23.5 C
Vitória
terça-feira, 24 novembro 2020

Impactos econômicos pós demissão de Moro

Leia também

País quer elevar comércio com a Índia, diz Guedes

"Nossos olhos brilham como vemos acordos como o da Ásia, que integram toda a região", afirmou o ministro da economia

PF faz ‘maior operação do ano’ contra o tráfico

Durante as investigações, que começaram em 2017, foram apreendidas 50 toneladas de cocaína nos portos do Brasil, da Europa e da África

Bolsonaro lamenta alta de preços de alimentos

O presidente ressaltou que sem medidas do governo federal, como a ajuda para pequena empresas e o auxílio emergencial

As autoridades tem que conter a grave crise política desencadeada pela saída do cargo do ministro da justiça, reduzindo assim a instabilidade, melhorando o ambiente de negócios e as expectativas dos agentes econômicos

Na última sexta feira, (24), chegou ao fim a gestão do ministro da justiça e segurança pública Sérgio Moro. O ex-ministro começou a se destacar pela atuação na operação Lava Jato, como juiz da 13ª Vara Federal de Curitiba-PR, atuando no período de 2014 a 2018, quando foi convidado para se tornar ministro do presidente eleito Jair Bolsonaro. Um dos motivos para deixar o cargo foi a exoneração do um aliado, o diretor-geral da Polícia Federal, Maurício Valeixo.

O anúncio da demissão e o discurso do ex-ministro Sérgio Moro desencadeou uma grave crise política no governo federal, ampliando o cenário de incerteza e de dificuldade que já estávamos vivendo devido à crise sanitária mundial deflagrada pelo novo coronavírus. Essas crises causam sérios impactos negativos na economia brasileira com potencial de atingir todos os segmentos da sociedade.

O mercado financeiro, que é um lócus econômicos bastante sensível as mudanças de expectativas dos agentes econômicos, no curto prazo, reagiram com a alta no dólar de 2,5%, fechando a sexta feira em R$ 5,65. Já a bolsa de valores (IBOVESPA) chegou a cair 9,6% ao longo do dia, quase provocando o acionamento do circuit breaker, mecanismo de proteção a investidores acionado quando o IBOVESPA cai mais de 10%, mas terminou a sessão com queda de 5,45%, batendo 73.330 pontos.

Caso o cenário de incerteza persista, a alta do dólar pode fazer com que o preço dos produtos importados fique cada vez mais caro. Segundo a Associação Brasileira dos Exportadores e Importadores de Alimentos o impacto pode ser significativo nos produtos como queijos, vinhos e gêneros alimentícios em geral. O aumento no nível de preços pode afetar outros setores, tendo em vista que a moeda americana é utilizada como base de cálculo na hora de mensurar as despesas de custo de matérias-primas do setor petroquímico, utilizadas na produção de calçados. Pode-se esperar ainda uma alta no preço do pão, devido a importação do trigo, das roupas que são importadas e até mesmo de algumas frutas.

Com relação a bolsa de valores ela é um importante mecanismo de alavancagem das empresas. É através da bolsa de valores que as empresas conseguem investidores e, através desse investimento (aquisição de ações), que conseguem crescer. É como se as bolsas fossem o coração da economia, concentrando capitais e bombeando-o a outras partes do corpo financeiro da nação.

Com isso, empregos são gerados direta e indiretamente, gerando mais riqueza, produção, crédito e prosperidade. Por outro lado, as empresas presentes na bolsa são obrigadas em maior ou menor grau a adotar práticas de gestão eficientes e transparentes. Com a queda nos indicadores da bolsa de valores brasileira o fluxo de recursos para as empresas diminui podendo provocar uma redução da capitalização empresarial e impedir a execução de vários projetos de investimentos, aumentando o desemprego e/ou o fechamento de algumas empresas.

Portanto, é fundamental que as autoridades consigam conter a grave crise política desencadeada pela saída do cargo do ministro da justiça, reduzindo assim a instabilidade, melhorando o ambiente de negócios e as expectativas dos agentes econômicos. Dessa forma, o poder executivo poderá concentrar todos os esforços no combate a pandemia do coronavírus sem desviar o foco dessa missão que é prioritária e tão aguardada por toda sociedade.


Ricardo Paixão – Professor, Economista, com mestrado em Economia pela Ufes, Conselheiro efetivo (vogal) da Junta Comercial do Espírito Santo, e ex presidente do Conselho Regional de Economia do Espírito Santo 

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Terceira idade! Época de colheitas

IBGE aponta que até 2060 haverá no Brasil 73 milhões de idosos. significando um aumento de 160% em apenas quatro décadas. Saiba mais!

Diego Karter “Até o Fim”

Diego Karter inicia nova fase na carreira com o lançamento do single e do clipe “Até o Fim”

Deive Leonardo grava última série do ano: Confira!

Gravação será no dia 12 de dezembro, em São José do Rio Preto (SP). Saiba mais!

Miniconferência on-line: “Fé e Ciência para Corpos e Mentes”

Cientistas cristãos brasileiros respondem questões de fé e ciência para corpos e mentes. Tema será abordado na mini Conferência online. Saiba mais!

Ataque a igreja nos EUA deixa dois mortos

Ataque aconteceu na Igreja Batista da Graça, em San José, Califórnia. Não havia culto no momento do ataque, apenas moradores de rua, que estavam abrigados no local. Saiba mais!

Por que nossa cultura não pratica a circuncisão?

Anônimo O Antigo e o Novo Testamento formam a Bíblia Sagrada, que, desde o Gênesis até o Apocalipse, aponta para Jesus, aquele pelo qual todas...

Comunhão Digital

- Publicidade -

Fique Por Dentro

Seminário de ciências bíblicas em edição virtual; começa hoje

Realizado há 20 anos pela Sociedade Bíblica do Brasil, evento incentiva o estudo e capacita líderes sobre o uso da Bíblia.

Grandes artistas do Brasil no “BH profetiza”

Realizado pela cantora Camila Campos, O BH profetiza vai reunir diversos cantores, entre eles Weslei Santos, Gai Sampaio, pastora Helena Tannure e outros. Evento será transmitido ao vivo, nesta terça-feira, 17 

Conferência pastoral Fidelidade Extrema

Realizado pela Associação Evangelística Billy Graham, a Conferência começou hoje, 13 e vai até amanhã. Saiba mais!

A esperança não decepciona! Live DIP 2021 é hoje

A Missão Portas Abertas fará Live de lançamento do DIP 2021, hoje, às 19 horas para dar detalhes sobre o Domingo da igreja Perseguida. Saiba mais!
- Publicidade -

Plugue-se

Deive Leonardo grava última série do ano: Confira!

Gravação será no dia 12 de dezembro, em São José do Rio Preto (SP). Saiba mais!

Bíblia 365! Leitura em um ano da Palavra de Deus

Editora Mundo Cristão lança "Bíblia 365", diagramada especialmente para a leitura em um ano Acaba de chegar ao Brasil a Bíblia 365, lançamento da Editora...

Leonardo Gonçalves e seu “Sentido”

Projeto reúne canções que marcaram os primeiros 20 anos da vida do artista e ainda homenageia músicos que o ajudaram em sua formação e carreira musical

“Força pra encarar”, em prol da consciência negra

Os cantores Leidy Murilho, Talita Barreto e Asaph, da Sony Music se uniram pra cantar uma canção em prol da consciência negra