back to top
21.6 C
Vitória
segunda-feira, 22 DE julho DE 2024

Indonésia: igrejas enviam ajuda após terremoto matar centenas de pessoas

Foto: Reprodução Twitter

Os cristãos fornecem comida, roupas e água. Há mais de mil feridos, 58 mil deslocados e 22 mil casas destruídas, segundo informações das autoridades locais

Por Patricia Scott 

Mais de 268 pessoas morreram após um terremoto atingir Java, na Indonésia, segundo informações autoridades locais nesta terça-feira (22). Mais de mil pessoas ficaram feridas, 58 mil deslocadas e 22 mil casas foram destruídas, de acordo com o chefe da agência de desastres, Suharyanto. Equipes de resgate ainda buscam desaparecidos nos escombros.

A província de Java Ocidental, a mais populosa da Indonésia, foi atingida por um terremoto de magnitude 5,6 na tarde de segunda-feira (21). A cidade de Cianjur, mais ou menos 75 km a sudeste da capital, Jacarta, também sofreu danos causados pelos tremores.

Muitas fatalidades ocorrerem quando prédios mal construídos desabaram. Várias vítimas eram crianças. Elas estavam na escola no momento do terremoto, informou Henri Alfiandi, chefe da Agência de Busca e Resgate da Tailândia (Basarnas).

- Continua após a publicidade -

O diretor da missão Asian Access na Indonésia, Juserdi Purba, disse que o terremoto em Cianjur “destruiu muitas casas e centenas de pessoas ficaram feridas.” Rapidamente, as igrejas ligadas à instituição se mobilizaram para o envio de ajuda a partir de um seminário próximo à região do terremoto.

“Tentamos arrecadar doações para ajudar as pessoas, fornecendo comida, água e roupas”, ressaltou Purba ao site Mission Network News, que continuou: “Queremos mostrar o amor de Cristo a elas.”

Vale lembrar que a Indonésia tem uma história de terremotos devastadores. Isto porque o país abrange o chamado Anel de Fogo, uma zona sísmica altamente ativa, onde há o encontro de diferentes placas tectônicas.

“Muitas pessoas não sabem exatamente quando os terremotos vão acontecer. O governo tenta ajudar a população local a se preparar para enfrentar qualquer terremoto”, explicou Purba, diretor da Asian.

Na Indonésia, fortes terremotos de magnitude 6 ou 7 são relativamente comuns, especialmente ao largo da costa, onde correm as falhas. No entanto, o terremoto da última segunda-feira, mesmo com uma magnitude menor, provocou consequências mortais porque atingiu a terra a uma profundidade mais rasa.

Com informações Reuters e MNN

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Publicidade

Comunhão Digital

Publicidade

Fique por dentro

RÁDIO COMUNHÃO

VIDA E FAMÍLIA

- Publicidade -