24.3 C
Vitória
segunda-feira, 21 setembro 2020

Impactos econômicos pós demissão de Moro

Leia também

Anvisa autoriza que Pfizer dobre número de voluntários em testes para vacina

O laboratório informou que vai expandir o número de participantes do estudo para a vacina, chegando a cerca de 44 mil participantes

Fumaça do Pantanal que chega a SP pode agravar casos de doenças respiratórias

Outra recomendação que Cardenuto indica é a de evitar aglomerações, uma medida que já deveria ser cumprida em função do novo coronavírus

Lava Jato denuncia Cabral e Bezerra por propinas em contratos do DER

Segundo a peça, registros contábeis apreendidos com o operador de Cabral na Calicute mostram que Maciste efetuou, entre 2011 e 2017

As autoridades tem que conter a grave crise política desencadeada pela saída do cargo do ministro da justiça, reduzindo assim a instabilidade, melhorando o ambiente de negócios e as expectativas dos agentes econômicos

Na última sexta feira, (24), chegou ao fim a gestão do ministro da justiça e segurança pública Sérgio Moro. O ex-ministro começou a se destacar pela atuação na operação Lava Jato, como juiz da 13ª Vara Federal de Curitiba-PR, atuando no período de 2014 a 2018, quando foi convidado para se tornar ministro do presidente eleito Jair Bolsonaro. Um dos motivos para deixar o cargo foi a exoneração do um aliado, o diretor-geral da Polícia Federal, Maurício Valeixo.

O anúncio da demissão e o discurso do ex-ministro Sérgio Moro desencadeou uma grave crise política no governo federal, ampliando o cenário de incerteza e de dificuldade que já estávamos vivendo devido à crise sanitária mundial deflagrada pelo novo coronavírus. Essas crises causam sérios impactos negativos na economia brasileira com potencial de atingir todos os segmentos da sociedade.

O mercado financeiro, que é um lócus econômicos bastante sensível as mudanças de expectativas dos agentes econômicos, no curto prazo, reagiram com a alta no dólar de 2,5%, fechando a sexta feira em R$ 5,65. Já a bolsa de valores (IBOVESPA) chegou a cair 9,6% ao longo do dia, quase provocando o acionamento do circuit breaker, mecanismo de proteção a investidores acionado quando o IBOVESPA cai mais de 10%, mas terminou a sessão com queda de 5,45%, batendo 73.330 pontos.

Caso o cenário de incerteza persista, a alta do dólar pode fazer com que o preço dos produtos importados fique cada vez mais caro. Segundo a Associação Brasileira dos Exportadores e Importadores de Alimentos o impacto pode ser significativo nos produtos como queijos, vinhos e gêneros alimentícios em geral. O aumento no nível de preços pode afetar outros setores, tendo em vista que a moeda americana é utilizada como base de cálculo na hora de mensurar as despesas de custo de matérias-primas do setor petroquímico, utilizadas na produção de calçados. Pode-se esperar ainda uma alta no preço do pão, devido a importação do trigo, das roupas que são importadas e até mesmo de algumas frutas.

Com relação a bolsa de valores ela é um importante mecanismo de alavancagem das empresas. É através da bolsa de valores que as empresas conseguem investidores e, através desse investimento (aquisição de ações), que conseguem crescer. É como se as bolsas fossem o coração da economia, concentrando capitais e bombeando-o a outras partes do corpo financeiro da nação.

Com isso, empregos são gerados direta e indiretamente, gerando mais riqueza, produção, crédito e prosperidade. Por outro lado, as empresas presentes na bolsa são obrigadas em maior ou menor grau a adotar práticas de gestão eficientes e transparentes. Com a queda nos indicadores da bolsa de valores brasileira o fluxo de recursos para as empresas diminui podendo provocar uma redução da capitalização empresarial e impedir a execução de vários projetos de investimentos, aumentando o desemprego e/ou o fechamento de algumas empresas.

