24.1 C
Vitória
sexta-feira, 7 agosto, 2020

Insônia: é preciso se planejar para fugir dela

Leia também

Brasil contabiliza média diária de 1.038 mortes por covid

O Brasil é o segundo país com mais casos de covid-19 no mundo. Só perde para os Estados Unidos

Beirute, a destruição e o sofrimento do povo

Em Beirute, os hospitais estão em colapso, população está de luto: "Beirute está devastada, completamente arrasada", diz missionária brasileira que mora no Líbano

Comércio demite 2,137 milhões de trabalhadores no trimestre encerrado em junho

Com muitos trabalhadores fora da força em função da pandemia, número de pessoas ocupadas no Brasil teve redução recorde de 9,6% no período

Um estudo feito na Universidade do Noroeste de Chicago, nos Estados Unidos, concluiu que a falta de um motivo para se levantar pela manhã, ou seja, metas, interfere na qualidade do sono e provoca a insônia.

Nem é preciso traçar projetos grandiosos. O simples fato de se dispor a disputar uma vaga de emprego ou de experimentar uma nova aula na academia já traz satisfação maior para a vida e minimiza as chances de se ter insônia.

Outros fatores também interferem no sono. O estresse é um deles. Acontecimentos provocadores desse grande desgaste emocional, como morte ou adoecimento de um ente querido, divórcio ou perda de emprego, desencadeiam episódios de insônia.

Ansiedade diária e transtornos graves de ansiedade, como o transtorno de estresse pós-traumático, são outros inimigos. Preocupar-se com a dificuldade que terá para dormir também pode levar à insônia mais facilmente.

Uma pessoa com depressão pode dormir mais do que o normal ou não conseguir dormir, simplesmente. Insônia é comum em casos de depressão. Dor crônica, dificuldade para respirar ou necessidade frequente de urinar podem levar à perda do sono. Exemplos de condições associadas à insônia incluem artrite, câncer, insuficiência cardíaca, doença pulmonar, refluxo, distúrbios da tireoide, AVC, doença de Parkinson e Alzheimer.

- Continua após a publicidade -

Comunhão Digital

- Continua após a publicidade -

Fique Por Dentro

Semana de lives da Consciência Cristã 2021; Confira as datas!

O tema das lives, que acontece de hoje, 3, até sábado, 8, é "Feitos à imagem de Deus", que será a abordagem do Consciência Cristã 2021

Helena Tannure e Alda Célia no Congresso Vitoriosas

É a terceira edição do evento, que é voltado para mulheres. O tema do Congresso Vitoriosas 2020 será Transformadas. Saiba mais! 

Lagoinha abre curso Linhas de ensino; Saiba mais!

As aulas das turmas do primeiro módulo do Curso Linha de ensino se iniciam a partir de 17 de agosto. Saiba mais!

Fórum literário: O absurdo, a esperança e mais além

Realizado desde 2016, o Fórum literário é um curso para peregrinar nos caminhos da arte e da fé cristã. Evento, que será online, começa hoje, 27. Saiba mais aqui! 

Plugue-se

“Bem mais que perto”, novo EP de Isa Ribeiro

Ao todo, sete canções integram o novo EP de Isa Ribeiro. Projeto foi gravado no início de 2020 em Belo Horizonte. 

“Recuperando a esperança” e fortalecendo a fé

Baseado em milhares de histórias verdadeiras, "Recuperando a esperança" é um forte lembrete de nunca é tarde demais para mudar e se transformar

Justin Bieber e esposa batizados: “momento especial”

Justin Bieber e esposa foram batizados e publicaram fotos do momento nas redes sociais

Doses diárias de sabedoria com devocional de Provérbios

O devocional de provérbios é um lançamento da gravadora Nova Fase, apresentado pelo pastor Alirio Misael