Samuel se recupera bem

Samuel, que sofreu um infarto nesta segunda-feira, 7, segue internado na UTI de um hospital de Anápolis (GO) para monitoramento médico

“Cristo em você”: Como a mudança de Deus vive através de milagres

 Filme até destaca como Deus trabalha nas nações europeias seculares.

Ator TC Stallings relata como conheceu Jesus em documentário

O filme vem após TC Stallings perder sua mãe e avó neste ano. Ele dedicou o documentário à sua mãe que morreu em 15...