30.9 C
Vitória
quarta-feira, 20 janeiro 2021

Insônia: é preciso se planejar para fugir dela

Um estudo feito na Universidade do Noroeste de Chicago, nos Estados Unidos, concluiu que a falta de um motivo para se levantar pela manhã, ou seja, metas, interfere na qualidade do sono e provoca a insônia.

Nem é preciso traçar projetos grandiosos. O simples fato de se dispor a disputar uma vaga de emprego ou de experimentar uma nova aula na academia já traz satisfação maior para a vida e minimiza as chances de se ter insônia.

Outros fatores também interferem no sono. O estresse é um deles. Acontecimentos provocadores desse grande desgaste emocional, como morte ou adoecimento de um ente querido, divórcio ou perda de emprego, desencadeiam episódios de insônia.

Ansiedade diária e transtornos graves de ansiedade, como o transtorno de estresse pós-traumático, são outros inimigos. Preocupar-se com a dificuldade que terá para dormir também pode levar à insônia mais facilmente.

Uma pessoa com depressão pode dormir mais do que o normal ou não conseguir dormir, simplesmente. Insônia é comum em casos de depressão. Dor crônica, dificuldade para respirar ou necessidade frequente de urinar podem levar à perda do sono. Exemplos de condições associadas à insônia incluem artrite, câncer, insuficiência cardíaca, doença pulmonar, refluxo, distúrbios da tireoide, AVC, doença de Parkinson e Alzheimer.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Dica de leitura – “Equilíbrio Emocional”

A obra é uma publicação da CPAD Buscar o equilíbrio emocional é um desafio. A partir do novo nascimento em Jesus Cristo, e da presença...

Sexta, 12 de abril – “Deus é o melhor travesseiro!”

Depois de um longo dia de trabalho, depois de tantos afazeres em casa, não há nada melhor do que poder deitar, descansar e ter...

Como preparar o corpo para o fim do horário de verão

O horário especial termina às 0 horas de domingo (17). O relógio deverá ser atrasado em 1 hora Para a alegrias de uns e tristeza...

Sábado, 07 de Julho – “Ei, acorde!”

Paulo falou por tanto tempo que o jovem não aguentou de sono e caiu da janela onde estava e morreu. O apóstolo ressuscitou-o, mas...

Idade é fator decisivo para o sono

A insônia pode se tornar mais comum com a idade. Ruídos e outras alterações no ambiente despertam o sono uma pessoa idosa mais facilmente do...

Alimentação e remédios também influenciam a insônia

A perda de sono pode ser provocada ou agravada por tipos de alimentos e medicamentos. Muitos fármacos podem interferir na capacidade de uma pessoa adormecer...

Comunhão Digital

- Publicidade -

Fique Por Dentro

Encontro para a Consciência Cristã em fevereiro; Saiba mais!

Pela primeira vez em mais de duas décadas, o tradicional encontro para a Consciência Cristã será realizado online.

The Send online será neste sábado, 9

Um dos maiores eventos de louvor, adoração evangelismo no mundo, o The send, costuma reunir milhares de pessoas. Saiba mais!

Passion Conference no último dia do ano; Saiba mais!

O cantor Fernandinho é o único artista brasileiro a participar da Passion Conference. Saiba mais!

Aulas criativas e transformadoras sobre a Bíblia

Para quem ensina a Bíblia, mas tem dificuldade no preparo das aulas, um workshop gratuito será apresentado pelo pastor Lécio Dornas, em janeiro. Saiba mais!
- Publicidade -

Plugue-se

Fé na caminhada cristã! Fernandinho batiza os filhos

Ao lado do pastor Rodrigo Oliver, Fernandinho batizou seus filhos neste domingo, 17 e escreveu no instagram: "Um dos melhores dias das nossas vidas", escreveu o artista.

Vietnã ganha a primeira Biblioteca pública cristã

Vietnã ocupa a 19 colocação na Lista Mundial da Perseguição de 2021, da Portas Abertas. Saiba mais!

“A Deus seja a glória”, Nani Azevedo sai do hospital

Internado há vários dias por complicações de covid-19, o cantor Nani Azevedo recebeu alta hospitalar nesta sexta-feira, 15.

“Abandono” é o novo single da Banda Catedral

Canção inédita é uma crítica social