27.5 C
Vitória
terça-feira, 26 janeiro 2021

Impostômetro registra R$ 1 trilhão nesta segunda-feira

O Impostômetro instalado na sede da Federação das Indústrias do Estado do Espírito Santo (Findes) registrou R$ 1 trilhão em tributos às 12h30 desta segunda-feira (29). A marca, referente aos impostos municipais, estaduais e federais pagos por todos os brasileiros desde o dia 1º de janeiro, será alcançada em tempo recorde: em 2014, o valor foi atingido apenas no dia 12 de agosto.

Segundo estudo do Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT), órgão responsável pela metodologia do Impostômetro, o brasileiro trabalhou até o dia 31 de maio apenas para pagar impostos, o equivalente a 41% dos salários.

A carga tributária brasileira corresponde a 35,7% do PIB, a maior entre os Brics, a segunda maior da América Latina – atrás apenas da Argentina (37,3%) – e uma das 30 maiores do mundo.

Ritmo de arrecadação
Em maio deste ano, o Impostômetro alterou a forma de medição da carga tributária, em função da mudança na metodologia do cálculo do PIB implementada em março pelo IBGE. Com isso, os valores exibidos pelo painel passaram a considerar novos dados de arrecadação de Imposto de Renda retido dos funcionários públicos estaduais e municipais e novas taxas e contribuições federais determinadas pela Lei nº 13.080/2015. Também foram incluídas arrecadações de municípios que não estavam sendo informadas à Secretaria do Tesouro Nacional.

Confira alguns dos itens básicos do cotidiano e sua carga tributária:
– Água mineral: 44% de impostos;
– Açúcar: 32%;
– Arroz: 17%;
– Feijão: 17%;
– Sabonete: 37%;
– Gasolina: 53%;
– Livro: 18%;
– Roupas: 35%.
- Publicidade -

Matérias relacionadas

Camex decide zerar imposto de importação de seringas e agulhas

o governo zerou a alíquota de importação de 303 produtos relacionados ao combate ao coronavírus, como álcool em gel, máscaras e luvas

Bolsonaro acusa Doria de aumentar impostos na pandemia

O pacote de medidas inclui a extinção de estatais e fundações com o objetivo de poupar despesas no Orçamento do próximo ano

Batismo record na Tailândia

Mesmo na pandemia, Igreja na Tailândia registrou maior número de batismos da história. Saiba mais!

A morte de Jesus: novela bate record de audiência

Novela bateu records de audiência nesta quarta (03). O protagonista vivido pelo ator Dudu Azevedo declarou em seu instagram: "Jesus esteve comigo todos os...

Jezabel é a nova novela bíblica da Record

André Bankoff, Iano Salomão e Lidi Lisboa darão vida aos protagonistas da novela bíblica. Trama, que vai estrear dia 23 de abril, contar a...

TV Record produzirá novela bíblica que contará a criação do mundo

A Record TV está envolvida na produção de uma novela sobre a criação do mundo, para levar ao ar já em 2018. Ano que vem,...

Comunhão Digital

- Publicidade -

Fique Por Dentro

Encontro para a Consciência Cristã em fevereiro; Saiba mais!

Pela primeira vez em mais de duas décadas, o tradicional encontro para a Consciência Cristã será realizado online.

The Send online será neste sábado, 9

Um dos maiores eventos de louvor, adoração evangelismo no mundo, o The send, costuma reunir milhares de pessoas. Saiba mais!

Passion Conference no último dia do ano; Saiba mais!

O cantor Fernandinho é o único artista brasileiro a participar da Passion Conference. Saiba mais!

Aulas criativas e transformadoras sobre a Bíblia

Para quem ensina a Bíblia, mas tem dificuldade no preparo das aulas, um workshop gratuito será apresentado pelo pastor Lécio Dornas, em janeiro. Saiba mais!
- Publicidade -

Plugue-se

Glorify, o app para meditações e devocional diário

Criado em 2019 na Inglaterra, o app Glorify acaba de chegar ao Brasil na versão em português. Trata-se de um app voltado para reflexões, meditações guiadas, orações e passagens bíblicas.

Fé na caminhada cristã! Fernandinho batiza os filhos

Ao lado do pastor Rodrigo Oliver, Fernandinho batizou seus filhos neste domingo, 17 e escreveu no instagram: "Um dos melhores dias das nossas vidas", escreveu o artista.

Vietnã ganha a primeira Biblioteca pública cristã

Vietnã ocupa a 19 colocação na Lista Mundial da Perseguição de 2021, da Portas Abertas. Saiba mais!

“A Deus seja a glória”, Nani Azevedo sai do hospital

Internado há vários dias por complicações de covid-19, o cantor Nani Azevedo recebeu alta hospitalar nesta sexta-feira, 15.