30.7 C
Vitória
sexta-feira, 4 dezembro 2020

O impacto do evangelho em uma tribo da Indonésia

Leia também

IPC-C1 (baixa renda) acelera a 0,95% em novembro, diz FGV

IPC-C1 ficou ligeiramente acima da variação da inflação média apurada entre as famílias com renda mensal entre 1 e 33 salários mínimos

Gilmar, Toffoli, Alexandre e Lewandowski voltam para reeleição

Para Gilmar Mendes a regra de permitir apenas uma reeleição deve valer apenas a partir de agora, por conta do princípio da "anualidade"

Neoenergia vence disputa em leilão pela CEB-D

O grupo italiano era visto por especialistas no setor elétrico como grande favorito, tendo em vista o maior potencial de sinergias

55 anos depois de matar dois missionários, a tribo de Papua, na Indonésia, recebeu 2.500 Bíblias, completamente impactada com o evangelho

Como o evangelho transforma! Uma tribo remota de Papua, província da Indonésia, matou dois missionários que tentavam alcançá-los com o Evangelho há 55 anos. Hoje, essa mesma tribo recebeu mais de 2.500 Bíblias em seu próprio idioma.

Os membros da tribo Yali caminharam um dia inteiro para chegar a uma pista de pouso em Oakbisik, nas montanhas de Papua, para receber a remessa de Bíblias da Associação de Aviação Missionária (MAF, na sigla em inglês).

Foi em 1965 que os pilotos da MAF localizaram o povo Yali pela primeira vez na região do Vale Seng, em Papua, após realizar vôos de pesquisa no território que era chamado de Nova Guiné Holandesa. Na época, os Yali eram marcados pela violência, com uma cultura formada pela prática de guerra na selva, bruxaria e canibalismo.

Três anos após terem encontrado a tribo, os pilotos do MAF, os missionários Phil Masters e Stan Dale, haviam feito planos para começar uma igreja no Vale Seng e compartilhar o Evangelho com os nativos.

Mas estavam a procura de um lugar para construir uma pista de pouso, rumores se espalharam nas aldeias de que havia dois homens brancos, de aparência estranha, trazendo uma nova mensagem. Os homens Yali ficaram esperando pelos missionários perto de uma trilha na selva e os emboscaram, lançando flechas contra eles.

Os dois missionários se mantiveram firmes, arrancando as flechas de seus corpos e partindo-as em dois na frente dos nativos. No entanto, eles não resistiram após serem disparados por cerca de 200 flechas.

Transformação

Quando a família de um dos missionários foi em busca deles três meses depois, seu avião caiu tragicamente no Vale Seng, matando todos a bordo, exceto seu filho mais novo, Paul Newman, que conseguiu escapar dos destroços em chamas e encontrar abrigo na cabana de um homem Yali, que não concordou com o assassinato dos missionários.

Quando o Yali descobriu que Paul havia sobrevivido, eles interpretaram isso como um sinal e convidaram os missionários para sua aldeia em Holuwan. Cinco anos depois, 35 novos cristãos foram batizados lá e uma igreja nasceu. Hoje, a MAF continua servindo o povo de Papua, voando com 8 aviões para 160 locais remotos e apoiando igrejas rurais, e projetos de tradução da Bíblia.

Bíblias

A remessa de agosto trouxe 1.160 Bíblias e 1.400 livros com histórias infantis da Bíblia traduzidas para a língua Yali. Os exemplares foram distribuídos para as aldeias de Dekai, Oakbisik e Holuwan.

“Quando os pilotos da MAF perguntaram aos Yali se poderiam retirar uma Bíblia e abri-la para uma foto em Holuwan, os moradores escolheram o Salmo 119:105: ‘A tua palavra é lâmpada que ilumina os meus passos e luz que clareia o meu caminho’”, disse Linda Ringenberg, cujo marido, Dave, co-pilotou a aeronave Cessna 208B, que carregou as Bíblias.

“Agora, em vez de esperar pela guerra, a igreja Yali tem esperado por mais Bíblias em seu idioma. Porque Deus, em Seu amor que tudo alcança, trabalhou através de um assassinato, um acidente de avião, missionários fiéis, tradutores e organizações como a MAF”, continuou Linda. “As tribos Yali não andam mais no caminho das trevas. Seu caminho é iluminado pela Palavra de Deus”.

*Com informações de Christian Today 

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Mirna Borges: Finanças, planejamento e controle

Uma das principais influenciadoras de finanças no Brasil, Mirna Borges, dá dicas de como sair do vermelho, acertar as contas e ter uma vida mais próspera com o dinheiro, através de princípios bíblicos. Confira!

Rodolfo Abrantes canta “Temos Tempo”

Além de um clipe no Youtube, canção, que tem autoria de Rodolfo Abrantes, está disponível em todas as plataformas de música

Fé contra a covid-19

Em Cariacica (ES), a vida de um pastor, que está na batalha contra a covid-19 há 22 dias, estimulou um grupo de evangélicos a orar em frente ao hospital. Saiba mais!

Anderson Freire e Elaine Martins em Humilde Rei

Foi a primeira vez que os cantores gravaram juntos

Wilson Witzel é batizado em igreja evangélica

O batismo ocorreu um dia antes de Witzel protocolar sua defesa no tribunal misto, que julga o processo de impeachment dele. Saiba mais!

Da Cracolândia para missões

Conhecida como a ex-bruxa da Cracolândia, Silvia Regina escreve mais um capítulo de sua história ao receber o diploma de missões. Saiba mais!

Comunhão Digital

- Publicidade -

Fique Por Dentro

Conferência Paixão pela Juventude 2020

Realizado pela Juventude Batista Brasileira, evento será online e acontece em duas datas. A primeira será neste sábado, 28, e a segunda, dia 5 de dezembro. Saiba mais!

Miniconferência on-line: “Fé e Ciência para Corpos e Mentes”

Cientistas cristãos brasileiros respondem questões de fé e ciência para corpos e mentes. Tema será abordado na mini Conferência online. Saiba mais!

Seminário de ciências bíblicas em edição virtual; começa hoje

Realizado há 20 anos pela Sociedade Bíblica do Brasil, evento incentiva o estudo e capacita líderes sobre o uso da Bíblia.

Grandes artistas do Brasil no “BH profetiza”

Realizado pela cantora Camila Campos, O BH profetiza vai reunir diversos cantores, entre eles Weslei Santos, Gai Sampaio, pastora Helena Tannure e outros. Evento será transmitido ao vivo, nesta terça-feira, 17 
- Publicidade -

Plugue-se

Novo álbum musical do Missionário R. R. Soares

O álbum "Em O nome de Jesus", com 12  músicas inéditas, foi lançado depois de cinco anos. Primeiro single do projeto está disponível em todas as plataformas e Youtube

Wilson Witzel é batizado em igreja evangélica

O batismo ocorreu um dia antes de Witzel protocolar sua defesa no tribunal misto, que julga o processo de impeachment dele. Saiba mais!

3 palavrinhas é indicado ao premio Gerando Salvação

Na categoria “Projeto Infantil”, o 3 palavrinhas, que é considerado o maior canal infantil gospel do mundo, concorre ao lado de Aline Barros e outras estrelas do segmento. Saiba mais!

Saiba mais sobre o cristianismo em alguns livros

No Dia do Evangélico Comunhão selecionou 10 livros para estudar e conhecer mais sobre o cristianismo. Saiba mais!