23 C
Vitória
sábado, 27 fevereiro 2021

O impacto do evangelho em uma tribo da Indonésia

55 anos depois de matar dois missionários, a tribo de Papua, na Indonésia, recebeu 2.500 Bíblias, completamente impactada com o evangelho

Como o evangelho transforma! Uma tribo remota de Papua, província da Indonésia, matou dois missionários que tentavam alcançá-los com o Evangelho há 55 anos. Hoje, essa mesma tribo recebeu mais de 2.500 Bíblias em seu próprio idioma.

Os membros da tribo Yali caminharam um dia inteiro para chegar a uma pista de pouso em Oakbisik, nas montanhas de Papua, para receber a remessa de Bíblias da Associação de Aviação Missionária (MAF, na sigla em inglês).

Foi em 1965 que os pilotos da MAF localizaram o povo Yali pela primeira vez na região do Vale Seng, em Papua, após realizar vôos de pesquisa no território que era chamado de Nova Guiné Holandesa. Na época, os Yali eram marcados pela violência, com uma cultura formada pela prática de guerra na selva, bruxaria e canibalismo.

Três anos após terem encontrado a tribo, os pilotos do MAF, os missionários Phil Masters e Stan Dale, haviam feito planos para começar uma igreja no Vale Seng e compartilhar o Evangelho com os nativos.

Mas estavam a procura de um lugar para construir uma pista de pouso, rumores se espalharam nas aldeias de que havia dois homens brancos, de aparência estranha, trazendo uma nova mensagem. Os homens Yali ficaram esperando pelos missionários perto de uma trilha na selva e os emboscaram, lançando flechas contra eles.

Os dois missionários se mantiveram firmes, arrancando as flechas de seus corpos e partindo-as em dois na frente dos nativos. No entanto, eles não resistiram após serem disparados por cerca de 200 flechas.

Transformação

Quando a família de um dos missionários foi em busca deles três meses depois, seu avião caiu tragicamente no Vale Seng, matando todos a bordo, exceto seu filho mais novo, Paul Newman, que conseguiu escapar dos destroços em chamas e encontrar abrigo na cabana de um homem Yali, que não concordou com o assassinato dos missionários.

Quando o Yali descobriu que Paul havia sobrevivido, eles interpretaram isso como um sinal e convidaram os missionários para sua aldeia em Holuwan. Cinco anos depois, 35 novos cristãos foram batizados lá e uma igreja nasceu. Hoje, a MAF continua servindo o povo de Papua, voando com 8 aviões para 160 locais remotos e apoiando igrejas rurais, e projetos de tradução da Bíblia.

Bíblias

A remessa de agosto trouxe 1.160 Bíblias e 1.400 livros com histórias infantis da Bíblia traduzidas para a língua Yali. Os exemplares foram distribuídos para as aldeias de Dekai, Oakbisik e Holuwan.

“Quando os pilotos da MAF perguntaram aos Yali se poderiam retirar uma Bíblia e abri-la para uma foto em Holuwan, os moradores escolheram o Salmo 119:105: ‘A tua palavra é lâmpada que ilumina os meus passos e luz que clareia o meu caminho’”, disse Linda Ringenberg, cujo marido, Dave, co-pilotou a aeronave Cessna 208B, que carregou as Bíblias.

“Agora, em vez de esperar pela guerra, a igreja Yali tem esperado por mais Bíblias em seu idioma. Porque Deus, em Seu amor que tudo alcança, trabalhou através de um assassinato, um acidente de avião, missionários fiéis, tradutores e organizações como a MAF”, continuou Linda. “As tribos Yali não andam mais no caminho das trevas. Seu caminho é iluminado pela Palavra de Deus”.

*Com informações de Christian Today 

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Bruna Karla e Eli Soares: “Você é precioso”

Canção é um lançamento da Bruna Karla e já está em todas as plataformas

Pastores reagem à decisão que barra cultos em SP

Projeto, que torna atividade religiosa como serviço essencial em SP vetado pelo governador João Dória volta para o Legislativo estadual e os deputados podem derrubar o veto. Entenda!

O escolhido: as crianças escolhem seus padrinhos

Organização cristã, Visão Mundial lançou um programa onde crianças escolhem padrinhos e madrinhas. A intenção é tirar as pessoas da pobreza. Saiba mais!

Netanyahu vira estrela de campanha de vacinação

O primeiro-ministro Benjamin Netanyahu convoca a população israelense para se vacinar e para combater as fake news antivacina. Saiba mais!

Natthália Gonçalves e sua admiração pelas histórias bíblicas

A atriz mirim, Natthália Gonçalves interpreta a personagem Chaya, na novela Gênesis, que é exibida pela TV Record

Espere o melhor e se prepare para o pior

Tanto na vida quanto no esporte existem muitas variáveis que não dominamos e que podem mudar o ritmo ou curso da nossa história, caso...

Comunhão Digital

- Publicidade -

Fique Por Dentro

Voluntariado no exterior para jovens universitários; Saiba mais!

Organização IYF abre inscrições de voluntariado no exterior para jovens universitários A Organização International Youth Fellowship- IYF(comunhão internacional de jovens), é uma organização com base...

Franklin Graham no Brasil para o “Esperança Rio 2021”

Lançamento do "Esperança Rio 2021" será em Maio e em dezembro a ação evangelística, que terá participação do evangelista Franklin Graham. Saiba mais!

Deive Leonardo ministra em São Paulo fim de semana

O evangelista Deive Leonardo retorna com suas apresentações na capital Paulista nesta sexta-feira, 19 e neste sábado, em Barueri (SP). Saiba mais!

Começou a 23ª edição da Consciência Cristã; Saiba mais!

Consciência Cristã inicia hoje e reúne evangélicos para debater educação, fé, ciência e justiça social. Saiba mais!
- Publicidade -

Plugue-se

Natthália Gonçalves e sua admiração pelas histórias bíblicas

A atriz mirim, Natthália Gonçalves interpreta a personagem Chaya, na novela Gênesis, que é exibida pela TV Record

Deive Leonardo grava primeira série do ano em Florianópolis

Com o tema "Alvorecer", a primeira série gravada de Deive Leonardo promete levar a esperança de um recomeço e de um novo dia. Evento acontece no próximo sábado, 27. Saiba mais!

Cantora Amanda Wanessa sai da UTI

Pelas redes sociais, o marido da cantora, Dobson Santos contou que Amanda Wanessa foi transferida para o quarto: “o milagre está cada vez mais perto”, declarou. Saiba mais!

Deive Leonardo vai se apresentar em Brasília e Goiânia

O evangelista se apresenta na próxima terça-feira, 16, em Brasília e em Goiânia, prometendo trazer importantes reflexões para o público. Saiba mais!