25 C
Vitória
terça-feira, 14 julho, 2020

Museu de História Natural de MG é atingido por incêndio

Leia também

Inscrições para o Prouni começam hoje, com quase 170 mil bolsas

Do total, 60.551 são bolsas integrais e 107.229, parciais. Saiba mais!

Atividade econômica tem crescimento de 1,31% em maio

Números foram divulgados hoje pelo Banco Central. Saiba mais!

Resultado do Sisu para o 2º semestre de 2020 será divulgado nesta terça-feira

De acordo com o MEC, 424.991 mil estudantes disputam 51.924 mil vagas. Saiba mais!

O incêndio destruiu parte do imóvel e acervo do Museu de História Natural de MG. Polícia Federal investiga causas do fogo iniciado na madrugada desta segunda (15)

Por Leonardo Augusto, especial para O Estado

Um incêndio na manhã desta segunda-feira, 15, destruiu parte do imóvel do acervo do Museu de História Natural e Jardim Botânico da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), no bairro Horto, região leste de Belo Horizonte. Ainda não foi divulgado relatório sobre os danos provocados pelas chamas. Não há registro de feridos. As polícias Federal e Civil de Minas Gerais investigam as causas do incêndio.

O fogo teve início por volta das 6h30 e foi comunicado aos bombeiros por funcionários. Segundo a UFMG, o incêndio atingiu imóvel da chamada Reserva Técnica 1, onde, ainda segundo a universidade, fica parte do acervo que não está em exposição. O museu abriga 265.664 peças e espécimes nas áreas de arqueologia, paleontologia, geologia, botânica, zoologia, cartografia histórica, etnografia e arte popular. A biblioteca do centro mantém 3.750 livros e 19.134 números de jornais e revistas nacionais e estrangeiros.

O local está sendo periciado por agentes da PF e da Polícia Civil ao longo da tarde desta segunda-feira. A reitora da UFMG, Sandra Goulart Almeida, afirmou em nota “que estará, junto com diretoria e equipe do museu, em busca de alternativas e soluções no sentido de reparar de forma célere os danos causados”, além de se colocar à disposição para colaborar com as autoridades responsáveis pela perícia.

A reitoria manifestou ainda “imenso pesar” pelo incêndio, que tratou como um “importante patrimônio da instituição”. O incêndio causou comoção no meio acadêmico de Minas Gerais. A Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG), que mantém o Museu de Ciências Naturais no bairro Coração Eucarístico, região Oeste da capital mineira, se colocou à disposição da UFMG, “disponibilizando toda a experiência e conhecimento técnico de seus pesquisadores no que for necessário e possível para a rápida recuperação do acervo perdido”. Em 2013, o museu da PUC também sofreu incêndio.

O Museu

O Museu de História Natural da UFMG foi criado em 1968. A área ocupada pelas duas instituições é de 600 mil metros quadrados. No século XIX, o território pertencia a uma fazenda. Em 1953 foi Instituto Agronômico. O reconhecimento como Jardim Botânico foi concedido pelo Ministério do Meio Ambiente em 2010.

- Continua após a publicidade -

Comunhão Digital

- Continua após a publicidade -

Fique Por Dentro

Amigos e artistas “Juntos pelo sertão” drive-in

Evento, que será realizado no dia 14 de julho, vai reunir artistas e preletores como Aline Barros, Isaías Saad, Gabriel Guedes, Juliano Son, Eli Soares, Hernandes Dias Lopes e outros.

Show drive-in do 3 Palavrinhas esse mês; Saiba mais!

O grupo infantil 3 palavrinhas vai se apresentar na Arena Sessions, no estádio Allianz Parque, em São Paulo dia 19 de julho Atenção criançada! O...

Artistas cristãos na ação social “Eu Soul VC”

Entre os artistas cristãos confirmados estão Casa Worship, Renascer Praise, André e Felipe, Rebeca Carvalho e Leandro Borges

The send Argentina é adiado para 2021

Em comunicado, os organizadores do The Send disseram que a data exata será definida assim que o governo tiver o poder de reativar eventos maciços

Plugue-se

Fred Arrais passa a integrar o time de artistas da Sony Music

Parceiro do Ministério Diante do Trono, Fred Arrais é cantor, compositor e multi instrumentista da música cristã contemporânea. 

Operação Final: a missão por trás do julgamento de um nazista

Baseado em fatos reais, Operação Final tem temática sobre o Holocausto, a perseguição aos judeus arquitetado pelo governo nazista

Reencontro histórico: Davi Sacer e Trazendo a Arca em “O encontro”

Álbum inédito marca o reencontro histórico de Davi Sacer e Trazendo a Arca dez anos depois. São 30 músicas que fizeram sucesso no mercado de música gospel. Confira!

Inédito no Brasil! Bíblia em Libras traduzida por surdos

O primeiro livro traduzida para Língua Brasileira de Sinais pelos próprios surdos a ser lançado em setembro é o do evangelho de João. Saiba mais!