22.1 C
Vitória
sábado, 30 maio, 2020

“A maior barreira dos surdos hoje é a comunicação”

- Continua após a publicidade -

Mais lidas

São Paulo ultrapassa os 100 mil casos de coronavírus

Estado também contabilizou 295 mortes por Covid-19 em um dia, chegando ao total de 7.275 óbitos confirmados. Número de casos em 24h foi o segundo maior desde o início da pandemia

MS: Decreto de oração contra o coronavírus é suspenso pela Justiça

O Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul suspendeu decreto que pedia oração e jejum contra o coronavírus em Ladário, interior do estado

OMS lança base de dados mundial para acesso a inovações contra covid-19

Brasil entrou integra o grupo da OMS para acesso a inovações contra covid-19, através de uma base de dados global disponível pela OMS

El Salvador: cristãos oram pelo fim da pandemia no país

Em resposta ao pedido do presidente de El Salvador, Nayib Bukele, cristãos clamam a Deus em meio à pandemia de Covid-19.

Considerada uma das principais evangélicas defensoras da causa dos surdos, Rebeca Nemer conta como se apaixonou pela língua de sinais e pela inclusão da comunidade surda na igreja e na sociedade.

Rebeca Nemer é advogada, empresária, cantora infantil e intérprete de Língua Brasileira de Sinais (Libras). Nascida em lar cristão, aprendeu a se comunicar com os surdos aos 13 anos e, desde então, encara essa paixão como um ministério.

Em entrevista exclusiva para Comunhão, Rebeca compartilhou conosco sua trajetória com o ministério de surdos. Natural de Marília (SP), a youtuber é casada com o cantor Paulo César Baruk e irmã do youtuber cristão Jonathan Nemer.

Confira a entrevista:

COMUNHÃO – Como Deus tem falado com você nessa questão de utilizar o conhecimento da Língua Brasileira de Sinais (Libras) pro Reino de Deus?

REBECA NEMER – Como cristã, penso que não há como desassociar o lado social do espiritual, uma coisa não anda separada da outra. Nosso papel como igreja é tentar suprir as dificuldades que os surdos enfrentam na sociedade, e também o de levar Jesus a eles, que é quem dá sentido à vida.

Eu encaro essa causa como chamado de Deus. Neste ano, completo 24 anos de ministério com os surdos. Eu comecei bem nova, e como não tinha nenhum parente ou amigo surdo, acredito que esse amor pela língua de sinais só pode ter vindo de Deus.

Tem sido maravilhoso continuar com esse engajamento, ensinando Libras para pessoas, preparando intérpretes na profissão e ministério. Eu nunca fui adepta de sentar e reclamar do governo, mas, sim, em pensar: “O que eu posso fazer para ajudar?”. Ainda há muito o que se fazer no Brasil. Mas eu acredito que nós estamos em uma situação melhor porque as igrejas ainda não enxergaram essa responsabilidade social.

O Brasil só não está melhor porque as Igrejas ainda não enxergaram sua responsabilidade social

Como você começou a querer aprender Libras?

Eu me apaixonei pela língua e, conforme fui fazendo amizade com os surdos que visitavam minha igreja, e então fui percebendo a necessidade deles de se comunicarem. Os surdos são um povo muito querido, muito agradáveis. Embora sejam brasileiros, têm uma cultura totalmente diferente. Daí fui me apaixonando pela causa e estou nisso por muitos anos.

Como é poder conciliar o seu ministério com o do seu marido, e poder ministrar junto com ele?

Ah, é um presente de Deus! Eu lembro que no começo do namoro eu ficava preocupada de como seria isso. E hoje é um ministério só. Deus uniu o som e o silêncio e juntos a gente tem feito a obra de Deus, tem promovido a acessibilidade nos eventos e, isso tem sido incrível. Plano Dele pra gente!

Esse amor pela língua de sinais só pode ter vindo de Deus

Após o discurso em Libras da primeira-dama, Michelle Bolsonaro, você tem expectativa de que a inclusão dos surdos receba mais atenção daqui pra frente?

Expectativa eu tenho, ela parece ser uma pessoa muito querida. Eu e os surdos ficamos muito emocionados com o discurso, mas a gente espera que algo realmente seja feito. Estamos na torcida!

Assista

Vídeo com versão da canção “Pai Nosso”, com interpretação em Libras, é o campeão de visualizações do canal de Rebeca Nemer.


leia mais

Ministério com surdos expande na Angola
Cadeirantes e surdos conseguiriam frequentar a sua igreja?
“Deus me chamou para pregar aos surdos”, diz pastor

- Continua após a publicidade -

Revista Digital

- Continua após a publicidade -

Fique Por Dentro

Vila Mix em Casa Gospel acontece neste sábado (30)

Grandes nomes do meio evangélico do Brasil como André Valadão e Deive Leonardo vão participar do VillaMix em Casa Gospel. Evento será transmitido pelo youtube. Saiba mais!

“Carreata da solidariedade”, Marcha para Jesus em SP

Realizada pela organização da Marcha para Jesus, a ação foi batizada de “Carreata da Solidariedade” e será realizada no dia 13 de Junho

Diante do Trono anuncia congresso online

Diante da pandemia do coronavírus, a banda anunciou o "Congresso Mulheres e Moças" online

GOD Brasil: Como anunciar o que o mundo precisa ouvir?

O God Brasil é um movimento que incentiva o evangelismo intenso no mundo inteiro em um dia

Receber notícias

Gostaria de receber notícias em primeira mão? Assine gratuitamente agora:

Plugue-se

Animações para explicar crenças bíblicas em série

Série Princípios são divididos em 12 episódios que tiram dúvidas de temas bíblicos e também exploram temas contemporâneos, como o aborto.

“Aventuras em Galápagos”: desbravando a criação

A diversidade de recursos naturais das ilhas foi cenário para a produção, que faz parte de um projeto pedagógico da Educação Adventista

Em breve, um documentário sobre a Igreja Perseguida

Série conta com 12 episódios em que cristãos perseguidos contam suas histórias e como enfrentam a perseguição

Em reflexão, Hillsong United grava vídeo com integrantes em quarentena

"Tendo colocado a letra e a melodia para combinar com qualquer humor ou ocasião, a mensagem dessa música é perfeita para todos nós agora", escreveu integrante. Confira!