Portanto, é fundamental que as autoridades consigam conter a grave crise política desencadeada pela saída do cargo do ministro da justiça, reduzindo assim a instabilidade, melhorando o ambiente de negócios e as expectativas dos agentes econômicos. Dessa forma, o poder executivo poderá concentrar todos os esforços no combate a pandemia do coronavírus sem desviar o foco dessa missão que é prioritária e tão aguardada por toda sociedade.


Ricardo Paixão – Professor, Economista, com mestrado em Economia pela Ufes, Conselheiro efetivo (vogal) da Junta Comercial do Espírito Santo, e ex presidente do Conselho Regional de Economia do Espírito Santo 

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Vídeos sobre a Bíblia alcançam 1 milhão de pessoas no Tik Tok

Produzidos por Jey Reis, 17 anos, os vídeos diários, que são publicados no Tik Tok, falam sobre Jesus. Saiba mais! !

Beirute! Igrejas ajudam na reconstrução da cidade

O chefe da ONG cristã Together For The Family, Izdihar Isaac, disse as igrejas tem feito a diferença para reconstruir Beirute após a explosão. Saiba mais!

Um outro evangelho

O Apóstolo Paulo escrevendo sua primeira carta às igrejas da Galácia, logo após a saudação inicial, inicia com uma afirmação inquietante de que os...

O Sexo que Deus criou

À luz da Bíblia, conclui-se que a imagem deturpada da sexualidade ou do sexo tem sido uma estratégia de Satanás desde a queda do homem, por causa do pecado.

Michelle Giarola: músicas e histórias do poder de Deus

Em um testemunho de fé, milagre e superação, Michele Giarola lançou seu primeiro álbum musical autoral, “A glória da segunda casa”

O fim dos tempos, com pastor Antônio Júnior

Em uma pregação realizada no Allianz Parque, em São Paulo pastor Antônio Júnior afirmou: "Precisamos nos preparar para a volta de Jesus" Em um evento...

Comunhão Digital

- Publicidade -

Fique Por Dentro

Live solidária: artistas em favor da Igreja Perseguida

Denominado de "Seja um com eles", a live solidária é um grito de ajuda a igreja perseguida. Paulo César Baruk, Rebeca Nemer, Eyshila, André Aquino são alguns dos convidados. Saiba mais!

Arte da Graça em casa; Conscientização do setembro amarelo

Em formato online, o evento une shows e workshops incentivando a tolerância, paz e música. Saiba mais!

Aquecimento Sepal 2020, com Edméia Williams e Rodrigo Gomes

Transmissão acontecerá nesta segunda-feira, 14 de setembro, às 19 horas. Saiba como participar!

Encontro nacional Renas: “Ser criança em tempos de incerteza”

É a 13ª edição do Encontro Nacional da Rede Evangélica Nacional de Ação Social (Renas). Evento, que acontece em outubro, será online. Saiba mais!
- Publicidade -

Plugue-se

Vídeos sobre a Bíblia alcançam 1 milhão de pessoas no Tik Tok

Produzidos por Jey Reis, 17 anos, os vídeos diários, que são publicados no Tik Tok, falam sobre Jesus. Saiba mais! !

“Inesquecível”: a história da professora que morreu para salvar crianças

Filme vai contar a história da professora Heley de Abreu, que deu avida para proteger crianças de um incêndio, em Janaúba (MG). Saiba maiws!

Kemuel e Priscilla Alcântara conquistam Platina Triplo

Platina Triplo é uma certificação pelo grande alcance que as canções dos artistas tiveram nas plataformas digitais de música Nesta quinta-feira, 17, Kemuel e Priscilla...

Ajude um cego a ler a Bíblia e ter a vida transformada

A iniciativa quer distribuir a Bíblia para cegos em todo o Brasil e promover a acessibilidade para pessoas com deficiência visual. Saiba mais!