24.9 C
Vitória
quinta-feira, 28 março 2024

Por que é importante dar Bíblias para as pessoas?

Comunhao-Erni-Seibert-artigo-criança
Erní Walter Seibert é Diretor executivo da Sociedade Bíblica do Brasil - Foto: Erní Seibert

Quando entregamos uma Bíblia a alguém, antes de qualquer coisa, estamos dando um testemunho de nossa fé

Por Erní Seibert

Existem muitas maneiras de evangelizar. Podemos fazer isso simplesmente falando da boa nova da salvação para as pessoas. Muitas delas chegaram ao conhecimento de Jesus Cristo porque alguém falou sobre ele. Também podemos evangelizar entregando um folheto com uma mensagem evangelística ou convidando as pessoas para participarem de um culto em nossa igreja. Mas há uma maneira muito eficiente de evangelizar que é a seguinte: entregar nas mãos das pessoas um exemplar da Bíblia Sagrada.

Se você fizer uma pesquisa entre os membros de sua igreja, vai descobrir que a primeira Bíblia das pessoas, em geral, foi recebida como um presente. É raro encontrar alguém que diga que comprou a sua primeira Bíblia.

Quando as pessoas recebem uma Bíblia, dificilmente elas descartam esse presente. Mesmo os que não creem, quando recebem uma Bíblia, guardam ela em algum lugar de sua casa. Podem até não ler imediatamente, mas guardam. Em algum momento, aquela Bíblia será aberta e começará a ser lida. Quando a Palavra de Deus atinge a mente e o coração de uma pessoa, o Espírito Santo age e o caminho da fé é aberto. Por isso que afirmamos que uma maneira simples de evangelizar é presenteando com Bíblias.

- Continua após a publicidade -

Muitos cristãos já têm este hábito de presentear com Bíblias. Mas muitos ainda não descobriram como é venturoso distribuir a Bíblia Sagrada. Quando entregamos uma Bíblia a alguém, antes de qualquer coisa, estamos dando um testemunho de nossa fé. Se eu dou uma Bíblia ao meu semelhante, estou, com este gesto, dizendo que eu creio em Deus e confio em sua Palavra. Ninguém vai doar uma Bíblia se não confia nela. Dar Bíblias é um forte testemunho de fé. Além disso, quando damos uma Bíblia, as pessoas percebem que estamos ofertando algo de valor. Por mais econômico que seja o valor pago por uma Bíblia, qualquer pessoa reconhece que aquele livro tem um valor. Assim, quem recebe esse presente, sente-se também valorizado.

O valor de uma Bíblia vai além do custo financeiro. Ela tem um valor eterno e não só ensina o caminho correto desta vida, mas também dá à pessoa uma perspectiva de vida eterna. A Bíblia não é um presente que perderá seu valor ao longo do tempo. Ao contrário, se for lida, seu valor aumentará ainda mais. As pessoas que recebem uma Bíblia de presente, nunca se esquecem de quem a deu. Ela causa uma marca na memória de quem a recebe. E esta marca é extremamente positiva.

Na história da igreja brasileira, doar Bíblias é uma tradição. Quando as igrejas fundaram a Sociedade Bíblica, em 1948, uma das razões para fazer isso era para que não faltassem Bíblias. A provisão de Bíblias era importante. Quando a primeira Sociedade Bíblica foi criada, em 1804, na Inglaterra, a história de uma menina, Mary Jones, foi contada. Essa menina queria uma Bíblia em sua língua e teve muita dificuldade para realizar o seu sonho.

Para seguir a obra de evangelização em nosso país, devemos voltar a essa prática antiga – presentear com Bíblias. Tenha algumas Bíblias em casa para doar. Faça um propósito de doação. Pense em doar uma Bíblia por mês, ou uma Bíblia por semana. Pense na pessoa que você quer que receba a Bíblia. Ore por essa pessoa. Pense no que você vai dizer quando entregar a Bíblia. Faça do momento da doação algo memorável.
Da mesma forma que cada pessoa pode pensar em doar Bíblias e ter propósitos ou metas de distribuição, as Igrejas podem fazer a mesma coisa. Temos a certeza de que algo simples como isso pode provocar grandes mudanças na vida das pessoas e, por consequência, na vida de nosso país. Esse é um costume antigo que pode e precisa ser retomado.

Erní Walter Seibert é diretor executivo da Sociedade Bíblica do Brasil (CEO), professor e Pastor luterano.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Publicidade

Comunhão Digital

Publicidade

Fique por dentro

RÁDIO COMUNHÃO

VIDA E FAMÍLIA

- Publicidade -