Prouni: Inscrições estão suspensas

Prouni_site-696x435
Foto: Reprodução

Por determinação da justiça, o MEC suspendeu as inscrições do Prouni até a liberação do Sisu

Estão suspensas as inscrições do para o Programa Universidade Para Todos (ProUni), que iniciariam nesta terça (28). A determinação foi da desembargadora do Tribunal Regional Federal da 3ª Região Therezinha Cazerta. A informação foi divulgada do Ministério da Educação na noite desta segunda (27).

Segundo a nota, o Tribunal negou a liminar apresentada pela Advocacia-Geral da União (AGU) contra a decisão de suspensão da divulgação dos resultados do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Também determinada pela desembargadora.

A divulgação dos aprovados no Sisu é condição prévia para o início das inscrições do Prouni. Isso evitaria que um estudante concorresse às bolsas e, depois, descobrisse que conseguiu vaga numa instituição pública.

“Os cronogramas definitivos dos programas de acesso à Educação Superior serão publicados após decisão final da justiça, tendo em vista que o resultado do Sisu é condição necessária para inscrição no Prouni e no Fies”, afirmou o MEC nesta segunda

Consulta às bolsas

Apesar da suspensão das inscrições, o Ministério da Educação disponibilizou para consulta as informações das 251.139 bolsas parciais e integrais para faculdades privadas por meio do Prouni. A consulta pode ser feita no site do Prouni, com base em três critérios: o curso, a instituição ou o município desejado.

O cronograma previa que as inscrições começassem nesta terça (28), mas o início foi adiado após problemas com as notas do Enem. A Justiça Federal mandou o MEC revisar todas as notas. E suspendeu a divulgação dos resultados do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), também prevista para esta terça.

*Da Redação, com informações do MEC