29.9 C
Vitória
quinta-feira, 29 outubro 2020

Informação é ferramenta para prevenção do suicídio

Leia também

‘Nós estamos fazendo mais com menos’, diz Bolsonaro

"É uma honra muito grande ter um Exercito brasileiro com esse grau de patriotismo e dedicação à pátria", decalarou o presidente

Ex-porta-voz Rêgo Barros critica Bolsonaro em artigo

No ano passado, o porta-voz passou a ser alvo de críticas de um dos filhos do presidente, o vereador Carlos Bolsonaro (Republicanos-RJ)

Governo não planeja prorrogar GLO na Amazônia até 2022, diz Mourão

Vice-presidete apresentou nesta quarta-feira, 28, ao presidente Jair Bolsonaro o planejamento de estratégias do Conselho da Amazônia

Em entrevista, o jornalista André Trigueiro disse que aposta na prevenção do suicídio e destaca a importância dos dados divulgados em seu livro.

Segundo relatório mais recente da Organização Mundial de Saúde (OMS), aproximadamente 800 mil óbitos por ano no mundo seriam por suicídio, o que significa uma média de 2.200 casos por dia ou de um suicídio confirmado a cada 40 segundos. No Brasil, são registrados 32 casos diários.

Engajado na temática, o jornalista e escritor André Trigueiro veio a Vitória nesta quarta-feira (30) para ministrar palestra no 5º Seminário de Prevenção do Suicídio, realizado no Teatro da Ufes, em Goiabeiras (ES).

O encontro é parte da programação do Centro de Valorização à Vida (CVV) de Vitória, por conta da campanha Setembro Amarelo, que tem por finalidade reduzir os índices de suicídio no país.

Em entrevista à Comunhão, o autor da obra “Viver é a Melhor Opção”, da editora Correio Fraterno, destaca a importância de identificar quem precisa de ajuda. “Em 90% dos casos há uma relação com psicopatologias de ordem mental diagnosticáveis e tratáveis. A depressão pode ser tratada e existem grupos de apoio que podem contribuir para que os pacientes sejam tratados”, contou.

Por meio de relatórios da OMS, Ministério da Saúde e entrevistas com especialistas, André mostra em seu livro que o suicídio é um problema de saúde pública que pode ser prevenido com informação e debates que precisam ajudar a vencer esse tabu. “O tabu existe porque a maioria das pessoas não sabe como abordar esse assunto. Pessoas fragilizadas podem ser influenciadas, mas existe uma forma de tratar o assunto e é por isso que escrevi o livro.”

Além disso, André afirma que a publicação não é de autoajuda, mas que já contribuiu para que muitas pessoas mudassem de ideia.

“O livro traz dados sobre a prevenção e a incidência de suicídio no Brasil e no mundo, e funciona para quem quer uma leitura complementar. Surge para as pessoas que sofreram com as patologias e querem melhorar seu estado físico e mental. Muitas pessoas já me procuraram e relataram o quanto o livro os ajudou a mudar de vida”, contou.

André reforça que ‘informação é a base de tudo e que é preciso investir nessa vertente. Para ajudar no tratamento das pessoas que desenvolvem uma psicopatologia é necessário ter mais médicos e profissionais da saúde engajados nessa atividade. É importante que os casos de suicídio sejam divulgados corretamente, e também deve haver mobilização da sociedade.”

CENTRO DE VALORIZAÇÃO A VIDA

O Centro de Valorização da Vida (CVV) realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo por telefone, email, chat e Skype 24h todos os dias.

Em março desse ano, o Ministério da Saúde e o CVV assinaram um acordo de cooperação técnica para permitir o acesso gratuito ao serviço prestado pelo número de telefone 188. No Espírito Santo, o CVV recebe ligações por meio do telefone (27) 3223-4111.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Edição 276

O caso da menina de 10 anos que engravidou após ser violentada por um tio em São Mateus, interior do Espírito Santo e teve o aborto autorizado pela justiça, chamou atenção para a triste estatística de casos de abuso sexual em crianças no Brasil. E a igreja diante disso?

Edição 275

O caso da menina de 10 anos que engravidou após ser violentada por um tio em São Mateus, interior do Espírito Santo e teve o aborto autorizado pela justiça, chamou atenção para a triste estatística de casos de abuso sexual em crianças no Brasil. E a igreja diante disso?

Suicídio: conscientizar para salvar vidas

Estatísticas da OMS apontam que tirar a própria vida é um caso de saúde pública. Saiba mais!

Edição 274

Ansiedade Mãos trêmulas, boca seca, palpitação no coração, fala apressada, dificuldade para dormir, você sofre de ansiedade? Especialistas ouvidos por Comunhão explicam que essa preocupação...

IBGE: Com flexibilização, pandemia não é mais impeditivo para procurar trabalho

O País tinha 38,5 milhões de pessoas desempregadas ou inativas que gostariam de trabalhar em junho

Edição 273

Pesquisa Pesquisa revela o que líderes e pastores pensam como será a fé após a pandemia. A tecnologia pode colaborar com a pregação do Evangelho...

Comunhão Digital

- Publicidade -

Fique Por Dentro

Semana dos manuscritos do Mar Morto; Saiba mais!

Arqueólogos e especialistas vão apresentar um dos mais impactantes achados da humanidade, na semana dos manuscritos do Mar Morto. Evento, que começa nesta segunda,19, é gratuito!

Live Solidária “Um Com Eles” em Libras

A live solidária, realizada pela Portas Abertas, será transmitida pelo Facebook, e estará acessível a todos que entendem a língua brasileira de sinais. Saiba mais!

Desafio Superação em corrida virtual; É neste domingo, 18

Em alusão ao Outubro Rosa, o Desafio Superação vai mobilizar mulheres cristãs de todo o Brasil em prol da saúde. Saiba mais!

Vovô Raul Gil recebe artistas gospel em live; Saiba mais

A live gospel do Vovô Raul Gil será no dia 21 de outubro e vai reunir personalidades e artistas evangélicos. Saiba mais!
- Publicidade -

Plugue-se

Nova fase da Academia da Bíblia SBB

Com novos cursos, o projeto de capacitação bíblica da SBB deseja auxiliar o cristão no estudo aprofundado da Palavra de Deus. Saiba mais!

Clovis Pinho, o que vem por aí?

Novo single de Clovis Pinho deve chegar ao mercado em novembro. Saiba mais!

“Sentido” é o novo álbum musical de Leonardo Gonçalves

Gravado em Praga, na República Tcheca, álbum conta as canções que marcaram os mais de 20 anos de carreira de Leonardo Gonçalves

Respostas simples para questões complexas sobre a fé cristã

"Cristianismo bem explicado" é o quarto livro da série da Mundo Cristão, dedicada a esclarecer pontos difíceis sobre convívio social, Bíblia e teologia.