back to top
22.9 C
Vitória
sábado, 15 junho 2024

Sistema de inteligência artificial auxilia nos estudos bíblicos

Inteligência artificial leva mensagem do evangelho para mais pessoas.Foto: Natanael Castro.

As funções da atendente virtual ‘Esperança’ incluem base de dados de conhecimentos e interação com o usuário por meio do Whatsapp 

Por Victor Rodrigues 

Duas funções prometem tornar ainda mais eficiente o trabalho de uma assistente bíblica virtual. A conhecida Esperança promete melhorar o desempenho em áreas importantes relacionadas à comunhão e ao conhecimento bíblico.

Agora a robô vai auxiliar os estudantes com promessas bíblicas. Ela foi treinada para enviar textos inspiradores específicos, sempre que solicitada. 

Ao receber a mensagem do usuário “Promessa bíblica”, a Esperança seleciona um versículo bíblico e o envia. 

- Continua após a publicidade -

Robôs na Igreja

Jéssica Cristina, atendente do departamento de Evangelismo Digital da Novo Tempo, afirma que “muitas pessoas escrevem no WhatsApp da Esperança para receber mensagens de conforto, pois passam por momentos difíceis e as mensagens bíblicas enviadas as ajudam a enfrentar seus problemas”, expressa a Jéssica. 

Para o pastor William Timm, coordenador de Evangelismo Digital da Novo Tempo, “esse recurso é muito útil, também, para os membros da Igreja. As pessoas podem utilizá-lo em momentos de oração familiar, em cultos da entrada do sábado (no horário de pôr do sol de sexta-feira), e até mesmo em momentos de oração na própria igreja”, conta o pastor. 

Banco de dados ampliado

O sistema de inteligência artificial é capaz de responder às mais variadas dúvidas bíblicas e também enviar promessas bíblicas. 

Segundo Wagner Cantori, gerente Web da Rede Novo Tempo, “esse é um avanço tremendo para o evangelismo digital, pois agora as milhares de pessoas que entram em contato com a Esperança podem ter suas dúvidas bíblicas respondidas de forma sólida, em tempo real, a qualquer hora do dia ou da noite.”

A cada semana, novos conteúdos são ensinados à Esperança. “Basicamente, se a pergunta feita à Esperança já foi respondida em algum dos conteúdos que usamos para o treinamento, a Esperança saberá como responder”, afirma o pastor Natanael Castro, criador do sistema.

Ele ainda menciona que “em linhas gerais, essa tecnologia funciona como quando fazemos uma pergunta no Google e ele traz respostas extraídas de páginas web consideradas relevantes pelo seu algoritmo.”

Até o momento a robô ‘Esperança’ foi treinada com 21 livros da escritora Ellen White. Isso significa 3.600 artigos e 2.146 vídeos em português. Para fazer uso do recurso, basta acessar (novotempo.com/promessabiblica).

*Com informações de Notícias Adventistas. 

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Publicidade

Comunhão Digital

Publicidade

Fique por dentro

RÁDIO COMUNHÃO

VIDA E FAMÍLIA

- Publicidade -