25 C
Vitória
quinta-feira, 25 fevereiro 2021

Museu de História Natural de MG é atingido por incêndio

O incêndio destruiu parte do imóvel e acervo do Museu de História Natural de MG. Polícia Federal investiga causas do fogo iniciado na madrugada desta segunda (15)

Por Leonardo Augusto, especial para O Estado

Um incêndio na manhã desta segunda-feira, 15, destruiu parte do imóvel do acervo do Museu de História Natural e Jardim Botânico da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), no bairro Horto, região leste de Belo Horizonte. Ainda não foi divulgado relatório sobre os danos provocados pelas chamas. Não há registro de feridos. As polícias Federal e Civil de Minas Gerais investigam as causas do incêndio.

O fogo teve início por volta das 6h30 e foi comunicado aos bombeiros por funcionários. Segundo a UFMG, o incêndio atingiu imóvel da chamada Reserva Técnica 1, onde, ainda segundo a universidade, fica parte do acervo que não está em exposição. O museu abriga 265.664 peças e espécimes nas áreas de arqueologia, paleontologia, geologia, botânica, zoologia, cartografia histórica, etnografia e arte popular. A biblioteca do centro mantém 3.750 livros e 19.134 números de jornais e revistas nacionais e estrangeiros.

O local está sendo periciado por agentes da PF e da Polícia Civil ao longo da tarde desta segunda-feira. A reitora da UFMG, Sandra Goulart Almeida, afirmou em nota “que estará, junto com diretoria e equipe do museu, em busca de alternativas e soluções no sentido de reparar de forma célere os danos causados”, além de se colocar à disposição para colaborar com as autoridades responsáveis pela perícia.

A reitoria manifestou ainda “imenso pesar” pelo incêndio, que tratou como um “importante patrimônio da instituição”. O incêndio causou comoção no meio acadêmico de Minas Gerais. A Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG), que mantém o Museu de Ciências Naturais no bairro Coração Eucarístico, região Oeste da capital mineira, se colocou à disposição da UFMG, “disponibilizando toda a experiência e conhecimento técnico de seus pesquisadores no que for necessário e possível para a rápida recuperação do acervo perdido”. Em 2013, o museu da PUC também sofreu incêndio.

O Museu

O Museu de História Natural da UFMG foi criado em 1968. A área ocupada pelas duas instituições é de 600 mil metros quadrados. No século XIX, o território pertencia a uma fazenda. Em 1953 foi Instituto Agronômico. O reconhecimento como Jardim Botânico foi concedido pelo Ministério do Meio Ambiente em 2010.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Igreja de Volta Redonda (RJ) é interditada pela justiça

Igreja Assembleia de Deus, do bairro Laranjal, teve multa de R$ 50 mil fixada. Decisão foi tomada após solicitação do Ministério Público. Saiba mais!

Luiz Sayão, vítima de intolerância: “nunca imaginei”

A Wikipédia censurou o diretor da Faculdade Batista de São Paulo, o pastor e hebraísta Luiz Sayão, supostamente por não evidenciar “notoriedade” e “relevância”. Saiba mais!

Voluntariado no exterior para jovens universitários; Saiba mais!

Organização IYF abre inscrições de voluntariado no exterior para jovens universitários A Organização International Youth Fellowship- IYF(comunhão internacional de jovens), é uma organização com base...

A batalha é real

A batalha é dura e constante, precisamos estar com a armadura e sermos guerreiros obedientes a Deus

Ministro da Justiça na sede da Sociedade Bíblica do Brasil

Ao conhecer o trabalho realizado pela SBB no Brasil, o ministro da justiça e segurança pública, André Mendonça declarou: "A SBB é uma organização de tradição e respeito no cenário brasileiro"

“Deserto Não Será Seu Fim”, com Luciano Camargo

Música integra o projeto gospel de Luciano Camargo, "A Ti entrego". Artista apresentou a canção no programa 'The noite', com Danilo Gentilli nesta terça-feira, 23

Comunhão Digital

- Publicidade -

Fique Por Dentro

Franklin Graham no Brasil para o “Esperança Rio 2021”

Lançamento do "Esperança Rio 2021" será em Maio e em dezembro a ação evangelística, que terá participação do evangelista Franklin Graham. Saiba mais!

Deive Leonardo ministra em São Paulo fim de semana

O evangelista Deive Leonardo retorna com suas apresentações na capital Paulista nesta sexta-feira, 19 e neste sábado, em Barueri (SP). Saiba mais!

Começou a 23ª edição da Consciência Cristã; Saiba mais!

Consciência Cristã inicia hoje e reúne evangélicos para debater educação, fé, ciência e justiça social. Saiba mais!

Mulheres de honra: Congresso em um transatlântico de luxo

É o 1° Congresso de Mulheres do Espírito Santo, que será realizado em um Transatlântico de alto luxo. Saiba mais sobre esse evento!
- Publicidade -

Plugue-se

Cantora Amanda Wanessa sai da UTI

Pelas redes sociais, o marido da cantora, Dobson Santos contou que Amanda Wanessa foi transferida para o quarto: “o milagre está cada vez mais perto”, declarou. Saiba mais!

Deive Leonardo vai se apresentar em Brasília e Goiânia

O evangelista se apresenta na próxima terça-feira, 16, em Brasília e em Goiânia, prometendo trazer importantes reflexões para o público. Saiba mais!

André Valadão: Humor para explicar temas polêmicos da Bíblia

Conhecido por sua forma extrovertida de ministrar, o cantor e pastor André Valadão tem usado sua conta no instagram para tirar dúvidas de internautas sobre temas polêmicos 

Connect 2021: Mercado cinematográfico cristão em ação

Referência no mercado cinematográfico cristão no Brasil, a 360 WayUp realizou o Connect 2021, para avaliação de mercado e novidades, com a equipe nacional