back to top
25.5 C
Vitória
domingo, 26 DE janeiro DE 2025

Inglaterra: igrejas distribuem Bíblias a refugiados iranianos

Momento de estudo bíblico para refugiados do Irã, na Inglaterra - Foto: Reprodução/Bible Society

A partir da Palavra de Deus, eles estão reconstruindo a vida em uma nova nação sob a perspectiva da visão cristã 

Por Patricia Scott

Na Inglaterra, muitas igrejas têm aberto as portas para refugiados iranianos, o que é uma oportunidade de alcançá-los para Jesus. Atualmente, entre as ações que estão em andamento está a distribuição de Bíblias.

“Acreditamos que a igreja oferece um refúgio inestimável de comunidade e apoio para refugiados e requerentes de asilo. Trabalhamos com igrejas e centros de detenção para garantir que Bíblias sejam fornecidas, gratuitamente, para aqueles que precisam delas”, disse Chantelle Baker, gerente de engajamento comunitário da Sociedade Bíblica.

- Publicidade -

A instituição de caridade Welcome Churches conta com mais de 1.300 congregações associadas. A organização trabalha, desde 2018, para garantir que todos os refugiados sejam acolhidos por uma igreja.

Em uma pequena congregação no sudoeste da Inglaterra, por exemplo, os cristãos encontraram iranianos recém-chegados muito receptivos ao Evangelho. Assim, agora, mais de dois terços das pessoas nos cultos são iranianas.

“Os hotéis por aqui ficaram cheios de refugiados. Correu o boato de que este era um lugar acolhedor em um ambiente hostil. E passamos de uma congregação de 30 pessoas para 100. Triplicamos nossos números em três anos”, revelou o ministro da igreja.

Discipular os refugiados iranianos também está entre os objetivos da igreja. “Para isso, a Bíblia é necessária. Poderíamos ser apenas uma comunidade adorável e acolhedora para eles, mas temos algo mais a oferecer; as Boas-Novas de Jesus, expressas na Palavra de Deus. Se não podemos dar às pessoas uma Bíblia, estamos oferecendo a elas apenas metade do pacote. A Bíblia o completa”, afirmou um membro da igreja.

E um iraniano acolhido pela congregação afirmou: “É tão maravilhoso ler e orar na minha própria língua”. Ele estava curioso sobre a Bíblia e leu trechos online, recentemente, recebeu uma Bíblia em persa.

O Evangelho no Irã

O governo iraniano proíbe a impressão e distribuição de recursos cristãos em persa, a língua nativa e oficial do Irã. No país, a democracia é permitida apenas numa pré-estrutura religiosa, o islamismo e algumas minorias étnico-religiosas.

No entanto, o Grupo para Análise e Medição de Atitudes no Irã (GAAMAN) revela que o número de cristãos do Irã está “crescendo além de um milhão”. Isso seria cerca de 10 vezes os números oficiais do governo para as igrejas toleradas.

De acordo com a Sociedade Bíblica, uma pesquisa publicada, em 2020, pelo GAAMAN mostra que apenas um terço dos iranianos se identificam com o islamismo. Os cidadãos do Irã estão deprimidos, inclusive mesmo números do governo mostram que seis em cada 10 pessoas estão infelizes. Por isso, muitos saem do país em busca de esperança. Com informações Bible Society

Receba notícias no seu WhatsApp

Receba as novidades no seu e-mail

Acompanhe nosso canal no Google news

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Publicidade

Comunhão Digital

Publicidade

Fique por dentro

RÁDIO COMUNHÃO

VIDA E FAMÍLIA

- Publicidade -