A meta da iniciativa promovida pela Faculdade Presbiteriana Mackenzie Rio é arrecadar 120 bolsas de sangue e atrair novos doadores, no próximo sábado (21)
Por Patricia Scott
No próximo sábado (21), a Faculdade Presbiteriana Mackenzie Rio realizará o evento Natal Solidário, em Botafogo, zona sul do RJ. Entre 9h e 15h, a equipe do Hemorio estará na unidade, localizada na Rua Marquês de Olinda, 70, para receber tanto os novos doadores quanto aqueles que já doam regularmente. A ação é aberta a toda a comunidade do bairro e às pessoas interessadas em participar.
A meta da mobilização é arrecadar 120 bolsas de sangue. “Estamos nos aproximando do Natal, um momento perfeito para praticar a solidariedade. Celebrar o Natal é celebrar a vida e o nascimento de Jesus Cristo. Nesse período de festas, muitos pensam em presentes e celebrações, mas que tal refletir também sobre como podemos ajudar aqueles que mais precisam?”, pergunta o reverendo Sandro Moreira de Matos, capelão da Faculdade Mackenzie Rio. Segundo ele, a doação de sangue é um ato simples, mas de grande impacto. “Além de salvar vidas, traz esperança e renovação para quem está em tratamento. Vamos juntos espalhar a luz do Natal!”
Para doar, é necessário ter entre 16 e 69 anos, apresentar um documento oficial com foto, estar em boas condições de saúde e pesar no mínimo 50 quilos. O doador não precisa estar em jejum, mas deve evitar alimentos gordurosos nas três horas anteriores à doação.


“Durante o Natal, refletimos sobre o amor de Cristo por nós. Doar sangue é uma oportunidade de servir ao próximo e à nossa cidade. É algo muito relevante, pois contribui para o banco de sangue do município do Rio de Janeiro”, enfatiza o reverendo Antonio Alvim Dusi Filho, organizador da iniciativa, da Igreja Presbiteriana de Botafogo. Além disso, de acordo com ele, é preciso engajamento, especialmente no final do ano, quando a demanda por sangue aumenta. “É uma oportunidade maravilhosa, pois não nos custa nada e tem um valor imenso para quem recebe.”
Após a doação, será oferecido um lanche para todos os participantes. Pessoas com tatuagem podem doar, desde que tenha se passado pelo menos seis meses desde a última. O intervalo entre doações é de 90 dias para mulheres e 60 para homens.