24.7 C
Vitória
sábado, 16 janeiro 2021

Rossieli: infecções não foram decorrentes de transmissão dentro de escolas

As escolas particulares da capital paulista foram liberadas para reabrir em outubro para atividades extracurriculares

Por Júlia Marques (AE)

O secretário estadual de Educação, Rossieli Soares, disse nesta quarta-feira, 18, que é preciso avaliar casos da covid-19 registrados entre estudantes de colégios particulares em São Paulo com o cuidado de “não trazer uma culpa que não é da escola”. Para o secretário, festas fora do ambiente escolar podem ter contribuído para os registros.

Como o Estadão mostrou, uma escola americana, a Graded School, de São Paulo, teve de suspender aulas presenciais de alunos do ensino médio e outras turmas mais novas por surtos de covid-19 entre alunos e professores. A contaminação, segundo carta enviada aos pais, teria sido causada por festas com centenas de adolescentes de vários colégios este mês.

“Os caso de algumas escolas particulares, até onde sabemos, a transmissão não ocorreu dentro da escola. As pessoas parecem que esqueceram que estamos em um momento de pandemia”, disse o secretário nesta quarta, em uma coletiva de imprensa durante a inauguração do Centro de Inovação da Educação Básica Paulista.

“Uma coisa é abrir a escola, ter o aluno com segurança dentro da escola, e outra coisa é organizar festas no contraturno onde se esquece de novo a pandemia. Precisa separar isso para não trazer uma culpa que não é da escola”, completou.

Na rede estadual, o inquérito epidemiológico identificou 26 testes positivos entre alunos, mas, segundo Rossieli, não há registro de transmissão dentro das escolas. “Não temos transmissão nem entre professores dentro da escola”, disse o secretário, que reforçou a importância de fazer o rastreamento dos contatos.

A Vigilância Sanitária, disse, atua para identificar estabelecimentos que não cumprem as normas sanitárias.

As escolas particulares da capital paulista foram liberadas para reabrir em outubro para atividades extracurriculares, como aulas de idiomas e música. Em novembro, o retorno foi autorizado para aulas regulares, mas apenas no ensino médio. No fim de outubro, o prefeito Bruno Covas (PSDB) disse que informaria nesta semana as novas datas de retorno para as demais etapas de ensino.

Rossieli e o vice-governador, Rodrigo Garcia, participaram nesta quarta-feira de um evento de inauguração do 1.º Centro de Inovação da Educação Básica Paulista em Perdizes, zona oeste da capital paulista. O espaço será usado para trabalhos de cultura maker, robótica, modelagem 3D, entre outras atividades.

SP tem aumento nas internações

O Estado de São Paulo vem registrando aumento das internações pela covid-19 nos últimos dias. A média diária de novas internações ligadas à covid-19 em São Paulo subiu 18% na última semana, segundo dados divulgados na segunda-feira, 16.

Com o aumento, que abrange tanto a rede pública quanto a privada, o governo João Doria (PSDB) decidiu adiar em duas semanas a reclassificação do Plano São Paulo, que colocaria quase 90% do Estado na fase verde, de maior flexibilidade da quarentena e de reabertura econômica.

Nesta terça-feira, 17, o Estado de São Paulo tinha 43,1% dos leitos de UTI para covid-19 ocupados – a ocupação de leitos de enfermaria era de 33,6%. Em um dia, foram feitas 1.067 novas internações. A maior parte das hospitalizações (658) ocorreu na Grande São Paulo, que tem 49,1% dos leitos de UTI ocupados e 45% de ocupação nos leitos de enfermaria.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Juíza federal dá 24h para União e AM apresentarem plano para oxigênio

Os órgãos pedem uma liminar urgente para obrigar os governos federal e estadual a agirem para resolver a situação de desabastecimento de oxigênio

Itamaraty: Índia tem ‘boa vontade’ para liberar vacina

O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Índia, Anurag Srivastava, disse que é "muito cedo" para falar sobre exportação de vacinas para outros países

PT vai ao STF para pedir atuação do governo federal na crise de Manaus

O estoque de oxigênio se esgotou em diversos hospitais e pacientes morreram por asfixia, segundo relato de médicos

Internações por covid-19 em Manaus dobram em menos de 15 dias

o Amazonas teve 258 novas internações por covid-19, número que é 53% maior do que o pico do novo coronavírus em 2020

Farmácias anotam recorde de 32 mil casos de covid

No acumulado desde abril, as farmácias aplicaram 2,2 milhões de testes rápidos, sendo 339 732 positivos (15,31%)

Acordo prevê imunizante indiano para SUS e clínicas

a Associação Brasileira das Clínicas de Vacinas (ABCVAC) informou que o setor negocia a compra de 5 milhões de doses dessa vacina

Comunhão Digital

- Publicidade -

Fique Por Dentro

Encontro para a Consciência Cristã em fevereiro; Saiba mais!

Pela primeira vez em mais de duas décadas, o tradicional encontro para a Consciência Cristã será realizado online.

The Send online será neste sábado, 9

Um dos maiores eventos de louvor, adoração evangelismo no mundo, o The send, costuma reunir milhares de pessoas. Saiba mais!

Passion Conference no último dia do ano; Saiba mais!

O cantor Fernandinho é o único artista brasileiro a participar da Passion Conference. Saiba mais!

Aulas criativas e transformadoras sobre a Bíblia

Para quem ensina a Bíblia, mas tem dificuldade no preparo das aulas, um workshop gratuito será apresentado pelo pastor Lécio Dornas, em janeiro. Saiba mais!
- Publicidade -

Plugue-se

Morre o pai da cantora Cassiane

O anúncio de sua morte foi feito pelas redes sociais de Cassiane. As causas da morte ainda não foram reveladas pela família. Saiba mais!

Juliano Son e seu “Voaremos”

Em parceria com Júlia Vitória, o artista inicia 2021 desejando novos vôos ao vento do Espírito Santo. Saiba mais!

Larry e Devi Titus em a vida a dois como você nunca viu!

Em "Ele diz, ela diz", Larry e Devi Titus traz uma abordagem inovadora, dedicada a casais em que marido e mulher têm personalidade marcante e atuam em alguma esfera de liderança

Amanda Wanessa apresenta melhoras em seu quadro de saúde

Cantora sofreu um acidente grave na semana passada. Nas redes sociais, família informou que Amanda Vanessa está sem sedativos e com a pressão normal. Saiba mais!