24.9 C
Vitória
sábado, 20 abril 2024

Incêndio em orfanato cristão no Haiti deixa 15 mortos

Incêndio_Haiti
(Foto: Dieu Nalio Chery / AP)

Pelo menos 15 crianças morreram no orfanato em Porto Príncipe dirigido por uma congregação cristã dos Estados Unidos, de acordo com autoridades locais

Um incêndio atingiu a casa de crianças haitianas dirigida por um grupo cristão sem fins lucrativos da Pensilvânia, EUA. A tragédia matou 15 crianças de acordo com informações de autoridades locais, na última sexta-feira (14).

Segundo Rose-Marie Louis, trabalhadora da casa, o incêndio começou por volta das 21h de quinta-feira e os bombeiros levaram cerca de 90 minutos para chegar. Devido a problemas com seu gerador e inversor, o orfanato estava usando velas, disse ela. Metade das vítimas eram bebês ou crianças pequenas e as outras tinham aproximadamente 10 ou 11 anos, disse Louis.

A polícia invadiu outra casa administrada pela Igreja do “Entendimento da Bíblia” e levou dezenas de crianças em um ônibus devido a protestos de funcionários. O incêndio aconteceu em Kenscoff, nos arredores de Porto Príncipe, capital haitiana.

“Poderia ter sido eu”, disse Renadin Mondeline, 22, que morou na casa com seu filho, agora com 6 anos, por cerca de dois anos, até que começou a ganhar dinheiro suficiente como vendedor ambulante para começar a alugar sua própria casa. “Essas garotinhas lá dentro eram como meu bebê”, completou.

- Continua após a publicidade -
Equipes de resgate 

Equipes de resgate chegaram ao local em motocicletas e não tinham oxigênio engarrafado e ambulâncias necessárias para transportar as crianças para o hospital, disse Jean-François Robenty, funcionário da proteção civil. “Eles poderiam ter sido salvos, não tínhamos o equipamento para salvar suas vidas”, disse ele.

A Igreja do Entendimento da Bíblia perdeu o credenciamento de suas casas após uma série de inspeções iniciadas em novembro de 2012. Inspetores haitianos acusaram o grupo de superlotação, condições insalubres e falta de pessoal adequadamente treinado.

“‘Estamos cientes do incêndio na casa das crianças no Haiti”, disse Temi J. Sacks, porta-voz do grupo, com sede em Scranton, Pensilvânia. “Seria irresponsável comentarmos até que todos os fatos cheguem.”

Membros do grupo religioso estavam vendendo luminárias caras de edifícios antigos, como corrimões e lustres, em lojas sofisticadas de Nova York e Los Angeles, e usando parte dos lucros para financiar as casas.

Condições precárias 

Em 2013 a Associated Press fez uma visita sem aviso prévio às duas casas do grupo, com 120 crianças, e encontrou beliches com colchões gastos, amontoados em salas sujas. O ar ácido flutuava pelos banheiros e escadas. Os quartos eram escuros e espartanos, sem conforto ou decoração.

A Igreja do Entendimento da Bíblia opera dois lares para quase 200 crianças no Haiti como parte de um “programa de treinamento cristão”, de acordo com o mais recente registro de organização sem fins lucrativos. Ela opera no país desde 1977.

É comum no Haiti pais empobrecidos colocarem crianças em centros de atendimento residencial. Nesses locais, recebem hospedagem e educação amplamente variada por vários anos, mas não são tecnicamente órfãs.

“Acolhemos crianças que estão em situações desesperadoras”, diz a organização em seu documento fiscal mais recente de 2017. “Muitos deles estavam muito perto da morte quando os recebemos.” A organização sem fins lucrativos reportou receita de US $ 6,6 milhões e despesas de US $ 2,2 milhões no ano.

*Com informações de Christianity Today 

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Publicidade

Comunhão Digital

Publicidade

Fique por dentro

RÁDIO COMUNHÃO

VIDA E FAMÍLIA

- Publicidade -