23.3 C
Vitória
terça-feira, 16 agosto 2022

Indicador Antecedente de Emprego avança 1,0 ponto em junho ante maio

Comunhão-economia
Em contrapartida, o Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA-M) acelerou de 0,21% na segunda prévia de junho para 0,52% nesta leitura. Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

O indicador é formado por uma combinação de séries extraídas das Sondagens da Indústria, de Serviços e do Consumidor, todas apuradas pela FGV

O Indicador Antecedente de Emprego (IAEmp) subiu 1,0 ponto na passagem de maio para junho, para 81,9 pontos, informou a Fundação Getulio Vargas (FGV). Em médias móveis trimestrais, o IAEmp avançou 2,3 pontos.

“O IAEmp avança pelo terceiro mês consecutivo confirmando o momento favorável do mercado de trabalho na primeira metade do ano. O aquecimento da atividade econômica aliado ao maior controle da pandemia favoreceram a criação de vagas nesse período, mas a desaceleração da taxa de crescimento do indicador e o patamar ainda baixo sinalizam cautela para os próximos meses Ainda é possível que ocorram novas altas do IAEmp, mas a tendência para o resto do ano é de maior oscilação considerando a incerteza do ambiente macroeconômico”, avaliou Rodolpho Tobler, economista do Instituto Brasileiro de Economia da FGV (Ibre/FGV), em nota oficial.

O IAEmp sugere expectativa de geração de vagas adiante, quanto maior o patamar, mais satisfatório o resultado. O indicador é formado por uma combinação de séries extraídas das Sondagens da Indústria, de Serviços e do Consumidor, todas apuradas pela FGV. O objetivo é antecipar os rumos do mercado de trabalho no País.

Em junho, cinco dos sete componentes do IAEmp contribuíram positivamente para o resultado. O destaque foi o item de Tendência dos Negócios da Indústria, um impacto de 0,6 ponto. Do lado negativo, a principal pressão foi do componente de Situação Atual dos Negócios de Serviços, com contribuição de -0,4 ponto.

Com informações de Agência Brasil

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Entre para nosso grupo do Telegram

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Comunhão Digital

- Publicidade -

Fique Por Dentro

- Publicidade -

Plugue-se