back to top
25.9 C
Vitória
quinta-feira, 20 junho 2024

Intercessão: orar por alguém é abençoar a própria vida

A oração intercessória tira o foco do nosso egoísmo e concentra na dor do próximo. Foto: Freepik

A oração intercessória é uma das formas mais poderosas de aumentarmos a nossa fé e ainda sermos abençoados por isso.

Por Cristiano Stefenoni

Orar por outra pessoa, conhecida ou não, é uma via de mão dupla: da mesma forma que abençoamos somos abençoados. Além disso, a oração intercessória tira o foco do nosso egoísmo e concentra na dor do próximo, nos coloca na mesma realidade deste mundo, onde todos somos irmãos e carecemos da ajuda um do outro.

De acordo com o livro “Crescendo em oração”, de Mike Bickle, orar por alguém é uma das formas mais poderosas de aumentarmos a nossa própria fé e reconhecermos a dependência que temos de Cristo.

“As nossas orações pelos outros afetam os nossos próprios corações mais do que podemos perceber. Orar fortalece a nossa crença no poder de Deus, mas orar por outra pessoa mostra o quanto dependemos do poder que vem do Pai para agirmos nesse mundo”, ressalta o autor.

- Continua após a publicidade -

Segundo a obra de Bickle, há sete vantagens em se dedicar a oração intercessória:

Aprofunda a intimidade com Deus
A intercessão nos ajuda a crescer em intimidade com Deus e transforma os nossos corações, pois permite que a Palavra de Deus se faça mais presente em nossas vidas. As nossas orações pelos outros afetam os nossos próprios corações mais do que podemos perceber.

Aumenta nosso entendimento
Quando oramos por outra pessoa, fortalecemos nossa fé. A intercessão permite nosso acesso à revelações espirituais, como Paulo afirmou em sua oração:

“Peço que o Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o glorioso Pai, lhes dê espírito de sabedoria e de revelação, no pleno conhecimento dele. Oro também para que os olhos do coração de vocês sejam iluminados, a fim de que vocês conheçam a esperança para a qual ele os chamou, as riquezas da gloriosa herança dele nos santos e a incomparável grandeza do seu poder para conosco, os que cremos, conforme a atuação da sua poderosa força.” (Efésios 1:17-19)

Libera o poder de Deus
A intercessão libera o poder e a justiça de Deus à medida que muda a atmosfera espiritual de um relacionamento ou mesmo de toda uma comunidade. O reavivamento é liberado numa medida muito maior quando intercedemos por quem está próximo de nós.

Une-nos em comunidade e em amor
A intercessão também une os nossos corações às pessoas e aos lugares pelos quais oramos. É praticamente impossível orarmos por ou com alguém sem nos importarmos, sem sentirmos amor por essa pessoa ou grupo de pessoas. Mais do que isso: interceder em oração por outra pessoa é a mais pura demonstração de amor por alguém.

Renova a fé
Interceder por alguém é colocar em prática o que a Palavra de Deus nos apresenta; é elevar a Deus o que ele nos ensinou, em um ciclo de renovação da nossa fé. Orar fortalece a nossa crença no poder de Deus, mas orar por outra pessoa mostra o quanto dependemos do poder que vem do Pai para agirmos nesse mundo.

Multiplica as bênçãos
A lei de Deus nos ensina que dar é melhor do que receber. À medida que damos em oração, intercedendo por alguém, a benção virá de volta para nós. Não importa por quem oramos. Até mesmo quando intercedemos por pessoas com as quais não nos damos bem, como Jesus nos orientou a fazermos, somos abençoados por essas orações. Toda oração de bênção por outra pessoa é uma oração que Deus devolve a você e aos seus entes queridos.

Fortalece a herança da Palavra de Deus
O ato de interceder nos dá uma “herança” nas pessoas e nos lugares pelos quais oramos. A intercessão é como um investimento espiritual, que nos dá a sensação de sermos parte e também uma bênção eterna e alegria em todas as pessoas e lugares pelos quais oramos e servimos. E mais: a nossa herança na intercessão tem um impacto a longo prazo. As nossas orações por pessoas e comunidades têm um impacto tanto agora como nos anos que estão por vir!

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Publicidade

Comunhão Digital

Publicidade

Fique por dentro

RÁDIO COMUNHÃO

VIDA E FAMÍLIA

- Publicidade -