27.1 C
Vitória
quarta-feira, 24 abril 2024

Instale um antivírus no seu casamento

A infidelidade conjugal pode ser evitada com as precauções certas. Do que você precisa para instalar um antivírus no seu casamento?

Por Pastor Marcelo Aguiar

Você já reparou que, muitas vezes, deixamos de proteger nossas maiores riquezas? Por exemplo: qualquer pessoa que tenha um computador possui, também, um antivírus instalado, a fim de resguardar o seu equipamento e os seus programas. Mas será que tomamos o mesmo cuidado com relação ao nosso casamento? As pesquisas revelam que, embora 86% das pessoas casadas acreditem que o sexo extraconjugal seja errado, 66% dos homens e 38% das mulheres confessam haver traído seus cônjuges. Isso é prova de que ter boas intenções não é o bastante!

Florence Littauer escreveu: “Nenhum bom crente, ou boa crente, se levanta pela manhã cedo, olha pela janela e diz: ‘Puxa, que dia bonito! Acho que vou sair por aí e cometer um adultério!’. Não obstante, há muitos que acabam fazendo isso…”. A infidelidade conjugal pode ser evitada com certas precauções. Do que você precisa para instalar um antivírus no seu casamento?

  1. Identifique locais, situações e atitudes perigosas. Um episódio de infidelidade frequentemente acontece de modo inesperado, sem que nenhum dos envolvidos esteja procurando. Os lugares de maior risco são aqueles em que costumamos interagir com as pessoas. Portanto, dê atenção especial ao local de trabalho, à faculdade e à igreja. Tome cuidado com o Facebook e outras redes sociais.
  2. Seja humilde para reconhecer os seus limites. A Bíblia diz: “A soberba precede a destruição, e a altivez de espírito precede a queda” (Provérbios 16.18). Os mais vulneráveis a cair em pecado são aqueles que costumam afirmar: “Isso jamais acontecerá comigo”. Somos criaturas frágeis, formados do pó da terra e atingidos pelo pecado. Portanto, reconheçamos nossas fraquezas e sejamos precavidos.
  3. Cuide bem do seu relacionamento conjugal. É claro que um casamento feliz está mais protegido contra os riscos do adultério. Ajude o seu cônjuge a ser fiel: cuide bem dele! Dê ao seu cônjuge atenção, aceitação e afeição. “Não há salvaguarda melhor contra a infidelidade do que um casamento interessante”, escreveu Norman Lobenz.
  4. Mantenha-se distante das más influências. Nas palavras de John Petersen: “Todos nós temos uma porção de colegas e conhecidos que gostam de partilhar os detalhes picantes de um mexerico, ou que têm um conselho para cada situação, embora o seu próprio casamento não seja dos melhores. Evite-os como uma praga!”.
  5. Leve o sexo a sério. Quando a vida íntima do casal não anda bem, marido e mulher se tornam mais vulneráveis à infidelidade. O apóstolo Paulo escreveu: “Não vos priveis um ao outro, salvo talvez por mútuo consentimento, por algum tempo, para vos dedicardes à oração e, novamente, vos ajuntardes, para que Satanás não vos tente por causa da incontinência” (1 Coríntios 7.5).
  6. Cultive a sua vida espiritual. Sabemos que a carne e o espírito lutam entre si, e que o vencedor será aquele que alimentarmos melhor. Não existe salvaguarda maior contra qualquer tipo de pecado do que a intimidade com o Senhor. Quando estamos na companhia de Jesus, a tentação é menor, e a proteção é maior.

A infidelidade conjugal é sempre errada. Ela causa profunda dor ao cônjuge. Ofende a Deus. Envergonha os filhos. Desrespeita a família. Muitos têm caído nessa área, mas com o auxílio do Senhor você pode prevalecer e permanecer em pé. Tome as providências necessárias! Instale um antivírus no seu casamento! Deus quer ajudar você a preservar esse rico tesouro que ele mesmo lhe confiou!

- Continua após a publicidade -

Pr. Marcelo Aguiar é formado em teologia pelo Seminário Teológico Batista do Sul do Brasil e em psicologia pela Universidade Federal do Espírito Santo. Leciona psicologia e aconselhamento no Seminário Teológico Batista do Estado do Espírito Santo e exerce o ministério auxiliar na igreja Batista em Mata da Praia.

Com N° 217, Setembro de 2015.

Mais Artigos

- Publicidade -

Comunhão Digital

Continua após a publicidade

Fique por dentro

RÁDIO COMUNHÃO

Entrevistas