25.4 C
Vitória

Indústria de transformação perdeu 203,2 mil empregos entre 2009 e 2018

Leia também

Gilmar Mendes: ‘Se tivesse havido maior coordenação, teríamos muito menos mortes’

Ele lembrou ainda o impacto da realidade sanitária e da desigualdade social do País no agravamento da crise

Força-tarefa da Postalis e PF miram lavagem e fazem busca no RJ atrás de R$ 45 milhões

Ao todo os agentes cumprem seis mandados de busca e apreensão no Rio de Janeiro

Para delegado, abordagem de PMs a cliente negro foi ‘inadequada e truculenta’

Segundo a administração do shopping, ambos trabalhavam para uma "empresa de consultoria de segurança", que foi afastada

As maiores quedas na indústria de transformação foram registradas na fabricação de produtos de madeira (-21,0%)

Por Denise Luna (AE) – Entre 2009 e 2018, a indústria de transformação no Brasil – responsável por 97,6% dos empregos industriais do País -, perdeu 203,2 mil postos de trabalho, o suficiente para provocar uma queda de 2,3% no número total dos empregos da indústria brasileira no período, apesar da alta de 14,4% registrada pela indústria extrativa, informa a Pesquisa Anual da Indústria publicada hoje pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

As maiores quedas na indústria de transformação foram registradas na fabricação de produtos de madeira (-21,0%), fabricação de equipamentos de informática, produtos eletrônicos e ópticos (-17,7%) e na confecção de artigos do vestuário e acessórios (-18,6%).

Entre as atividades das Indústrias de transformação, as que apresentaram maior crescimento no número de pessoas ocupadas de 2009 a 2018 estão a manutenção, reparação e instalação de máquinas e equipamentos (27,9%); fabricação de bebidas (28,1%); e fabricação de produtos alimentícios (15,5%).

Já no âmbito das Indústrias extrativas, a pesquisa destacou a atividade de extração de petróleo e gás natural, que registrou em 2018 um valor sete vezes maior que em 2009, enquanto a redução mais expressiva na perda de empregos foi na extração de carvão mineral (-33,5%).

Em 2018, a fabricação de produtos alimentícios se destacou como a atividade de maior representatividade, sendo responsável por 22,8% dos empregos na indústria, seguida pela confecção de artigos do vestuário e acessórios, que detém um porcentual de 7,8%. Também se destacaram como maiores empregadoras, as atividades de fabricação de veículos automotores, reboques e carrocerias e de fabricação de produtos de metal, exceto máquinas e equipamentos, empregando 5,8% e 5,7% do total de pessoas, respectivamente.

A indústria extrativa registrava cerca de 187,6 mil pessoas empregadas em 2018, concentradas na extração de minerais metálicos (43,3%) e não metálicos (40,6%). Entre 2009 e 2018, a ocupação na indústria extrativa permaneceu praticamente inalterada, com aumento de 0,3 pontos percentuais.

- Continua após a publicidade -

Comunhão Digital

- Continua após a publicidade -

Fique Por Dentro

Canta Recife Experience com Rodolfo Abrantes e esposa

O Canta Recife Experience é o primeiro evento drive-in cristão do Nordeste. Saiba mais!

Semana de lives da Consciência Cristã 2021; Confira as datas!

O tema das lives, que acontece de hoje, 3, até sábado, 8, é "Feitos à imagem de Deus", que será a abordagem do Consciência Cristã 2021

Helena Tannure e Alda Célia no Congresso Vitoriosas

É a terceira edição do evento, que é voltado para mulheres. O tema do Congresso Vitoriosas 2020 será Transformadas. Saiba mais! 

Lagoinha abre curso Linhas de ensino; Saiba mais!

As aulas das turmas do primeiro módulo do Curso Linha de ensino se iniciam a partir de 17 de agosto. Saiba mais!

Plugue-se

Baltazar, o atacante brasileiro “artilheiro de Deus”

Conhecido como Baltazar, o "artilheiro de Deus", foi destaque na década de 80, atuando pelo Grêmio de Porto Alegre e hoje, aos 61 anos é pastor e empresário. Conheça essa história!

“Entre a vingança e o perdão”: superando as dificuldades

Deus e perdoa, e você? Embarque nessa viagem sobre superação e perdão com “Entre a vingança e o perdão” 

‘Fala, Pai’: podcast especial para homens

O "Fala, pai" apresenta  31 reflexões, com cerca de três minutos voltadas para os homens. Saiba mais!

Dia dos Pais: aqueça os corações com um bom filme

O Dia dos Pais é celebrado neste domingo, 9, mas que tal aproveitar o fim de semana para aquecer o coração com um filme especial?